Louis Claude de Saint Martin
O NOVO HOMEM



1

A verdade não exige mais do que fazer aliança com o homem; mas ela quer que seja com o homem puro, sem nenhuma mistura com qualquer coisa que não seja fixo e eterno como ela.

Quer que esse homem se purifique e se regenere continuamente e por inteiro, na fonte do fogo e na sede da unidade; quer que a terra absorva os pecados dele todos os dias, isto é, que absorva toda a sua matéria, porque este é o seu verdadeiro pecado; quer que tenha o corpo sempre pronto para a morte e os sacrifícios, a alma pronta para o exercício de todas as virtudes, o espírito pronto para entender todas as luzes e fazê-las frutificar para a glória da fonte de onde provêm; quer que se considere em todo o seu ser como um exército sempre em prontidão, prestes a marchar ao primeiro sinal; quer que tenha uma resolução e uma constância que nada possa alterar, e estando avisado de que continuando encontrará apenas sofrimento, porque o mal vai se oferecer a cada passo, que essa perspectiva não o detenha em sua marcha, e que dirija sua visão exclusivamente, para o marco que o espera ao fim do percurso.

Se ela o encontra nessa disposição, aí estarão as promessas que lhe faz e os favores que lhe destina. Porque tão logo o interior do homem se lhe abre, ela é inundada por uma carga de alegria, não somente como a mãe mais terna por um Filho que não vê há muito tempo, mas como o mais augusto gênio à vista da mais sublime produção que, inicialmente, lhe parecia bisonha, estranha a seu espírito e, por assim dizer, apagada de sua memória, mas que, em seguida, lhe faz unir o amor mais vivo a essa profunda admiração, quando esse excelso gênio chega a reconhecer que essa sublime produção é um trabalho seu.

Mal a verdade vê nascer o desejo e a vontade no coração do homem, precipita-se com todos os ardores da sua Vida Divina e do seu amor. As vezes, não pede a ele mais que a privação de tudo o que é insignificante, e para esse sacrifício negativo, ela o suprirá de realidades. A primeira realidade é dar-lhe sinais de advertência e de preservação, a fim de que não tenha como Caim, razão para temer e dizer: quem me achar, me matará. Em seguida, põe sobre ele os sinais do terror, para que sua presença provoque medo e faça seus inimigos fugirem; finalmente ela o ornamenta com os sinais da glória, a fim de que possa fazer brilhar a majestade do seu mestre e receber por todos os lados as honoráveis recompensas que são devidas a um servidor fiel.

É assim que ela tratará aqueles que tiverem confiança na natureza de seu ser; que não deixarem escapar a mínima centelha; que forem considerados como uma idéia fundamental ou um texto do qual a nossa vida inteira deveria ser apenas o desenvolvimento e o comentário de maneira que todos os nossos momentos serviram para explicá-lo e torná-lo mais claro, e não para obscurecê-lo, apagá-lo e lançá-lo no esquecimento, como ocorre quase sempre para a nossa infeliz posteridade.

Para nos curar, a verdade possui um medicamento real, que sentimos fisicamente quando ela julga oportuno administrá-lo a nós. Esse medicamento é composto de dois ingredientes, de acordo com nossa enfermidade, que é uma mistura do bem com o mal e que apanhamos de quem não sabe se preservar do desejo de conhecer essa ciência fatal. É um medicamento amargo, mas é o seu amargor que nos cura, porque essa parte amarga, a justiça une-se ao que há de viciado em nosso ser para lhe trazer a retificação; então, o que há de sadio e vivo em nós, se une, por sua vez, ao que há de doce no medicamento, e obtemos saúde.

Enquanto essa operação medicinal não se realiza em nós, é inútil considerar-nos sadios e bem; não estamos sequer em condições de usar alimentos salutares e puros, porque nossas faculdades ainda não estão abertas para recebê-los. Dessa forma, não é suficiente para nosso restabelecimento, abster-nos de alimentos malsãos e corrompidos; é necessário que consumamos esse medicamento amargo que os ministros espirituais da sabedoria introduziu em nós, produzindo aí uma sensação dolorosa que poderíamos chamar de febre da penitência, mas que termina com a doce sensação da vida e da regeneração.

As pessoas que se encontram na via da regeneração, recebem e sentem esse medicamento todas as vezes que o inimigo as tocam, para viciar qualquer coisa em seu ser.

Os outros nem o recebem, nem o sentem, porque se encontram num contínuo estado de transtorno e enfermidade que não permite ao medicamento aproximar-se deles.

Mas esse medicamento é tão necessário ao nosso restabelecimento, que aqueles que não o receberam não podem comer de forma proveitosa o "pão da vida" e não se tornam "ouro puro". Enfim, ele deve moldar e trabalhar nossa alma sem descanso, sem interrupção, como o tempo trabalha constantemente todos os corpos da natureza para reconduzi-los à pureza, à simplicidade e à atividade viva dos seus princípios constitutivos. É desse modo que se abre em nós uma fonte ativa, que é alimentada e mantida pela própria vida; e é por esse meio que atingimos uma natureza de alegrias que não cessam e que estabelecem em nós antecipadamente e para sempre, o reino eterno daquele que é.

É fácil constatar que esse medicamento não deve ser confundido com as atribulações terrenas, com as doenças do corpo, com as injustiças que podemos receber de nossos semelhantes e que mantêm nossa alma na angústia. Todas essas coisas são para punir a alma ou submetê-la à provação, mas não lhe dão mais que uma sabedoria temporária; ou por outra, só podemos receber a Vida Divina por preparações de mesma ordem; e o medicamento do qual falamos é essa preparação exclusiva. Feliz é aquele que perseverar até o fim, desejando-o e aproveitando-o todas as vezes que tiver a felicidade de experimentá-lo! Constatará desse modo que o homem pode ter grandes coisas a dizer, não necessariamente ditas por ele, e que ele deve esperar que o façam dizer ou escrever.

Pois o orvalho que Deus faz descer no homem é todo composto de ações totalmente vivas, totalmente formadas, totalmente completas, como guerreiros armados dos pés à cabeça, ou como médicos poderosos, portando nas mãos a ambrosia, ou como anjos celestes todos brilhantes tanto no interior como no exterior, luzes puras e santas da vida; e o homem destinado as ser o objeto e o receptáculo de tantos benefícios percebe pela inteligência, no meio desse orvalho sagrado, a mão suprema de Deus resplandecente de glória, que quer tomá-lo como o termo dessa incomparável magnanimidade. Tanto isso é verdadeiro que a palavra divina não pode vir a nós sem criar, ao mesmo tempo, todo um mundo.

Meu Deus, bem sei que sois a vida, e que não sou digno de que vos aproximeis de mim, que não sou senão desonra, miséria e iniqüidade. Sei bem que tendes uma palavra viva, mas que as trevas espessas da minha matéria impedem que os ouvidos de minha alma a ouça. Contudo, fazei entrar em mim em abundância essa palavra, para que seu peso possa contrabalançar a quantidade de vazio no qual está absorvido todo o meu ser, e que no dia do seu julgamento universal, o peso e a abundância de vossa palavra, possam me resgatar do abismo e me elevar até vossa santa morada; colocai nas diversas regiões e faculdades que me compõem, numerosos trabalhadores hábeis e vigilantes que desobstruam os canais de todas as suas imundícies e quebrem até mesmo as rochas que se opõem à circulação das águas; então a vida de vossas fontes puras e ativas em mim encherá meus rios até a borda; então criareis um mundo de espíritos em meu pensamento, um mundo de virtudes em meu coração e um mundo de poderes em minha ação, e será o todo - poderoso, o santificador universal, que sustentará, ele mesmo, todos os mundos em mim, nutrindo-os continuamente com suas próprias bênçãos.

