Carta
De Papus Ao Dr. Adotphe Fraff (*)
(* Membro do instituto. Professor honorário do Colégio de Franca,Presidente
da liga Nacional Francesa contra e Ateísmo.)
Meu Caro Mestre.
Permitiria o senhor que eu lhe dedicasse o modesto ensaio que estou publicando
sobre a questão da Cabala, tão importante a ser elucidada
pelo Filósofo ?
O senhor foi o primeiro, Não somente na França, mas também
na Europa a publicar um trabalho considerável sobre a "Filosofia
religiosa dos hebreus' como o senhor mesmo a denomina. Esta obra. que somente
o senhor poderia levar a bom termo, graças ao seu per feito conhecimento
da língua hebraica, de um lado a história das doutrinas filosóficas,
de outro, desde o início impôs sua autoridade merecendo então,
justamente, as traduções e imitações produzidas
após sua publicação. Os poucos críticos alcmães
que pretenderam corrigi-lo só conseguiram dar a medida exata de seus
próprios preconceitos e incompetência. A reedição
de 1889 veio sancionar o sucesso da edição de 1843.
Mas se todos nós, que nos ocupamos hoje dessas questões, devemos
um profundo reconhecimento ao nosso decano e iniciador nesses estudos, como
poderei. pessoalmente, agradecer-lhe insigne honra que me devotou, encorajando
meus esforços com a autoridade de seu nome, declarando que, se não
é místico, prefere pelo menos ver os principiantes envolvidos
nessas pesquisas a que senti-los apóstolos de doutrinas desesperantes,
anti-filosóficas e, ousamos dizer, anti-científicas. imbuídas
do positivismo materialista?
No momento em que erguemos o escudo da luta intelectual contra o materialismo,
no momento em que todos os adeptos desta doutrina, espalhados pelas Faculdades
de Medicina, na Imprensa e tanto nas camadas mais elevadas como nas mais
baixas da sociedade, nos consideraram como "dilettanti", clericais
ou loucos, o presidente da Liga Nacional contra o Ateísmo, desafiando
todos os sarcasmos, veio nos cobrir da autoridade incontestável e
incontestada de um filósofo profundo. além de defensor ardente
do espiritualismo.
O senhor mostrou-nos que esses sábios, cm sua maioria eminentes por
suas descobertas analíticas, limitam-se, em razão ele sua
própria especialização, a um estudo demasiado superficial
da filosofia. Daí o seu desprezo por um ramo do saber humano que
seria o único a lhes fornecer esta síntese das ciências
que tanto aspiram a possuir, daí a razão de suas conclusões
materialistas, do Incognoscivel e de todas as fórmulas que indicam
a preguiça do espírito humano, inapto a unir esforço
sério, apressado em concluir, sem aprofundar o valor ou as conseqüências
sociais de suas afirmações.
Ao lado da corrente oficial, das Universidades religiosas ou laicas, das
Academias de Ciências e dos laboratórios das Faculdades, sempre
existiu uma corrente independente, geralmente pouco conhecida, bastante
desprezada, formado de pesquisadores às vezes imbuídos demais
de filosofia, às vezes por demais tomados de misticismo, mas tão
curiosos e tão interessantes de se estudar !
Esses adeptos da Gnose, esses Alquimistas, esses discípulos de Jacob
Boehme. de Martinez de Pasqually ou de Louis Claude de Saint Martin, são
contudo os únicos que jamais negligenciaram o estudo da Cabala, até
o momento em que a publicação de seu trabalho veio mostrar-lhes
que tinham encontrado um aprovador e um mestre, na pessoa de um dos mais
eminentes representantes da Universidade.
E como admirador e discípulo de Saint-Martiri e de suas doutrinas
que tomo a liberdade de agradecer-lhe , em nome dos independentes o apoio
precioso que encontraram na sua pessoa, Se eu ousasse, terminando, dirigir-lhe
um pedido. seria o de interceder por eles junto aos chefes de nossa Universidade.
Há nas obras de Saint-Martin. de Fabre D Olivet, de Wronski. de Lacuna
e de Louis Lucas, uma série de estudos que considero profundos e
tão pouco conhecidos sobre psicologia, moral e lógica.
Ora, seria pelo menos útil ver no programa de nossa Escola Normal
Superior o Tratado dos Signos e das Idéias de Saint Martin, As missões
de Saint Yves DAlvendre ou os Versos Áureos de Pitágoras de
Fabre d'Olivet, bem como o sistema de psicologia que constitui a introdução
de História Filosófica do Gênero Humano do referido
autor, ou ainda, a parte filosófica de Medicina Nova ou de Romance
Alquímico de Louis Lucas, sem falar de Criação da Realidade
Absoluta de Wronski, talvez excessivamente técnica e abstrata.
O senhor irá dizer-me que esses autores são 'místicos",
escritores cuja erudição deixa às vezes a desejar;
mas é igualmente um "místico" que sugere que sejam
lidos ainda mais e criticados, para que melhor se conheçam as diversas
evoluções do espírito humano.
Qualquer que seja a acolhida dada à minha solicitação,
serei sempre grato, meu caro Mestre, por tudo que fez em nome de nossa causa.
Não foi sem esforço e sem lutas que progredimos e continuaremos
nossa senda como começamos: respondendo através do trabalho
e das obras a todos os ataques que atingem cada uma de nossas publicações
ou cada uma de nossas personalidades. Com efeito, toda obra de boa fé
subsiste longamente; mas o que resta após alguns anos das mais pérfidas
calúnias? Um pouco de amargura e muita piedade no coração
das vitimas, o maior remorso na alma dos caluniadores e nada mais.
Mas se as obras subsistentes perdem, com o tempo, seu valor dinâmico
, permanecerá pelo menos um sentimento sagrado no coração
de todos aqueles que no futuro defenderão nossa causa. Esse sentimento
sagrado que possuímos, é o reconhecimento profundo por aquele
que não hesita, nos momentos mais difíceis, em encorajar nossos
esforços, apoiando-se com todo o respeito e toda a autoridade que
se ligam a um grande nome.
Queira receber, caro Mestre, a certeza de minha consideração
respeitosa.
Papus.