Carta De Papus Ao Dr. Adotphe Fraff (*)
(* Membro do instituto. Professor honorário do Colégio de Franca,Presidente da liga Nacional Francesa contra e Ateísmo.)


Meu Caro Mestre.
Permitiria o senhor que eu lhe dedicasse o modesto ensaio que estou publicando sobre a questão da Cabala, tão importante a ser elucidada pelo Filósofo ?
O senhor foi o primeiro, Não somente na França, mas também na Europa a publicar um trabalho considerável sobre a "Filosofia religiosa dos hebreus' como o senhor mesmo a denomina. Esta obra. que somente o senhor poderia levar a bom termo, graças ao seu per feito conhecimento da língua hebraica, de um lado a história das doutrinas filosóficas, de outro, desde o início impôs sua autoridade merecendo então, justamente, as traduções e imitações produzidas após sua publicação. Os poucos críticos alcmães que pretenderam corrigi-lo só conseguiram dar a medida exata de seus próprios preconceitos e incompetência. A reedição de 1889 veio sancionar o sucesso da edição de 1843.
Mas se todos nós, que nos ocupamos hoje dessas questões, devemos um profundo reconhecimento ao nosso decano e iniciador nesses estudos, como poderei. pessoalmente, agradecer-lhe insigne honra que me devotou, encorajando meus esforços com a autoridade de seu nome, declarando que, se não é místico, prefere pelo menos ver os principiantes envolvidos nessas pesquisas a que senti-los apóstolos de doutrinas desesperantes, anti-filosóficas e, ousamos dizer, anti-científicas. imbuídas do positivismo materialista?
No momento em que erguemos o escudo da luta intelectual contra o materialismo, no momento em que todos os adeptos desta doutrina, espalhados pelas Faculdades de Medicina, na Imprensa e tanto nas camadas mais elevadas como nas mais baixas da sociedade, nos consideraram como "dilettanti", clericais ou loucos, o presidente da Liga Nacional contra o Ateísmo, desafiando todos os sarcasmos, veio nos cobrir da autoridade incontestável e incontestada de um filósofo profundo. além de defensor ardente do espiritualismo.
O senhor mostrou-nos que esses sábios, cm sua maioria eminentes por suas descobertas analíticas, limitam-se, em razão ele sua própria especialização, a um estudo demasiado superficial da filosofia. Daí o seu desprezo por um ramo do saber humano que seria o único a lhes fornecer esta síntese das ciências que tanto aspiram a possuir, daí a razão de suas conclusões materialistas, do Incognoscivel e de todas as fórmulas que indicam a preguiça do espírito humano, inapto a unir esforço sério, apressado em concluir, sem aprofundar o valor ou as conseqüências sociais de suas afirmações.
Ao lado da corrente oficial, das Universidades religiosas ou laicas, das Academias de Ciências e dos laboratórios das Faculdades, sempre existiu uma corrente independente, geralmente pouco conhecida, bastante desprezada, formado de pesquisadores às vezes imbuídos demais de filosofia, às vezes por demais tomados de misticismo, mas tão curiosos e tão interessantes de se estudar !
Esses adeptos da Gnose, esses Alquimistas, esses discípulos de Jacob Boehme. de Martinez de Pasqually ou de Louis Claude de Saint Martin, são contudo os únicos que jamais negligenciaram o estudo da Cabala, até o momento em que a publicação de seu trabalho veio mostrar-lhes que tinham encontrado um aprovador e um mestre, na pessoa de um dos mais eminentes representantes da Universidade.
E como admirador e discípulo de Saint-Martiri e de suas doutrinas que tomo a liberdade de agradecer-lhe , em nome dos independentes o apoio precioso que encontraram na sua pessoa, Se eu ousasse, terminando, dirigir-lhe um pedido. seria o de interceder por eles junto aos chefes de nossa Universidade.
Há nas obras de Saint-Martin. de Fabre D Olivet, de Wronski. de Lacuna e de Louis Lucas, uma série de estudos que considero profundos e tão pouco conhecidos sobre psicologia, moral e lógica.
Ora, seria pelo menos útil ver no programa de nossa Escola Normal Superior o Tratado dos Signos e das Idéias de Saint Martin, As missões de Saint Yves DAlvendre ou os Versos Áureos de Pitágoras de Fabre d'Olivet, bem como o sistema de psicologia que constitui a introdução de História Filosófica do Gênero Humano do referido autor, ou ainda, a parte filosófica de Medicina Nova ou de Romance Alquímico de Louis Lucas, sem falar de Criação da Realidade Absoluta de Wronski, talvez excessivamente técnica e abstrata.
O senhor irá dizer-me que esses autores são 'místicos", escritores cuja erudição deixa às vezes a desejar; mas é igualmente um "místico" que sugere que sejam lidos ainda mais e criticados, para que melhor se conheçam as diversas evoluções do espírito humano.
Qualquer que seja a acolhida dada à minha solicitação, serei sempre grato, meu caro Mestre, por tudo que fez em nome de nossa causa.
Não foi sem esforço e sem lutas que progredimos e continuaremos nossa senda como começamos: respondendo através do trabalho e das obras a todos os ataques que atingem cada uma de nossas publicações ou cada uma de nossas personalidades. Com efeito, toda obra de boa fé subsiste longamente; mas o que resta após alguns anos das mais pérfidas calúnias? Um pouco de amargura e muita piedade no coração das vitimas, o maior remorso na alma dos caluniadores e nada mais.
Mas se as obras subsistentes perdem, com o tempo, seu valor dinâmico , permanecerá pelo menos um sentimento sagrado no coração de todos aqueles que no futuro defenderão nossa causa. Esse sentimento sagrado que possuímos, é o reconhecimento profundo por aquele que não hesita, nos momentos mais difíceis, em encorajar nossos esforços, apoiando-se com todo o respeito e toda a autoridade que se ligam a um grande nome.
Queira receber, caro Mestre, a certeza de minha consideração respeitosa.
Papus.