A
DESCRIÇÃO DA MANIFESTAÇÃO DIVINA
por Jacob Böehme
Deus é a eterna, imensa e incompreensível unidade que se manifesta em si mesma, de Eternidade em Eternidade, pela Trindade; e é Pai, Filho e Espírito Santo, numa atuação tripla, como foi mencionado anteriormente.
A primeira emanação e manifestação desta trindade
é o Verbo Eterno, ou o pronunciamento da virtude e poder divino.
A primeira substância pronunciada deste poder é a sabedoria
divina, que é a substância através da qual o poder atua.
Da sabedoria flui o poder e a virtude da respiração que entra
na separabilidade e formação manifestando o Poder Divino em
suas virtudes.
Estes Poderes e Virtudes separáveis transformam-se num poder de recepção
para sua própria perceptibilidade; e da perceptibilidade surge a
própria vontade e o desejo; esta vontade é a região
da Natureza Eterna que invade com o desejo, as Propriedades tão longe
quanto o Fogo.
No desejo está a origem das trevas; no Fogo a unidade eterna se manifesta
com a Luz, na Natureza Ígnea. Os anjos e as almas têm sua origem
nesta propriedade ígnea e na propriedade da Luz, que é a divina
manifestação.
O poder e virtude do Fogo e da Luz é chamado de Tintura e o movimento
desta virtude, de elemento santo e puro.
As trevas se tornam substancial em si mesma. A luz também se torna
substancial no Desejo Ígneo. Ambos formam dois Princípios,
ou seja, a Ira de Deus nas trevas e o Amor de Deus na luz; cada um trabalha
por si mesmo e só há uma diferença entre eles, aquela
que há entre o dia e a noite. Ambos possuem uma única região
e um é sempre a causa do outro, um se faz conhecido e manifestado
do outro, como a Luz do Fogo.
O mundo visível é o terceiro Princípio, ou seja, a
terceira região e princípio; o mundo visível é
soprado da região interna ou dos dois primeiros Princípios,
e foi produzido na natureza e na forma de uma criatura.
A atuação Eterna Interna está oculta no mundo visível,
está em todas as coisas, através de todas as coisas e ainda
não é compreendida pelo próprio poder das coisas; os
poderes e virtudes externos são passivos e a casa onde o interno
atua.
Todas as outras criaturas mundanas nada mais são do que uma substância
do mundo exterior, exceto o homem, criado tanto do tempo como da Eternidade,
do Ser de todos os Seres, e feito uma imagem da manifestação
divina.
A manifestação Eterna da Luz Divina é chamada o Reino
dos Céus, e a Morada dos santos Anjos e Almas. A Escuridão
Ígnea é chamada de Inferno, ou Ira de Deus, onde reside o
diabo, juntamente com as almas condenadas.
Neste mundo, o céu e o inferno estão presentes em todo lugar,
mas de acordo com a região interna.
Internamente, a atuação divina está manifestada nas
crianças de Deus; mas no que é maligno manifesta-se a atuação
das trevas dolorosas.
O Paraíso Eterno está oculto neste mundo, na região
interna, mas se manifesta no interior do homem, onde opera o poder e a Virtude
de Deus.
Neste mundo só irão perecer os quatro Elementos juntamente
com o céu estrelado e as criaturas terrenas, ou seja, a vida grosseira
e exterior de todas as coisas.
O poder e a virtude interna de toda substância permanece eternamente.