2

Um segredo ao mesmo tempo imenso e terrível foi comunicado no homem de vontade, n.º 146, pag. 217. Esse segredo é que o coração do homem é a única passagem por onde a serpente venenosa eleva sua cabeça ambiciosa, e por onde seus olhos gozam de alguma luz elementar, porque sua prisão está bem abaixo da nossa.

Aqui ousamos comunicar um outro segredo não menos profundo, porém mais consolador, mais encorajador, e que serve para nos ensinar a respeitar uns aos outros, tanto no que diz respeito a santidade de nossa origem como ao caráter sublime da obra que devemos e podemos realizar sobre a terra.

Heis o segredo:
O amigo fiel que nos acompanha aqui embaixo, em nossa miséria, está como aprisionado conosco na região elementar, e embora goze sua vida espiritual, não pode gozar sua Luz Divina, as alegrias divinas, a Vida Divina a não ser pelo coração desse mesmo homem que foi escolhido como o intermediário universal do bem e do mal. Esperamos desse amigo fiel todas as seguranças, todas as proteções, todos os conselhos que nos são necessários em nossas trevas, e todas as virtudes para suportarmos a lei de nossa provação, que ele não tem o direito de mudar o mínimo sequer; mas ele espera de nós, em recompensa, que, pelo Fogo Divino, do qual deveríamos estar inflamados, o façamos experimentar o calor e os efeitos desse sol interno do qual se mantém afastado pela caridade pura e viva que o anima em favor de humanidade infeliz.

É por isso que Jesus Cristo diz, em Mateus, 18,10: Não desprezeis um só destes pequeninos, pois vos declaro que os seus anjos nos céus vêem incessantemente a face de meu Pai, que está nos céus. Eles vêem a face de Deus porque as crianças que os acompanham têm o coração puro, e é o coração puro dessas crianças que serve de órgão a esses anjos, uma vez que não estão no céu, onde está o Pai. Mas, reciprocamente, o coração do homem só é puro quando fiel à voz de seu anjo; isto é, em outras palavras, quando o homem volta a ser criança, de maneira que seu anjo tenha a liberdade de ver a face de Deus.

Também há grande significado nas palavras de Jesus Cristo, no mesmo capítulo, versículo 3: "Se vos não tornardes como meninos, não entrareis no reino dos céus". O anjo é a sabedoria, o coração do homem é o amor; o anjo é o recipiente da Luz Divina, o coração do homem é a sua voz e o modificador. Não podem ser trocados nem unidos, a não ser pelo nome do senhor, que é ao mesmo tempo o amor e a sabedoria que os liga na sua unidade. Nenhum casamento é comparável à esse; e nenhum adultério é comparável ao que altera um tal casamento; também é dito em Mateus, 19,6: "Não separe o homem o que Deus uniu".

Pode-se também encontrar esta grande verdade no sentido desta passagem; "Amar o teu próximo, como a ti mesmo, e o de outra passagem que nos ensina que aquele que se fizer menor será o maior. Tudo é vivo nessa tríplice aliança, tudo é espírito, tudo é Deus, tudo é a palavra: como o inimigo poderia acercar-se dela? Ó homem! se tu percebes o menor raio dessa alta luz, não perca um momento para cumprir todas as leis que ela te impõe, e para te tornares tão vivo, tão ativo, e tão puro como as duas correspondências entre as quais estás colocado; esse será o meio de apressar tua regeneração e de preparar adiantadamente um lugar de repouso, para o tempo vindouro. Tu és a lâmpada, o espírito é o ar, o calor e o fogo da Luz Divina estão contidos no óleo; o ar sopra sobre ti para te colocar em atividade e para que lhe transmita o calor doce e vivificante, e a santa claridade desse óleo, que deve necessariamente passar por ti para alcançá-la.

Nessa operação, o homem se torna uma verdadeira luz no meio das trevas. Ele se torna essa verdadeira luz pelo simples fato de manifestar o princípio vivo de querer procurá-la e fazê-la passar pelo seu coração. Assim o homem pode regozijar-se muito, mas não pode glorificar-se enfim, o anjo está repleto de consolações e alegrias; e por meio das alegrias divinas que lhe proporcionamos, ele se liga e se aperfeiçoa mais a nós, tanto pela sua caridade natural e viva como pela necessidade de aumentar sua própria felicidade. Por seu lado, a Divindade procura manifestar-se cada vez mais no coração dos homens para difundir sua glória, sua vida e seu poder, e tornar repleto dela o anjo que a deseja tão ardentemente.

Então há algo da sublimidade de nossa sorte que nos destina a ser o meio de comunicação entre a Divindade com o espírito? E a partir de agora podemos nos permitir um momento de descanso no meio de uma tarefa tão santa, visto que cada momento, que perdemos retarda o cumprimento desse ternário ativo que representa espiritualmente e em caracteres distintos, o ternário eterno? Enfim, visto que cada momento perdido nos torna culpados perante Deus, naquilo que fazemos para faltar aos seus desígnios; perante o espírito, na medida em que o deixamos sem nutrição; e perante nós, já que, independentemente do agravo que cometemos ao não cumprir nossa lei, destruímos a nós mesmos ao nos privar da dupla subsistência que nos é destinada nessa santa função; a saber, a subsistência divina e a subsistência espiritual, que não podem passar por nós sem nos vivificar de uma maneira secreta e oculta?

Porque quando a Vida Divina passa por nós, atrai o espírito, e quando o espírito vem até nós, atrai a Vida Divina; Deus se espiritualiza e o espírito se diviniza, e nosso ser recebe essa alimentação, preparada pela sabedoria, que dispõe todas as suas ações para o bem dos seres; se viessem sozinhos a Divindade nos consumiria, e o espírito não nos nutriria suficientemente, pois embora não sejamos Deus, somos mais do que o espírito.

Essa lei que nos é traçada para operar nossa regeneração, indica claramente qual lei deveria acompanhar nosso destino primitivo, pois deveria ser ainda mais desenvolvida, sem contudo, mudar sua natureza, porque uma lei não muda, ainda que se restrinja ou se retire quando os seres se tornam absolutamente indignos de que continue atuando sobre eles; assim, se hoje devemos chegar o domínio até nosso anjo, outrora, tivemos o privilégio de levar o mesmo serviço a um maior que nosso anjo particular.
Enfim, se hoje podemos fazer passar por nós alguns raios do sol divino, é porque, por nossa natureza original, temos o poder de fazer passar por nós a Divindade por inteiro, e, por conseqüência, só podemos nos considerar regenerados quando tivermos atingido esse objetivo grandioso, que é o termo final de nosso ser; isso porque, como dissemos, uma lei não pode ser mudada, e para obter nossa regeneração, é necessário que toda a Divindade penetre nosso ser, como teria feito primitivamente, se tivéssemos seguido seus desígnios. Homem, fica sabendo como estás longe de teu fim, e vê se essa perspectiva te pode deixar crer que deves esmorecer na inação.

