Texto relativo ao Evangelho de Mateus cap. 23 para reflexão
Frater Zelator ( SI - SII)
O evangelista
Mateus afirma que Jesus falou aos seus discípulos frente à
Multidão (vers. 1); sabendo que seus discípulos sabiam "Ler"
ou interpretar o que Jesus realmente queria dizer-lhes, o que podemos deduzir
de:
a) Vós, porém, não queirais ser chamados Rabis, porque
um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós
sois irmãos;... Nem vos chameis mestres, porque um só é
o vosso Mestre, que é o Cristo
b) Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que
santifica o ouro?... Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta,
ou o altar, que santifica a oferta?
c) Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que
também o exterior fique limpo
Mateus, 23
1 ENTÃO falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos,
2 Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas
e fariseus.
3 Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as;
mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem
e não fazem;
4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem
aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los;
5 E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem
largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,
6 E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas,
7 E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos
homens; Rabi, Rabi.
8 Vós, porém, não queirais ser chamados de Rabi, porque
um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós
sois irmãos.
9 E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é
o vosso Pai, o qual está nos céus.
10 Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre,
que é o Cristo.
11 O maior dentre vós será vosso servo.
12 E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo
se humilhar será exaltado.
13 Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que
fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem
deixais entrar aos que estão entrando.
14 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que devorais
as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações;
por isso sofrereis mais rigoroso juízo.
15 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que percorreis
o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito,
o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.
16 Ai de vós, condutores cegos! Pois que dizeis: Qualquer que jurar
pelo templo, isso nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo, esse
é devedor.
17 Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que
santifica o ouro?
18 E aquele que jurar pelo altar isso nada é; mas aquele que jurar
pela oferta que está sobre o altar, esse é devedor.
19 Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que
santifica a oferta?
20 Portanto, o que jurar pelo altar, jura por ele e por tudo o que sobre
ele está;
21 E, o que jurar pelo templo, jura por ele e por aquele que nele habita;
22 E, o que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele
que está assentado nele.
23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dizimais
a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da
lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém,
fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
24 Condutores cegos! Que coais um mosquito e engolis um camelo.
25 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que limpais
o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina
e de iniqüidade.
26 Fariseu cego! Limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que
também o exterior fique limpo.
27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois
semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos,
mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
28 Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens,
mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.
29 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que edificais
os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos,
30 E dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos
com eles para derramar o sangue dos profetas.
31 Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram
os profetas.
32 Enchei vós, pois, a medida de vossos pais.
33 Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação
do inferno?
34 Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a
uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas
vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade;
35 Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado
sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de
Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o
altar.
36 Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta
geração.
37 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas
os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos,
como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!
38 Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta;
39 Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até
que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor.
Comentários:
O Cap. 23 de Mateus traz, em breves palavras, nossas atitudes perante nós
mesmos e as obras Divinas.
Nossa labuta nos prende à matéria quando na verdade deveríamos
alçar vôo aos anjos de Deus.
Mas, segundo alguns, não será essa a artimanha do Testador?
Não quererá ele que nos atenhamos aos ardis da matéria,
burocraticamente, nos perdendo nas ilusões do ouro falso do que buscando
a Deus?
O que seria da terra sem os homens a glorificá-la? Esta é
uma pergunta que Jacob Boehme nos legou como prova de que, se quisermos,
podemos esquecer quem somos e chegar a Deus. Ele, um humilde sapateiro,
mesmo aparente sem instrução chegou a ver a Criação
e os seus esplendores. Mostrou em seus livros que dentro de cada um de nós
há um resquício do mal a ser superado em cada atitude e nesta
vida. Fala em suas obras sobre a regeneração do homem.
Muitas vezes temos ao nosso redor as glórias de Deus e não
as percebemos, pois nos enredamos na matéria.
Buscamos através deste caminho na Terra, e do estudo, soltar as amarras
e seguir mais alto. Lembremos que quanto maior a Luz, maior a tentação
nos será oferecida. Estamos, agora, querendo beirá-la.
Temos que limpar o nosso interior ("copos e pratos") para também
limpar o corpo externo. Um corpo limpo com mente suja é o mesmo que
todo o conjunto estar sujo. E vice-versa.
Moisés subiu ao Monte para buscar a Deus, viu r ouviu a sarça
ardente. Trouxe para baixo do Monte Santo a mensagem Dele. O povo (o ser
externo) não O quis mais. Não deixemos que façamos
o mesmo. Somos muitas vezes fariseus de nós mesmos, pois a quem traímos?
A quem nos entregamos, ao mal com os nossos atos, pensamentos e palavras?
Essas três últimas são as condições iniciais
para a perfeição iniciática.
Quando fazemos uma recepção a um determinado grau Martinista
o que buscamos desde antes do ritual? Não é a purificação?
Então devemos mantê-la após o mesmo ritual e por todo
o sempre.