Anotações
sobre " Le Chose" e sobre a Reintegração
Um dos assuntos mais importantes sobre o pensamento de Pasqually e Saint Martin, está relacionado com " Lê Chose" ou traduzindo para o português " A coisa" . Por conseguinte coletamos nos textos disponíveis os principais conceitos que envolve este termo, embora " Lê Chose" não se possa definir, não se possa descrever, não se pode comparar nem se pode o separar.
Tudo advém
da coisa. A ciência se desenvolve em torno dessa palavra. Triplo tema:
A Coisa, A História e A Urgência.
A Coisa é a questão crucial do Homem. É a presença,
a palavra e o gesto do Eterno.
A Coisa é
Deus. Não foi possível nomeá-lo.
É a sabedoria personificada, ou personalizada, o Logos de Philo,
que tem relação com o Cristo.
A causa comum da manifestação de deus e da coisa é
Eli.
Jesus foi o maior iniciado.
Eli é o espírito santo do Cristo.
A obra é
um Midrash, gênero literário hebraico surgido em I a.C, originalmente
oral. No séc. V da Era cristã, foi utilizado para fazer comentários
à Bíblia ou para a homilia.
O Quadro Universal (disponível em livros virtuais no site hermanubis)
auxilia a leitura da obra. Reproduz o estado do mundo em seu presente estado
(após a queda). A prevaricação de alguns espíritos
inaugurou o tempo e o espaço. Duas categorias: anjos rebeldes (que
foram banidos) e anjos fiéis.
Se sairmos da conduta reta nos harmonizaremos com esses seres?
Se você conhece a si mesmo, conhecerá o que não é você.
O caminho da
reintegração passa pela iniciação. A reintegração
fará todos os seres serem reintegrados a Deus.
Adão é o primeiro homem. Nos também o somos e somos
também o ultimo.
Os anjos são intermediários entre o material e o imaterial.
O século e a eternidade - o Homem resolveu ignorar esses conceitos,
na impossibilidade de compreendê-los.
As pessoas não sabem por que caminham, mas vos sabereis - convite
de Martines de Pasqually a Fournier para entrar na Ordem Maçônica
dos Sacerdotes eleitos ou Ellus Cohem.
Todos os homens são homens de desejo e capazes, e dignos, em algum
grau, do Tratado da Reintegração.
Os mortos atravessam o Rio do esquecimento para perder da memória
material tudo sobre sua vida anterior.
O filosofismo e o ateísmo reinantes da época foram questionados
por Martinès que apelava para uma ciência mais voltada para
a espiritualidade;
Heli - o pai, a fonte, o momento da crucificação quando Jesus
o invocou. Alguns confundiram com Elias;