Gostaríamos de não ter a necessidade de sustentar todos esses grandes princípios através de demonstrações racionais da natureza espiritual do homem e da divindade de sua origem, sendo que essas provas estão em outros escritos; mas se as tivéssemos absorvido com bastante cuidado para eliminar todas as dúvidas, seria inútil querer nos seguir neste momento. Acreditamos, então que devemos nos deter um pouco nesses elementos, que são como as três pequenas preliminares dos conhecimentos reservados a nós; isso porque, temos que expor verdades de um outro tipo.

3

Quando dissemos, anteriormente, que o homem era uma espécie de texto do qual toda a nossa vida deveria ser o desenvolvimento e o comentário, não fizemos mais do que apresentar, em outras palavras, a posição seguinte: "a alma do homem é um pensamento do Deus dos seres".

Seja qual for a idéia que o leitor tenha formado até aqui acerca da natureza do homem, não se deve persuadir de que essa alma é perecível, pois como o pensamento de Deus poderia perecer?

O materialista, o próprio se ele existisse, não poderia enfraquecer esse princípio, pois mesmo concordando com o que sustenta, ou seja, que tudo é matéria, continuaria sendo verdade que somos imperecíveis como essa matéria que querem fazer eterna e imortal, em suma como essa matéria que querem fazer Deus, e da qual seríamos sempre uma necessária modificação; porque isso que é eterno não pode fazer modificações que sejam passageiras.

Então só restaria observar atentamente se é verdade que há em nós mais de uma única substância; isto é, se em nós tudo é espírito, se em nós tudo é matéria, ou se em nós existe matéria e espírito.

Ou aqueles que não sentiram sua verdadeira natureza pediria que se cuidassem para estar protegidos de enganos. Haja visto que dentro do que chamam de homem, moral, política, dentro do que chamam ciência, enfim, dentro do que se poderia chamar de caos e campo de batalha de suas diversas doutrinas, poderiam encontrar ações duplas e opostas, tantas, forças que se combatem e se destruem, tantos agentes claramente ativos, e tantos outros claramente passivos, e isso sem procurar fora do próprio indivíduo, que sem poder talvez ainda dizer o que nos compõe, conviriam que, certamente, em nada se parece conosco, e que não existimos senão em uma perpétua diferença, em relação a nós próprios, ou a tudo o que nos cerca, e em relação a tudo o que podemos considerar e alcançar. Em conseqüência, bastaria debruçar com certo cuidado sobre essas diferenças para perceber-lhes o verdadeiro caráter, e para classificar o homem dentro da sua verdadeira categoria, comparando-o a uma linha reta ao lado da qual se pode descrever e, com efeito, diariamente se descreve uma infinidade de curvas, mas da qual a retidão exclusiva não poderia ser confundida a não ser por uma grossa cegueira, com essas curvas que jamais se pareceriam com ela; ou, caso prefira comparando-o à duração "indeterminável" que conserva silenciosamente sua imperturbável existência no meio de todas as revoluções dos seres.
Isso é suficiente para mostrar que não precisamos nos deter por mais tempo em objeções secundárias, com as quais os homens inferiores se cegam mutuamente todos os dias; temos um objetivo mais vasto a cumprir do que nos ocupar com obscuridades voluntárias oriundas apenas da desatenção frívola do mundo; nosso objetivo é ocuparnos com obscuridades naturais que pertencem essencialmente ao estado terreno do espírito do homem, porém mais ainda, ocuparnos com claridades e luzes que pertencem a sua indestrutível essência; isso porque há muitos graus nas necessidades do homem, e seria suficiente para ele refletir sobre qual de seus males pode ser curado por ele mesmo, seja observando com toda a sua atenção, seja usando os recursos que lhe facultam. Repitamos, então sem inquietude, a asserção de que "a alma do homem é um pensamento do Deus dos seres".

Dessa sublime verdade, resulta uma verdade, resulta uma verdade que não é menos sublime, a saber, que não estamos fazendo a nossa obrigação, se não pensamos em nós próprios, pois, para realizar o espírito de nossa verdadeira natureza, devemos pensar apenas em Deus, sem o que não podemos dizer que somos o pensamento do Deus dos seres, mas nós declaramos ser o fruto de nosso pensamento; mostrando-nos como se nós mesmos fossemos nossa única fonte e como se tivéssemos sido nosso próprio princípio, de maneira que, desfigurando nossa natureza, aniquilamos a única da qual nós a obtemos: cega impiedade que pode nos abrir o caminho por onde seguem todas as prevaricações.

Dessa sublime verdade, de que o homem é um pensamento do Deus dos seres, resulta uma vasta luz sobre nossa lei e nosso destino, a saber, que a causa final de nossa existência não pode ser centrada em nós; mas que deve ser relativa à fonte que nos engendra como pensamento, que nos desprende dela para operarmos exteriormente o que a sua natureza indivisível não lhe permite operar ela mesma; mas aquilo do qual ela deve ser, contudo, o termo e o fim, como nós somos neste mundo o termo e o fim dos pensamentos que criamos, e que não passam de órgãos e instrumentos que empregamos para cooperar com o cumprimento de nossos planos, dos quais nosso "nós" é perpetuamente o objetivo; é por isso que esse pensamento do Deus dos seres, esse "nós" deve ser a via por onde deve passar a Divindade por inteiro, da mesma forma que nos introduzimos diariamente por inteiro em nossos pensamentos, para fazê-los alcançar o objetivo e o fim dos quais são a expressão, e para que o que é vazio de nós, torne-se pleno de nós; porque isso é o voto secreto e geral do homem e, por conseqüência, da Divindade da qual o homem é a imagem.

Essa operação se realiza pelas leis da multiplicação espiritual da parte da Divindade do homem, quando ele lhe abriu sua vida integral. E então a Divindade desenvolve em nós todos os produtos espirituais e divinos relativos a seus planos, assim como vemos que para o que é relativo aos nossos, nós levamos constantemente nossas forças e nossos poderes em nosso pensamento, já produzido, para que possam chegar ao seu perfeito cumprimento; mas com a diferença de que os planos nos ligam à unidade mesma, abrindo-nos fontes inesgotáveis quando querem nos associar a eles; e como são vivos por eles mesmos, operam em nós uma série de atos vivos que são como multiplicações das luzes, multiplicações de virtudes, multiplicações de alegrias que vão sempre crescendo; é mais do que uma chuva de ouro que cai sobre nós, é mais do que uma chuva de fogo, é uma chuva de espíritos, de todos os tipos e qualidades; isso porque, é uma verdade já conhecida, que Deus não pensa sem criar sua imagem; ou, não há senão um espírito que possa ser a imagem de Deus; é por esse meio, digo eu, que recebemos em nós multiplicações de santificação, multiplicações de ordenação, multiplicações de consagração, as quais podemos difundir ativamente sobre os objetos que estão fora de nós e as pessoas que nos cercam.

