Os
32 Caminhos Da Sabedoria
Papus
O primeiro
caminho é chamado Inteligência admirável, coroa suprema.
É a luz que faz compreender o princípio sem princípio
e esta é a glória primeira; nenhuma criatura pode atingir
sua essência.
O segundo caminho é a Inteligência que ilumina, é a
coroa da Criação e o esplendor da Unidade suprema da qual
se aproxima mais. Ela é exaltada além da inteligência
e chamada pelos cabalistas de Glória Segunda.
O terceiro caminho é chamado Inteligência santificante e é
a base da sabedoria primordial, chamada criadora da Fé. Ele é,
efetivamente, o antepassado da fé, do qual esta emana.
O quarto é chamado Inteligência parada ou receptora, porque
se levanta como um marco para receber as emanações das inteligências
superiores que lhe são enviadas. E dele que emanam todas as virtudes
espirituais pela sutileza. Ele emana da coroa suprema.
O quinto caminho é chamado Inteligência radicular, porque,
mais semelhante do que qualquer outra à suprema unidade, ele ema
na das profundezas da sabedoria primordial.
O sexto caminho é chamado Inteligência de influência
média, porque é nele que se multiplica o fluxo das emanações.
Ele faz influir esta própria afluência sobre os homens abençoados
que ali se unem.
O sétimo é chamado Inteligência oculta, porque faz brotar
um esplendor resplandecente sobre todas as virtudes intelectuais contem
pladas pelos olhos do espírito e pelo êxtase da fé.
O oitavo é chamado Inteligência perfeita e absoluta. E dele
que emana a preparação dos princípios. Não tem
raízes para aderir, excetuando as profundezas da Esfera Magnificente
da substância própria da qual emana.
O nono caminho é chamado inteligência purificada. Purifica
as Numerações, impede e retém a quebra de suas imagens,
porquanto institui sua unificação o fim de preservá-las,
por sua união com elas, da destruição e da divisão.
O décimo é chamado Inteligência resplandecente, porque
é exaltado além do inteligível e tem sua sede em Binah;
ilumina o fogo de todos os luminares e faz emanar a formo do princípio
das formas.
O décimo primeiro é chamado Inteligência do fogo. E
o véu colocado frente às disposições e à
ordem das semontes superiores e inferiores. Aquele que domina este caminho
goza de grande dignidade, a de estar diante da causo das causas.
O décimo segundo é chamado inteligência da Luz, porque
é a imagem da magnificência; dizem que é o lugar de
onde vêm as visões dos que vêem aparições.
O décimo terceiro é chamado Inteligência indutiva da
Unidade. É a substância da Glória; faz cada um dos espíritos
conhecer a verdade.
O décimo quarto é chamado Inteligência que ilumina,
é o instituidor dos arcanos, o fundamento do Santidade.
O décimo quinto é chamado Inteligência construtiva,
porque constitui a criação no calor do mundo Ele próprio
é, segundo os Filósofos, o calor do qual a Escritura fala
(Jó. 38), o calor e seu invólucro.
O décimo sexto é chamado Inteligência triunfante e eterna,
volúpia da Glória; paraíso de volúpia preparado
para os justos.
O décimo sétimo é chamado inteligência da predisposição.
Pré-dispõe os piedosos à Fidelidade e por ela torna-os
aptos a receber o Espírito Santo.
O décimo oitavo caminho é chamado Inteligência ou Morada
da afluência. E daí que saem os arcanos e o sentido oculto
que está adormecido em sua sombra.
O décimo nono é chamado Inteligência do oculto ou de
todas as atividades espirituais. A afluência que recebe vem da Bênção
sublime e da glória suprema.
O vigésimo é chamado Inteligência da Vontade. Prepara
todas as criaturas e cada uma delas em particular para a demonstração
da existência da Sabedoria primordial.
O vigésimo primeiro caminho é chamado inteligência que
agra da àquele que busca. Recebe a influência divina e influi
por sua bênção sobre todos as existências.
O vigésimo segundo é chamado Inteligência fiel, porque
nele estão depositadas as virtudes espirituais que ali aumentam até
que se dirijam para unto dos que habitam sob sua sombra.
O vigésimo terceiro é chamado Inteligência estável.
E a causa da solidez de todas as numerações (Sefirotes)
O vigésimo quarto é chamado Inteligência imaginativa.
Dá a semelhança a todos os seres semelhantes que segundo seus
aspectos e sua conveniência são criados.
O vigésimo quinto é chamado Inteligência de tentação
ou de prova, porque é a primeira tentação com que Deus
prova os piedosos.
O vigésimo sexto caminho é chamado Inteligência que
renova, porque é por ele que DEUS (bendito seja) renova tudo o que
pode ser renovado na criação do mundo.
O vigésimo sétimo é chamado inteligência que
agita, Com efeito, é dele que é criado o Espírito de
toda criatura do Orbe supremo e a agitação, isto é.
o movimento ao qual estão sujeitos.
O vigésimo oitavo caminho é chamado inteligência natural,
por ele que é concluída e aperfeiçoada a natureza de
tudo o que existe no Orbe do Sol.
O vigésimo nono é chamado Inteligência corpórea.
Forma todo corpo que está corporificado sob todos os orbes e seu
crescimento.
O trigésimo é chamado inteligência coletiva, porque
é dele que os Astrólogos extraem, pela análise das
estrelas e dos signos celestes, suas especulações e o aperfeiçoamento
de sua ciência segundo o movimento dos astros.
O trigésimo primeiro caminho é chamado Inteligência
perpétua, porque regula o movimento do Sol e da Lua segundo sua constituição
e os faz gravitar um e outro em seu respectivo orbe.
O trigésimo segundo é chamado Inteligência auxiliar,
porque dirige todas as operações dos sete planetas e suas
divisões e concorre para elas.
O leitor curioso por novos detalhes sobre a Cabala os encontrará
nas narrações de todos os cabalistas contemporâneos:
Eliphas Levi, Stanislas de Gualta, Joséphin Peladan, Albert Jhouney.
Os que desejarem conhecer a fundo o sistema cabalístico delineado
simbolicamente no Sepher Yetsirah encontrarão consideráveis
desenvolvimentos no meu estudo Tarô dos Boêmios, volume de cerca
do 400 páginas, baseado no 3.° nome divino.