A trindade, As correspondências e analogia.
O astral


A história nos informa que os grandes pensadores da antiguidade, que viram nascer a civilização no Ocidente, foram complementar seus estudos no conhecimento dos mistérios egípcios.
A ciência ensinada pelos detentores desses mistérios é conhecida sob nomes diversos: ciência oculta, hermetismo, magia, ocultismo, esoterismo etc.
Sempre idêntico nos seus princípios, esse código de instrução constitui a ciência tradicional dos magos e nós a trataremos como ocultismo,
Esta ciência abarca a teoria e a prática de um grande número de fenômenos, sendo que apenas uma ínfima parte deles constitui, em nossos dias, as matérias que compõem o magnetismo e as evocações ditas espíritas. Essas práticas, incluidas no estudo da psicoterapia, formavam apenas uma pequena parcela da ciência oculta, que compreendia ainda três grandes divisões: a teurgia, a magia e a alquimia.
O estudo do ocultismo é importante sob dois pontos de vista: esclarece o passado, urna época totalmente esquecida, e permite ao historiador recuperar a antiguidade sob uma forma ainda pouco conhecida. Este estudo apresenta ao experimentador contemporâneo um sistema sintético de afirmações a serem controladas pela ciência e outro, de idéias sobre as forças desconhecidas da natureza e do homem.
O emprego da analogia, método característico do ocultismo e de sua aplicação às ciências contemporâneas, ou às nossas concepções modernas de arte e sociologia, nos permite inaugurar unia fase toda nova sobre problemas ainda insolúveis.
O ocultismo, entretanto, não pretende ser o único a dar a solução certa às questões que ele aborda. É um sistema filosófico que dá sua solução para questões que muito atormentam o espírito humano. Será essa solução a única expressão da verdade ? Só a experimentação e a observação serão capazes de demonstrá-lo.
Para evitar erros de interpretação, o ocultismo deve ser dividido em duas grandes partes:
1 - Uma parte imutável representada pela base da tradição facilmente encontrada em todos os trabalhos sobre hermetismo, qualquer que seja sua época ou origem.
2 - Uma parte pessoal do autor, constituída de comentários e aplicações pessoais.
A parte imutável pode ser dividida em três partes:
a) A existência da trindade como lei fundamental para todos os planos do universo,
b) A existência de correspondências unindo intimamente todas as porções do universo visível e invisível.
c) A existência de um mundo invisível, cópia exata e fundamento perpétuo do mundo visível.
A possibilidade dada a cada inteligência de manifestar suas faculdades na disposição dos detalhes é causa eficiente do progresso dos estudos, a origem das diversas escolas e a prova da possibilidade que tem cada autor de conservar intacta sua personalidade, qualquer que seja o campo da ação abordado por ele.