Um dos sinais de nosso avanço nesse terreno é quando experimentamos sensivelmente que as coisas deste mundo não existem e podemos compará-las fisicamente com as coisas que existem; então uma única sensação da vida nos instrui mais do que todos os documentos, e derruba, como que por um poder mágico, toda a falsa filosofia estabelecida; porque essa comparação, quando temos a felicidade de poder fazê-la, nos ensina qual é a diferença entre o pensamento vivo de Deus dos seres e essa reunião confusa e tenebrosa de todas as substâncias mistas, inconstantes e silenciosas que compõem o domínio a que estamos ligados pelas leis naturais de nosso corpo. Essa é uma operação indispensável para se colocar entre os catecúmenos e para se pisar o primeiro degrau da linha sacerdotal.

Meu amigo, vamos juntos erguer os altares do Senhor; vai antes preparar tudo o que nos será necessário para celebrar dignamente os louvores de sua glória e de sua majestade; serve de voz às minhas ações para anunciar ao povo, como devo servir à Divindade para anunciar a todas as famílias espirituais os movimentos da graça e as vibrações da luz. E tu, Deus de minha vida, se te apraz não me escolhas como teu pastor, que tua vontade seja feita! Todas as minhas faculdades estão contigo. Eu me prostrarei em minha indignidade recebendo o nome do teu pastor e do teu profeta. Ajuda-me, somente, a não tornar as tuas graças sem efeito e poder, e a quebrar em mim todos os escolhos que as minhas iniquidades e fraquezas semearam antes da minha escolha.

Não ousaria jamais pedir que tua mão repousasse sobre mim; mas se por tua pura magnanimidade houveres por bem fazer repousar tua mão sobre mim, não teria a menor dúvida de que realizas dentro do meu ser tudo o que lhe falta para ser útil a teus desígnios, e não tenho outra coisa a fazer, neste momento, que oferecer o devotamento de minha felicidade a teu serviço, e uma submissão universal a todas as condições que quiseres colocar na nossa aliança.

4

O homem que, na condição de Pensamento do Deus dos seres, se observou ao ponto de ter abandonado as suas próprias faculdades em favor da direção e da fonte de todos os pensamentos, não tem incertezas na sua conduta espiritual, mesmo que não esteja seguro da sua conduta temporal. Se a fraqueza ainda se introduz nas situações estranhas ao seu verdadeiro objetivo; no que concerne ao seu verdadeiro objetivo, ele deve esperar os recursos mais eficazes, pois procurando persegui-lo e alcançá-lo, é a própria vontade de Deus, que o pressiona e o convida a se conduzir com ardor.

Mas de onde vem essa maneira de ser tão proveitosa e tão salutar? É que se chega a ser regenerado no seu pensamento, ele estará em breve em sua palavra, que é como a carne e o sangue de seu pensamento, e quando é regenerado nessa palavra, ele o estará em breve na ação, que é a carne e o sangue da palavra. Não somente o espírito penetra nele, circula em todas as suas veias, e se reveste dele para dar movimento a todos os seus membros, como fazemos se moverem de acordo com nossa vontade as vestes com que nos cobrimos mas tudo nele se transforma em substâncias espirituais e angélicas, para levá-lo sobre suas asas a todos os lugares de onde lhe chama o dever; é assim que o juiz soberano virá um dia no meio dos seus santos e cercado de milhões de anjos, para restabelecer o reino da verdade em todas as regiões que lhe forem suscetíveis.

É então que o homem julga ser, em espírito e em verdade, o pastor do Senhor; é então que recebeu a vivificante ordenação, podendo transmitir essa ordenação a todos os que se consagram ao serviço de Deus, isto é, ligar e desligar, purificar, absolver, mergulhar o inimigo nas trevas, e fazer reviver a luz nas almas; porque a palavra "ordenação" vem da palavra "ordinare", ordenar, que quer dizer colocar cada coisa em sua classe e em seu lugar; e essa é a propriedade do verbo eterno, que produz continuamente tudo de acordo com o peso, o número e a medida. Tal é, enfim, o zelo da palavra por essa obra sublime, que ela mesma se transformaria em homem para vir nos ordenar e consagrar, se não houvesse homens que pudessem nos por as mãos por cima; porque ela sabe que é necessário, neste mundo, que os órgãos da verdade sejam corporizados humanamente para nos serem úteis.
Não se trata, então, de um simples efeito místico, ou uma simples operação metafísica, que se passa em nós quando o verbo divino nos regenera, e ele nos chamar pelo nome, para nos fazer sair de nossa tumba, é uma ação viva, da qual todo o nosso ser espiritual e corporal experimenta fisicamente a sensação, pois que essa palavra é a vida e a atividade; e quando Lázaro saiu de seu féretro seguindo a voz do Senhor, seus membros não experimentaram dessa sensação real tanto quanto experimentamos em nossa regeneração espiritual, pois após ter descido a sepultura, sua alma passiva, sem poder receber a sensação da morte e da frialdade sepulcral, não podia mais fazer a comparação com a sensação da vida que então se introduzia nele parecendo criá-lo pela primeira vez. Nossa alma imortal, por sua vez não desce ao lago da morte espiritual, sem experimentar todo o seu horror; e, por conseqüência, quando recupera a sensação da vida, deve ser com uma sensibilidade inexprimível.

Com efeito, nos deixamos prender vivos e em todas as nossas faculdades pelas cadeias do inimigo. Sentimos que esses grilhões nos esmagam e impedem todos os nossos movimentos; se tivéssemos, então, a coragem de dar um basta a esse inimigo e declarar-lhe que, conforme as intenções da vontade suprema e benfeitora, estamos determinados a romper todos os grilhões dos quais se serve para nos manter cativos, se anunciássemos com firmeza que ele deve ter em mente que seu reino sobre nós vai ser destruído, e que é fácil para nós, pelos recursos divinos que nos cercam, destruir esse reino como se fosse uma haste de palha; enfim, uma vez pronunciado esse basta, se não esquecêssemos de nada para executá-lo e prosseguir com constância nessa indispensável e necessária resolução, não é de se duvidar que logo veríamos tombar aos nossos pés todos esses entraves que nos constrangem tão horrivelmente, e nós os sentiríamos ser substituídos, ao mesmo tempo, por todo o entusiasmo da verdadeira vida, que nos seria tanto mais ativo e delicioso quanto mais nos tivéssemos livrado dos entraves. É essa passagem completa da morte para a vida que a alma do homem pode experimentar fisicamente em todas as suas faculdades quanto, imitando a doce e humilde simplicidade do verbo e da palavra, consegue recuperar a força, o calor e a luz.

Uma palavra a mais poderia talvez nos ajudar em nossa persuasão e aumentar nossa coragem para trabalhar nesse grande empreendimento; assim nós não o ocultamos. O homem é limitado e aprisionado, de todos os lados, pelas leis da sua matéria; precisou, para acorrentá-lo assim, que se reunissem, em uma espécie de unidade, os poderes, as forças e as faculdades que deixava sair de si mesmo e disseminara em todos os domínios para operar a desordem dos seus planos ímpios e mentirosos. O inimigo se apoia ainda sobre os grilhões com os quais prendem o homem, e procura tratar como seu joguete a sua vítima, aquele que fingira outrora tratar como amigo. Mas essa dupla força, reunindo e concentrando, cada vez mais, em uma unidade, os poderes e as faculdades do homem, lhe restitui, mesmo na privação, uma nova imagem dessa unidade que ele deveria ter reproduzido em seus justos desdobramentos. Então, essa harmonia concentrada, recobrando naturalmente uma espécie de relação com a harmonia concentrada, recobrando naturalmente uma espécie de relação com a harmonia superior e livre, atrai imperceptivelmente ela, recebendo todos os recursos aos quais a harmonia superior é suscetível, segundo sua medida restrita.

