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Trecho do livro"Theurgy,
the Sacred Art of the Adepts"
de Demetrius Polychronis (c) 2001
editora Pyrino Kosmos
Traduzido por Geórgia Nuño Racca
O Termo "Teurgia" é derivado da linguagem grega.
THEOU ERGON = THEURGIA
Literalmente significa "O Trabalho de Deus".
O que é Teurgia? Em um primeiro contato, pode-se dizer que não
é nada mais do que Oração - Uma Oração
que encontra algumas condições íntimas e é expresso
por um ritual simples. Os objetivos são:
o Aliviar o sofrimento e;
o Ressuscitar a humanidade no Amor de Deus e na sua Sabedoria.
A . Expressão da Espiritualidade Humana.
"Espiritualidade" pode ser definida como "a relação
do homem com Deus". E, então, não havendo nenhuma ligação
entre "intelectualidade", "conhecimento" ou "educação".
As expressões da espiritualidade humana podem ser resumidas em:
A. Exotérica
1. Religião, devoção exotérica.
B.Esotérico
1. Esoterismo religioso ( Monástico)
2. Esoterismo Filosófico (educação, ensinamento)
3. Esoterismo Sacramental (Teurgia)
B. História
Apesar do termo Teurgia ter aparecido apenas durante a Era Romana, esta,
já era praticada pela antiga civilização.
Em 10.000 a.C os Orfistas usavam seus cânticos em um sistema filosófico,
iniciático, sacramental e religioso chamado de "Orfismo".
Aristóteles dizia que: "Orfeus eram os únicos que estabeleciam
os ritos sacramentais na Grécia".
Do segundo século a.C. Originou-se o texto dos Oráculos Caldeus,
- a qual distanciou-se da Doutrina filosófica e iniciática
- dando instruções específicas para a execução
da Teurgia.
Os Filósofos Neoplatônicos - e especialmente Jamblichus - promoveram
e praticaram a Teurgia como sendo o significado da Natureza transcendental
e integrando ao seu próprio interior a Criatividade das Operações
Divinas.
Jesus Cristo e seus discípulos executaram uma grande quantidade de
milagres. Isto nada mais foi do que Teurgia, mesmo que na época não
fosse conhecida com esse nome.
No Império Bizantino - colocou-se de lado algumas tradições
que falavam sobre a presença e atividade Rosacruciana - O único
dado concreto que sabemos foi o comentário do Oráculo dos
Caldeus feito por Michael Psellus e Georgios Pletho - Gemistos.
Durante a idade média parece que não houve atividades Teúrgicas.
Mas na Renascença houve um incentivo ao esoterismo - ambos teóricos
e práticos. Khunrath, Reuchkin, Tritheim, Agrippa, Fludd, Dee
No século XVIII Martinez de Pasqually fundou a "Ordem dos Cavaleiros
Maçons Elus Cohen1 do Universo". Eles praticavam a Teurgia.
Alguns dos rituais foram publicados por R. Amadou, outros incluídos
no "Sacramentary" publicado por R. Ambelain.
L.C. de Saint Martin, Secretário e Discípulo de Pasqually
- baseado nos mesmos princípios de Martinez - estabeleceu seu próprio
sistema Teúrgico. Ele declarou: "Teurgia não é
apenas um presente de Deus ao Homem, é uma responsabilidade a qualquer
um, desde que sinta o verdadeiro desejo da realização em seu
coração; pois Deus oferece ao Homem a oportunidade para ascender
tal sentimento em seu coração".
Os Rosacruzes do Oriente praticavam um sistema muito sólido da Teurgia
(não kabalistico). Uma enorme parte de seus rituais foram publicados
por R. Ambelain no "Sacramentary of the Rose+Croix".
C. O que é Teurgia ( e o que não é teurgia)
Há
quatro tipos de rituais que não devem ser confundidos.
1. Sacramentos Religiosos;
2. Rituais Mágicos ;
3. Rituais Teúrgicos;
4. Rituais Satânicos.
Há, ainda, um outro tipo, os rituais iniciáticos, que são relatados como a noção de Egrégora. O Livro não menciona este tipo de rituais.
D. Pré-requisitos
1.Básico
a. motivação
b. modo de vida
c. condições do ambiente (quarto, tempo, etc.)
2. Sacramento
De acordo com o autor, não poderá praticar a Teurgia se o
indivíduo recusar a força presente de Deus, o qual é
o sacramento da sagrada sacristia. Esta opção não é
arbitrária, ela aceita o que R. Ambelain declara no capítulo
sétimo (O Elixir da longa vida) do seu livro " A Alquimia Espiritual".
3. Qualidades
(virtudes)
a. Pureza
b. Amor
c. Fé
d. Remissão (perdão para com Deus)
Estas virtudes
são os quatro pilares do templo interior.
