A Sinarquia

por Frater Zelator ( SI - SII)


Observei que algumas Ordens Iniciáticas usam com maior frequência este termo. Algumas analogias em relação a Tradição da Igreja podem ser feitas, mas é difícil, pois a Igreja não utiliza-se do termo mesmo dentro da Doutrina Social; existe um desconhecimento a respeito do assunto. Busca-se mesmo dentro das encíclicas papais algum tipo de informação, mesmo que fosse condenatória, mas não é fácil encontrar. O mais próximo talvez o termo "Governo Oculto" no sentido de maquinação.

Algumas bibliografias, principalmente de Sant´Yves,apresentam a Sinarquia como um Governo Ideal, mas há uma grande discussão da existência ou não desse governo oculto. O mais proximo da intensão sinárquica talvez tenha sido a criação da ONU.


Mas o que é a Sinarquia?


Sinarquia é uma lei de organização das sociedades; a síntese dos sistemas de governo teocrático, aristocrático e democrático; consiste na aplicação de uma ciência política oculta, que estuda o poder, a sua conquista, o seu exercício e a sua finalidade.No sentido etimológico, Sinarquia pode ser entendida como a palavra que denomina tal sistema de governo, pois na etimologia grega é formada por sun (com) e arché (comando). Ou seja, uma sociedade com governo, em substituição a nossa sociedade anárquica, sem governo, gerada pela centralização estatal, e pela ditadura da classe política. Seria formada por políticos profissionais, não aliados do poder econômico e especuladores internacionais e que arruínam países e escravizam suas populações.


A Sinarquia consiste na aplicação dos ensinamentos da Alta Ciência, visando atingir a harmonia que procede do domínio das causas primeiras, isto é do domínio do conhecimento das Leis Universais. Como podemos desenvolver a Sinarquia?
Para que a Sinarquia possa desenvolver-se como sistema de organização social devem ser fomentadas algumas modificações sociais, tais como: A criação de três funções sociais especializadas cada uma no seu próprio domínio, funcionando de maneira integrada à função espiritual, à função política e à função econômica. A trimembração da sociedade baseada na Biologia Social. A distinção entre a autoridade, poder e força. A autoridade referindo-se ao espiritual, o poder referindo-se a política, e a força como atributo da população.

A reconciliação da ciência com a religião e a subordinação da primeira à valores éticos, um conceito chamado de Antropotecnia. A humanização do sistema capitalista, através do desenvolvimento de reformas que levem em conta a função social do capital, estabelecendo a colaboração entre capital e trabalho, no que chamamos de Humanismo Econômico.