Então é verdadeiro dizer que nossa libertação começou desde o instante de nossa punição. Também é verdadeiro dizer que o cordeiro tem sido imolado desde o começo do mundo. Também é verdadeiro que a escritura tem razão de nos recomendar as lágrimas e de nos felicitar por nossas atribuições, pois que o medicamento da amargura é o único meio que temos de recuperar o fundamento das nossas relações com nossa unidade harmônica e primitiva. Enfim, é verdadeiro que a escritura tem razão de nos ensinar que aquele que se fizer humilde e pequeno será exaltado.

Ficaríamos menos pasmados diante das sensíveis maravilhas vivas que se passam em nós quando de nossa regeneração, se penetrássemos um pouco mais profundamente no conhecimento e na natureza do homem. Nós o descrevemos como sendo um pensamento do Deus dos seres, e dissemos que quando fosse regenerado no seu pensamento, logo também tornar-se-ia na sua palavra. Portanto, devemos dizer que então ele se torna uma palavra do Deus dos seres, assim como antes era dele um pensamento. E isso nos ensina, por conseqüência, que na origem, o homem era ao mesmo tempo um pensamento e uma palavra dos Deus dos seres, e que deve sê-lo ainda hoje, quando tem a felicidade de ser restabelecido em sua natureza original.

Heis o termo para onde devem tender os nossos esforços, e sem o qual nos deletaríamos em vão, de estarmos adiantados no percurso de retorno ao nosso princípio. Também é isso que restabelecemos no nosso poder soberano, ao colocar nossos inimigos aos nossos pés. Ao mesmo tempo, isso nos ensina que esse foi o nosso poder outrora e que tal é o emprego que deveríamos ter feito dele, pois que, hoje, podemos fazê-lo servir ao mesmo fim, pronunciando fortemente essa palavra interna que constitui o nosso ser e que faz tremer os nossos inimigos. Não cessemos, portanto, de contemplar esse fim sublime e indispensável para o qual devemos tender. Não repousemos, não economizemos nenhum dos nossos esforços até que nos sintamos renascer nessa faculdade viva que é nossa essência e até que por sua forte virtude, tenhamos expulsado de nós "todos os vendilhões que vieram estabelecer a sede dos seu comércio dentro do templo".

Percebemos, mesmo nessa ocupação, uma claridade tão encorajadora para nós quanto é gloriosa para o supremo autor da nossa existência; isso porque sentimos que não podemos ser regenerados a não ser que sejamos transformados em uma palavra do Deus dos seres, é uma prova de que o Deus dos seres é também, por ele mesmo, uma palavra viva e poderosa, pois somos sua imagem; e desde então nossa semelhança com ele se apresenta a nós da maneira mais natural, mais instrutiva, e mais doce, pois a qualquer momento podemos nos convencer dessa semelhança e mostrar que em todos os instantes temos a Deus, da mesma forma que Deus tem a nós. Ou, o que manifesta inteiramente a glória desse Deus supremo e a natureza espiritual do nosso ser é que, malgrado a dignidade e o poder da palavra que existe em nós, não podemos esperar dela o renascimento e o desenvolvimento, a não ser que a palavra divina, ela própria, venha reanimar a nossa e restituir-lhe a atividade, restrita pelos grilhões da nossa prevaricação. Enfim, há que se sentir irresistivelmente que a palavra é absolutamente necessária para o estabelecimento da palavra; axioma que foi admitido nas ciências humanas, e a partir do qual o poder indestrutível se mostrou aqueles que se ocupam apenas de línguas, convencionais.

Esse axioma, digo eu, reafirma as verdades mais essenciais, em que nos ensina, antes de tudo, que toda ação deve-se passar no interior do homem, como na sede invisível da nossa Vida Divina; e, em segundo lugar que essa ação só pode realizar-se verdadeiramente pela palavra divina, ou pela própria divindade.

Por esse meio, nossa inteligência nos livra de considerarmos como uma regeneração para nós, todas as coisas que apresentam apenas fatos exteriores, nos quais nossa essência íntima não desempenha nenhum papel, pois esses fatos dizem tanto a nós quanto as obras de um pintor a um observador ignorante; em outras palavras, nos livra de considerarmos como um meio de regeneração todos os agentes secundários e todas as vias particulares, seguidas por tantos homens perdidos, pois todas essas coisas não são para a geração do nosso interior, assim como não o é a aplicação externa de alguns medicamentos para uma doença que contamina todo o nosso sangue. Assim por esse meio, nossa inteligência nos preserva de grandes enganos com respeito ao nosso progresso, e de grandes idolatrias em relação à Divindade.

5

Esse renascimento da palavra interna não se limita apenas a um simples efeito parcial e concentrado num só ponto do nosso ser interior; propaga-se por todos os domínios que nos constituem e ressuscita neles a vida a cada passo. Parece dar nomes próprios e ativos a todas as substâncias, assim como, outrora, Adão deu nomes a todos os animais e introduziu seu poder vivificante em toda a criação e em todas as obras e produções de Deus que foram entregues a sua livre administração. Ou, essas duas testemunhas, a saber, nossa experiência e nossa tradição, nos ensinam que essa é a marcha progressiva da Divindade eterna nas santas operações, restaurações, retificações, onde certamente a vida de sua palavra divina se difunde sucessivamente em todos os seres e em todas as produções que ela quer regenerar e que não resistem à sua ação. E se, por nossa própria experiência e pela tradição das operações de Adão, essa é a marcha restauradora da palavra Divina, isso constitui uma nova prova de que tal foi a marcha criadora dessa mesma palavra, pois as coisas só se regeneram pela mesma via que as criou. Assim, São Pedro tem razão em nos dizer (Atos 4:12) que nenhum outro nome, sob o céu, foi dado aos homens pelo qual nós devamos ser salvos; pois que, antes de São Pedro, São João já nos tinha dito que "no princípio era o Verbo, e o Verbo era Deus, e nada do que foi feito, foi feito sem ele; assim, só podemos encontrar o Deus salvador, o Deus santificador e o Deus "fortificador" e revivificador no Deus criador, da mesma forma que só podemos encontrar o Deus criador naquele que existe por si próprio, do qual a vida é a eternidade, e a eternidade é a vida, ainda que esses diversos poderes tenham agido em diversos tempos e tenham manifestado propriedades diferentes.

Se, como vimos, a palavra é necessária para o estabelecimento da palavra, e se consequentemente não podemos ser ressuscitados em nossa palavra a não ser pelo verbo, não podemos ser ressuscitados em nossas outras faculdades a não ser por faculdades análogas, em nosso pensamento a não ser pelo pensamento, em nossa "atividade" a não ser pela "atividade", em nossa vida a não ser pela "vida", em nosso "espírito", a não ser pelo "espírito", em nossas "virtudes" a não ser pela "virtude", em nossas "luzes", a não ser pela "luz": assim, não deveríamos estar em uma mobilidade e uma atividade contínuas, pois os menores raios do que está em nós deveriam ser produzidos pelas centelhas semelhantes, que se lançam sem cessar do centro eterno da vida.