4. Dinâmica
o "Nipsis" (que é uma prática para trabalhar o controle
próprio, consciência, liberdade de qualquer tipo de obsessão,
uma espécie de "bom senso espiritual")
o Estado interior de Oração
E. Elementos do Ritual
1. O altar
ou uma mesa de execução, coberta com um manto branco.
2. Velas
3. A Cruz
4. O novo testamento, aberto no início do primeiro capítulo
do Evangelho de São João.
5. Incenso
6. Palavra
7. Gesto
F. Ritual interior
"Tecnicamente,
o ritual teúrgico é a expressão do lado interior do
Homem através de palavras e do seu ardente desejo de estar associado
a Deus e cooperar com ele, por meio de uma série de meditações
e pensamentos, palavras, gestos e símbolos".
Dessa forma, na Teurgia não há "rituais mágicos".
O indivíduo é livre para compor seu próprio ritual,
que deve ser baseado nos princípios da legítima espiritualidade.
O Ritual Teúrgico funciona em vários níveis.
1. Influência psicológica
2. Harmonia com Deus
3. Harmonia do mundo interior com o mundo exterior
4. Criação de "eixos verticais" de Harmonia e comunicação
entre os planos.
G. Estrutura
Geral do Ritual Teúrgico.
Abertura
Expressão de arrependimento, contrição
Invocação do Anjo Guardião
< estado de interior oração>
Expressão de gratidão
Louvor, Glorificação
Rezar para o Pai, Filho e Espírito Santo
< estado de aceitação>
Operação específica, ( terapêutica ou outra)
Expressão de gratidão
Finalização
H. Resultado da Teurgia.
A Teurgia
influencia em todos os níveis da existência do homem - em seu
corpo (material), alma (emocional) e espírito (racional).
Todavia, o resultado mais importante é a Transcendência. Por
definição "transcendental" é o que transcende
ou ultrapassa a natureza humana.
Então, transcender não é algo que o homem pode controlar;
um presente de Deus, a germinação e o crescimento inexplicável
da Palavra no homem.
I Aplicações
1. Iniciação
2. Aplicação terapêutica (cura)
3. Aplicação Talismânica
J. Estágios
na Senda Teúrgica
Primeiro estágio:
o Pré-requisitos: Busca da realização interior;
o Objetivos: Evitar erros exotéricos morais, éticos.
Segundo estágio:
o Pré-requisitos: Evitar erros exotéricos morais, éticos
o Objetivos:
o Realização da purificação interior
o Os Teúrgicos procuram uma oportunidade para beneficiar as pessoas.
Terceiro estágio
o Pré-requisitos: Realização da purificação
interior. Nada polui, corrompe o templo interior do teúrgico.
o Objetivos: Transformar-se num benfeitor da Humanidade
Notas
1 - Cohen, sacerdotes hebreus, filhos de Cohen, descendentes dos sacerdotes hebreus que administravam o templo, descendentes de Aharon - N da T.
2 - Neste
documento, a palavra "Rosacruz" não se refere aos Rosacruzes
do século XVII. Refere-se a um ramo menos conhecido que são
os "Irmãos do Oriente".
Todos os princípios pelo qual nós temos por base o sistema
teúrgico que é mostrado em nosso livro, são sem dúvidas
a verdadeira origem rosacruciana. Os mesmos princípios absolutos
(mas de uma forma diferente de aplicação) pode ser encontrada
nos Sistemas de Martinez de Pasqually, Saint Martin e o anteriormente mencionado
"Irmãos do Oriente", revelado no "Sacramentary"
publicado por R. Ambelain ( veja também "The Lyon Lessons to
the Elus Cohens in 1774-1776").
Os mesmos princípios são também encontrados no Heinrich
Khunrath "Amphitheatre of the Eternal Sapience" ( a quem foi dito
que deveria ser iniciado pelos " Irmãos do Oriente")
Dessa forma, neste documento o termo Rosacruz tem o significado em sua origem,
em princípios e qualidade. Não significa necessariamente que
este sistema teúrgico tem sido atualmente implementado em todos os
detalhes por qualquer grupo ou ordem Rosacruz.
3 - Os esotéricos
que são habituados a interpretar tudo por meio de correspondências
Kabalísticas, por pensarem ser provável a aproximação
com a Teurgia simplista. Nos os asseguramos isto não é o caso.
Breve e inalterado o Martinismo - por Martines Pasqually, L.C. de Saint
Martin, J.B. Willermoz and d'Hauterive - não era ritualmente Kabalistico.
( mas a estrutura em seu todo do sistema teúrgico de Ellus-Cohens
era, de fato, baseado na Árvore Sefirótica). Até onde
sabemos, não existe uma expressão kabalística singular
de tudo que foi escrito acima. ( incluindo os 3 anos do percurso de Saint
Martin feito por ele na Ordem do Ellus Cohens em 1774-1776)
Exceto a bibliografia acima, que nos referimos para o leitor, há
também um outro elemento muito importante que justifica esta aproximação:
um símbolo Martinista da Origem Rosacruciana: O Pelicano na Rosa
Cruz.