Esse é o estado daqueles que, após terem vencido o dragão, são elevados, após a morte, à região do repouso e da felicidade; é o mesmo estado daqueles que, nesse mundo, romperam as cadeias de sua escravidão e abriram todas as suas faculdades àquele que não exige mais do que penetrar neles e preenchê-los; enfim, esse é o estado daqueles sobre os quais o espírito deitou as mãos, porque, por esse ato, ele reúne neles, em uma unidade, todas as subdivisões espirituais que tinham deixado se disseminarem. É por esse mesmo meio, e em virtude de uma unidade indivisível da qual o espírito é depositário, que ele os coloca na condição de pousar as mãos sobre todos os seus semelhantes, neles operando as mesmas reuniões que foram realizadas quando o espírito pousou as mãos sobre suas cabeças; e esse é o objetivo do sacerdote; esses são os seus poderes, esses são os seus frutos para aqueles que se tornaram dignos deles, e que foram incluídos na eleição divina.

Esses frutos não pareciam ter mais limites, uma vez que o princípio, depois de ter sido posto em atividade, se transmite na mesma medida e sem alteração, porque age sempre pela mesma lei, e sempre sobre a mesma espécie de desordem, que não passa de uma subdivisão. Também é o mesmo espírito que, no aspecto físico e espiritual, faz com que, pela imposição de mãos, o cego veja, o surdo ouça, o coxo caminhe, o doente seja curado, o morto ressuscite e o escravo seja libertado.

Encarrega-te, ó meu Deus, de tudo o que possa dizer respeito à minha escolha; eu te direi, como Moisés, que não posso senão gaguejar, e que todo o meu ser se encontra numa impotência total para o cumprimento dos deveres que impões a um eleito. Admiro a glória dos teus profetas e dos teus servidores, minha alma estremece de alegria ao sentir as doçuras e as consolações que os esperam, mas se tu mesmo não desatas a minha língua, se não pões o teu fogo em meu coração e tua luz em meu espírito, se não traças minha rota a cada passo, e se não me conduzes, tu mesmo, pelas veredas que me tiveres traçado, permanecerei tragado na minha fraqueza, e serei um ser inteiramente inútil aos teus planos.

Homens que credes na virtude da palavra e nos prodígios que ela realiza na alma do homem quando o quer empregar nas suas diversas manifestações, crede também na progressão dos seus poderes e no desenvolvimento, ainda que invisível, que ela tem a intenção de fazer frutificar no campo da morte em que habitamos. Isso porque essa palavra é viva por ela mesma, e ainda que seja fixa, e de alguma maneira imóvel no centro de sua essência, os movimentos que ela opera não podem ser fixados e limitados permanentemente nos espaços dos tempos. Vemos como essa verdade se manifesta em nós mesmos pelas progressões que o nosso espírito percorre, fazendo com que toda a nossa vida pareça uma seqüência de desenvolvimentos, em que os dons e as virtudes de uma época desaparecem e são substituídos pelos dons e pelas virtudes da época seguinte.

Heis por que as ações que a sabedoria envia ao nosso domínio não permanecem aí, ao menos sob a mesma forma, e por que o homem se engana ao considerar essas ações sensivelmente permanentes. Visto que lhes atribui esse caráter de estagnação pelo seu pensamento, não pode tirar proveito delas, pois a estagnação operaria a morte, e tudo deve ser espírito e movimento. Ora, o movimento do espírito é como o do fogo, se realiza em ascensão, se faz em linha reta e escapa logo da nossa vista. Mas durante esse tempo essas diversas ações tendem somente a nos conduzir um dia, por seus diferentes graus temporais, ao verdadeiro repouso no centro de palavra eterna.
Homens que credes no homem não apenas como um pensamento, mas também como uma palavra do Deus dos seres, não podeis deixar de crer que o homem é, igualmente, uma das operações divinas desse ser eterno. Se não fosse assim, seríeis seres incompletos; não seríeis a imagem perfeita de Deus, pois Deus é, ao mesmo tempo, o pensamento, a palavra e a operação eterna. Enfim não podeis duvidar de que não deveis ser uma das suas operações, uma vez que procurais continuamente, realizar vossas palavras pelas vossas obras, assim como procurais realizar vossos pensamentos pelas vossas palavras.

Mas da mesma maneira que vosso pensamento e vossa palavra não podem renascer sem o pensamento e sem a palavra superior, vossa realização espiritual não vos pode ser restituída a não ser pela operação do espírito sobre vós, e é a isso que nos referimos acima como sendo a imposição de mãos; operação que é um ato de restauração em todas as escolhas que Deus fez, ao enviar o seu espírito para os homens escolhidos; mas que é mais do que restauradora no que concerne à vossa essência, é essa ação tríplice da divindade que vos constitui, e não basta que a divindade pense no homem e fale ao homem, é preciso ainda que ela realize o homem.

Desse modo, não devemos ser, continuamente, outra coisa senão o efeito real desses três atos. E a diferença entre Deus e nós é que ele é um Deus pensante, um Deus falante e um Deus operante, e nós somos um Deus pensado, um Deus falado, um Deus realizado; e esses são os maravilhosos poderes, luzes e virtudes, destinados a nutrir nosso ser. Enfim, esses são os tesouros prometidos à nossa alma, visto que, conforme dissemos acima, a divindade devia nos trespassar inteiramente para poder se estender até o amigo fiel que espera de nós essa alimentação divina, e para que interior e exteriormente possamos cumprir os planos originais de nosso princípio.

6

Mas que terrível operação deve se realizar em nós antes que essa divindade inteira nos atravessa em seu esplendor e em sua alegria! É preciso antes que ela nos trespasse com sua ignomínia e com sua dor; é preciso ainda que o Deus sofredor passe inteiramente através da alma concentrada e como que petrificada pelo crime e pela insensibilidade. Alma do homem, mergulha aqui em tua miséria e prepara-te para a operação mais dolorosa. É preciso que o Deus sofredor te penetre e se faça luz através das tuas substâncias espessas e mais duras, para te restituir à tua primitiva existência; tu jamais poderás ser regenerada completamente se a realização não for universal e se o Deus sofredor em seu pensamento, em sua palavra e sem sua obra não atravessar por inteiro teu pensamento, tua palavra e tua operação.

Amargura corporal, amargura espiritual, amargura divina, vinde vos estabelecer em nosso ser, pois vos tornastes o alimento indispensável de nossas trevas e de nossa enfermidade. Que amargor espiritual de tristeza se junta ao nosso amargor espiritual particular, e forma, dessa maneira, esse medicamento ativo e salutar que deve corroer todas as nossas falsas substâncias para deixar reviver as nossas verdadeiras substâncias amortecidas! Infeliz daquele que quiser repelir de si esse medicamento regenerador! Não fará mais do que aumentar seus males e torná-los, talvez, um dia, incuráveis. Porque assim é essa penitência que, sozinha pode fazer ressuscitar o espírito em nós, como o espírito pode, sozinho, fazer ressuscitar a palavra, e a palavra fazer ressuscitar a Vida Divina, visto que hoje em dia nada se pode realizar a não ser por concentrações, pois nisso reside o princípio da origem das coisas, tanto físicas como espirituais; assim é, digo eu, essa penitência que dá ao homem a poderosa tranqüilidade da confiança e a terrível força da serenidade, coisas tão desconhecidas aos homens de força impetuosa, que têm somente a coragem do desespero e força da cólera. É essa a penitência pela qual o pastor se digna a se revestir de nós, que somos lobos, a fim de salvar de nossos dentes a infeliz ovelha que devoramos; enquanto que com a penitência humana e exterior é o próprio lobo que se reveste da pele do pastor a fim de devorar de uma vez a ovelha e o pastor, separando-os um do outro. É essa penitência que desfaz em nós não somente as manchas do pecado, mas até a lembrança e o conhecimento do pecado.

Abramos então nosso ser a esse poderoso médico que quer conseguir para nós a vida que ele desfruta, e da qual é, ele próprio, a fonte, e preparemo-nos com ações de graça para todos os detalhes de seus procedimentos e de suas operações curativas. Porque se ele chegar alguma vez a nos penetrar, fazendo ai sua morada, atravessará logo nossas substâncias pela sua ação sempre operante, que fará sair de nosso ser mil raios de luz, dos quais essa ação é, ao mesmo tempo, a sede e a fonte.

Mas se antes que a divindade nos penetre e atravesse em todo o seu esplendor e toda a sua glória, é preciso que nos trespasse em toda a sua ignomínia e sua dor, é necessário também que realize em nós uma primeira operação, e essa operação é a de nos anunciar pelo anjo que o Espírito Santo deve sobrevir até nós, que a virtude do Altíssimo nos cobrirá com sua sombra, e é por isso que o santo que nascerá de nós será chamado o Filho de Deus. Ora, para que esse anúncio possa ser feito, é preciso que sejamos renovados pela verdadeira inocência e que três virgens mais velhas do que Maria nos tenham purificado em nosso corpo, nossa alma, e nosso espírito; isto é, que nos tenham tornado virgens como elas. Quando, por nossa constância e nosso esforço, tivermos recuperado essa virgindade tríplice, a anunciação se fará em nós e não tardaremos a perceber também a concepção santa, que nos fará cantar o cântico de Maria, quando os próximos a nós nos saudarão e nos abençoarão pelo fruto de nossas entranhas, como Maria foi saudada e bendita por Isabel.

Uma vez que essa concepção tenha lugar, devemos tomar todos os cuidados para conduzi-la afortunadamente até o seu termo, assim como na ordem material velamos pelo aspecto e pela saúde de uma esposa querida que nos dá a esperança de que se tornará mãe. Devemos observar com atenção todos os movimentos que se efetuam em nós, até as menores afeições espirituais e verdadeiras que nos são lembradas; não devemos negligenciar nenhuma delas e tudo sacrificar para satisfazê-las, a fim de que, por nossas negligências - ou nossa parcimônia, que não é senão nossa indolência - não impeçamos o desenvolvimento do nosso Filho. Mas precavamo-nos cuidadosamente de todos os ímpetos falsos que pertencem à fantasia. Isso porque, dessa forma, emprestaríamos forças ao nosso inimigo, que não perderia a oportunidade de servir-se delas para imprimir seu selo e caráter em algumas partes de nossa reprodução. Imitemos, portanto, em tudo a natureza que emprega todos os seus esforços para fazer frutificar suas produções, quando pela nossa falha, não atrapalhamos suas operações.

Trata-se de um único e mesmo poder, um único e mesmo amor que realiza nossa reprodução corporal e cuida de mantê-la e conservá-la. Façamos de modo que, à sua imagem e semelhança, o poder e amor divinos que agem em nós e realizam a concepção espiritual nutram eles próprios o próprio fruto; que a mesma mão que tiver semeado essa planta em nós, regue-a diariamente e retire dela tudo o que lhe pode ser prejudicial. Não temamos nem as inquietudes, nem os desgostos, nem os vômitos, nem as insônias; são todos esses sofrimentos que facilitam o desenvolvimento de nosso Filho, e é impossível que adquira conformação adequada e sólida sem sofrimentos.
Digamos ao nosso inimigo: "é o Deus sofredor que quer, ele próprio, edificar em mim a sua obra; é o Deus sofredor que quer, ele próprio sustentá-la, tu não poderás jamais derrubá-la. Quanto mais o Deus sofredor se aproximar de mim, mais estarei segura contra os ataques, porque ele carrega consigo o fardo que eu não poderia carregar.

Ainda que eu esteja suspenso por um fio por sobre o abismo, ainda que habite no meio de serpentes sibilantes e mortíferas, esse Deus sofredor estará perto de mim, esse Deus sofredor foi concebido em mim, e com um único movimento, por menor que seja, ele próprio afastará de mim todos esses insetos e répteis venenosos que as tuas iníquas seduções fizeram revestir corporalmente a infeliz posteridade do homem. Esse Deus sofredor busca apenas introduzir em mim sua carne, seu sangue, seu espírito, sua palavra e, finalmente, o nome poderoso que a tudo criou e quer também criar tudo em mim. Quer me fazer sobrevoar com ele a região da vida, a fim de evitar que eu caia novamente nos precipícios e nas regiões da morte.

Pernicioso inimigo do homem, tu causas também sofrimentos, mas é por contrapor teu poder desordenado e mentiroso às leis eternas da verdade e à ordem imutável das coisas. Também os teus êxitos, quando os consegues, conduzem o homem para o nada, a morte e as trevas. Mas quando o Deus sofredor se aproxima de nós e nos causa dores, é por opor a providência, a ordem e a verdade aos desregramentos e as irregularidades que semeias quotidianamente nos homens e nos quais tu os mantêm. Também a convulsão que esse Deus sofredor realiza naqueles que a desejam e concorrem por ela, termina sempre pela alegria, a felicidade e a luz.

É, com efeito, por essas doces consolações que terminará o círculo das coisas para aqueles que souberem deixar-se penetrar pelo Deus sofredor. Isso porque o círculo das coisas é composto simplesmente por seres em convulsão e em sofrimentos, de modo que o universo inteiro nos mostra o Deus sofredor, assim como o estado penoso da nossa alma. Isso nos obriga a considerar com respeito e reconhecimento todos os objetos que essa natureza compreende, haja vista que dentre eles o menor é o fruto da caridade divina que não cessa de modificar seu amor de todos os modos possíveis, com o fim de estender sua força, sua vida e sua luz até nossos domínios mais materiais e tenebrosas. Felizes daqueles que tiverem considerado o universo sob esse aspecto, e que tiverem recolhido por esse meio um grande número de centelhas divinas, bastante grande para lhes prometer um archote no último dia!

7

A sabedoria conduz o homem por degraus imperceptíveis, para que ele não se assuste com a imensidão da tarefa que tem a cumprir. Começa por dizer ao homem que deve servir de órgão e de passagem à Divindade por inteiro, se quiser que seu anjo goze da paz e da felicidade divinas. Esse voto é tão consolador que a alma do homem é como que absorvida na admiração e na alegria. Ela chora de pesar, chora de esperança. É como se a própria imagem divina se desenhasse em todas as suas substâncias e ela sentisse o doce calor da mão que conduziu o pincel. Mas como esse é o final da obra, nos ensina logo que antes de alcançar o final feliz, devemos ver passar em nós o Deus sofredor, pois somente ele pode subjugar todos os leões vorazes e todas as serpentes que se movem em nós, assustando-nos com suas sibilações e envenenando-nos com sua peçonha.
A sabedoria só nos revela o último grande combate, a fim de que, estando preparados previamente pela serenidade que nos é prometida pelo Deus benfeitor, e pelos meios que nos são oferecidos pelo Deus sofredor, possamos nos lançar mais corajosamente ao campo de batalha e nos regozijar de obter a vitória. Haja vista que só após essa vitória são traçados em nós os projetos do templo e as diferentes divisões que ele comporta, por uma das quais o Santo dos Santos se comunica conosco, como se comunicava com o grande pastor no templo de Jerusalém; só então se confirma em nós a anunciação pelo anjo e a concepção pelo Espírito Santo, da qual podemos esperar um parto divino feliz, se cumprirmos todas as condições de que já falamos, e que nos são impostas, ao mesmo tempo, pela sabedoria e pela necessidade de nossa própria regeneração.

Não é porque vencemos esses animais ferozes - que tentam nos devorar diariamente - que os afastamos inteiramente do nosso círculo e que não estejam mais ligados à nossa existência. Não, eles se ligam a nós pela natureza da nossa carne e de nosso sangue; e são destinados a ser arrastados com todo o nosso ser no círculo passageiro que percorremos, da mesma forma que o abismo é arrastado com o universo no vasto círculo do tempo. Mas, da mesma maneira que esse abismo é arrastado com o universo sem lhe causar dano e sem impedir a marcha das suas operações e o cumprimento de suas leis, a região dos nossos animais devoradores deve ser arrastado conosco sem se intrometer nas funções do nosso espírito. Ocupando uma região separada, essa região existe para nós tal como o abismo existe para o universo, ou seja, para fazer o contrapeso, e para que não nos elevemos na região da vida, antes de ter tido tempo de purificar nossos elementos espirituais, sem o que não seríamos admitidos em seu seio.

Isso ocorre porque nossas preces não passam de gemidos, lamentações, invocações, em lugar de serem contemplações, mandamentos, ações de graças e prazeres, como deveriam ter sido na origem, e como o serão no fim de todas as coisas, para aqueles que forem devotados à manutenção da justiça e à observação das leis do Senhor.
Porque, quando o primeiro homem foi criado, Deus não lhe disse de modo algum para se lamentar e para passar sua vida em lágrimas, ele disse que criasse para todas as obras feitas com as suas mãos; disse-lhe para dar nome a todos os animais; disse-lhe para encher a terra e dominá-la. Mas, após sua queda, a terra foi maldita e a partir de então só poderia comer o pão que ganhasse com o suor do próprio rosto. Dessa maneira, a família humana não tem mais recurso e salvação se não suplicar e recorrer à misericórdia do Senhor, tanto que as novas prevaricações das gerações sucessivas, só fazem aumentar os males e a miséria do homem.

Da mesma forma todos os enviados não pregam ao homem outra coisa senão o trabalho para o despojamento absoluto de seus pecados, a fim de que com seus suspiros e soluções a palavra criadora, tolerante, santificadora, multiplicadora, venha fundar nele sua morada. E dado que não encontre nada que a restrinja, que possa falar para ele em tudo o que o constitui e em tudo o que tem a manifestar, isto é, que ela fale no pensamento do homem, na palavra do homem, em todas as afeições do homem, que fale em todos os seus impulsos, em todas as suas virtudes, em todos os seus elementos, em seu sangue, em sua carne, em todos os órgãos da sua vida, nos alimentos dos quais se nutre, em todas as substâncias que emprega para as suas necessidades; e, por final, que faça do homem uma oração universal; em uma palavra, é preciso que sejamos devorados como uma presa por todos os poderes do Senhor, antes que ele encontre em nós sua alegria e sua consolação, e que, tendo nos consumido nele mesmo pelo fogo criador de sua própria vida, ele nos traga de novo essa primitiva existência livre, onde a única coisa que temos a dar são preces de júbilo.

Ó vós, iniciadores humanos, como vos arrependereis um dia de haver enganado as almas, conduzindo-as por caminhos nulos figurativos e ilusórios que lhes deram uma calma enganadora, trazendo-lhes alegrias exteriores, comunicando-lhes sombras de verdades que lhes impediram de trabalhar na renovação do seu ser! Todas as vossas associações emblemáticas não lhes comunicaram a vida, pois elas próprias não a tem. Vossas associações práticas lhes serão ainda mais funestas, se não foi o espírito que as convocou, reuniu, constituiu e santificou por suas lágrimas e as preces da sua dor; e onde estão essas associações que nos seriam tão salutares!

Sim, iniciadores cegos, ignorantes, presunçosos de vossas forças e vossas luzes, vos arrependereis um dia de haver enganado as almas. Não foi suficiente que em razão do crime primitivo elas fugissem sob o jugo do setenário temporal que as distrai e as desvia continuamente da simplicidade de sua linha. Vós as atirastes ainda mais ao exterior por todas as vossas imagens e vossos símbolos, e terminastes talvez por dividi-las inteiramente, afastando-as totalmente do seu ponto central e invisível, que é o único lugar de reunião que temos neste mundo de trevas. Isso porque a alma mal dirigida aumenta ainda os seus entraves e a desarticulação desse setenário temporal. Isso faz com que nós mesmos, por nossa força e nosso poder impaciente, tornemos nossa existência cem vezes mais infeliz do que a das bestas.

Vós mesmos ficareis então sob o jugo desse setenário temporal, até que as almas que tiverdes desencaminhado tenham podido recuperar seu próprio núcleo particular, a fim de que possam, em conseqüência, recobrar seu núcleo geral. E tremereis de vergonha e desespero, enquanto que se tivésseis tido mais confiança no espírito, teríeis concordado que não havia mais necessidade de vossos meios artificiais e deturpados para se expandir; e que se tivésseis tido mais boa fé, teríeis dito que era preciso começar a procurar vós mesmos a ter o espírito, antes de querer conduzir os outros a um espírito que não tendes de modo algum.

Ó meus amigos! Tomemos cuidado com um outro perigo que nos ameaça: o de sermos tratados como aqueles a quem se reclamará o sangue dos profetas; não que lhes tenhamos tirado a vida temporal, mas por não ter aproveitado do espírito deles mais do que as nações às quais falaram, nem mais do que os homens de força impetuosa; porque esse espírito dos profetas é o verdadeiro sangue deles que derramamos em todos os instantes, quando não seguimos os ensinamentos que nos transmitiram, e que, pelo estrépito de suas ameaças, não recolhemos sob o domínio exclusivo do único e soberano ser que é cioso de tudo governar ele mesmo, na condição de ser que tudo pode criar. Sim, heis o verdadeiro sangue que será pedido à família humana, não somente depois do sangue de Abel até o sangue de Zacarias; mas ainda depois daquele de Zacarias, até o que será igualmente derramado e profanado no decorrer da duração dos séculos. Heis o sangue que derramam todos os dias os fariseus, os escribas e os doutores da lei que sufocam sem cessar o espírito do profeta, não somente sob o pó da terra, mas também sob o peso de suas interpretações hipócritas e fraudulentas e de suas tradições supersticiosas nas quais a verdade está sempre em decadência.

Velemos, portanto, noite e dia, para que esse sangue do espírito nos seja proveitoso. Velemos para que não nos censurem pelo dia que o deixamos correr em vão e se desperdiçar. Velemos, porque é esse sangue que deve servir à formação e à alimentação do Filho espiritual concebido em nós pela operação da sabedoria santa.