Cada Causa Tem Seu Efeito E Cada Efeito Tem Sua Causa.
Mago Jofa
71 - O Princípio de Causa e Efeito expressa a verdade de que a Lei rege o Universo; que a casualidade não existe, pois a casualidade é o nome de uma coisa existente, porém, desconhecida pelo homem. Crer na casualidade seria subtrair os fenômenos do universo ao domínio da lei e da ordem, e deixá-los em poder da arbitrária e cega lei do acaso ou do azar.
72 - Nada poderia no universo independente das leis estabelecidas. Não é possível imaginar-se a existência de algo fora e independente do todo; contrariamente, esse algo invalidaria as leis da natureza e submergiria o universo no caos... Então a chamada casualidade não seria mais do que a expressão relativa de causas ignoradas ou difíceis de compreender. Nos próprios jogos de azar rege a lei de causa e efeito... Cada vez que um dado cai à mesa e mostra um de seus seis números, obedece a uma lei tão infalível como a que governa a revolução dos planetas em torno do Sol. A posição do dado, a quantidade de energia muscular empregada para tirá-lo da caixa, a condição da mesa, o sentir interno, a disposição de ânimo, etc..., são causas invisíveis que produzem um efeito visível. Se fossemos capazes de examinar as causas determinantes, veríamos que o dado não poderia cair de outro modo nas mesmas circunstâncias e em igualdade de tempo. Nada sucede sem uma causa ou combinação de causas.
73 - A lei de causa e efeito refere-se unicamente à sucessão das coisas; isto é, ao resultado ou conseqüência de outro sucesso precedente, como temos visto e estudado na obra A RELIGIÃO DOS SÁBIOS. Existe continuidade entre o sucesso precedente, conseqüente e subseguinte. Se a telha de uma casa se desprende e cai sobre a cabeça de um homem e o mata, parece-nos à primeira vista um acontecimento casual; porém, estudando detidamente os acontecimentos, veremos que a chuva recente abalou a parede da casa, depois consideramos a posição do homem e logo devemos analisar porque caiu sobre a cabeça desse homem e não sobre a de outros que estavam com ele. Em suma, veria-nos envoltos em uma enorme rede de causas e efeitos.
74 - Cada pensamento e cada ato produz seus resultados, que se unem na cadeia interminável de causas e efeitos. Assim como uma pessoa tem pai e mãe, quatro avós, oito bisavós, dezesseis tetravôs e assim sucessivamente, o mesmo acontece no número de causas e efeitos.
75 - O livre
arbítrio e o determinismo foram tratados amplamente em nossa obra
"A RELIGIÃO DOS SABIOS" e na "DO SEXO À DIVINDADE",
onde dissemos que nem uma nem outra dessas expressões são
inteiramente verdadeiras e são pólos de uma mesma verdade.
Em resumo: o determinismo ou o fatalismo pertencem exclusivamente à
matéria ou ao físico, como o comer, o beber, o dormir, etc...
Enquanto que o livre arbítrio se relaciona com o espírito
e a moral do ser.
Os sábios antigos diziam: "Quanto mais longe está a criatura
de Deus, mais atada está; quanto mais próxima, mais livre
está."
76 - A maioria das pessoas é escrava da herança, do ambiente, das circunstâncias, etc., e não pode ter livre arbítrio. Estão contornadas pelos costumes, modas, opiniões e crenças, e vivem pelos seus sentimentos, afetos e emoções; não são donas de si mesmas. Sem embargo, aborrecem-se quando se lhes diz: "sois escravos e não podeis fazer o que queirais"... O adepto pode dominar seus gostos e necessidades, e transmutá-los em correspondentes ao pólo oposto mental. Se um homem o insulta na rua, ele reage, mas, ao invés de responder com palavras grosseiras ou com um golpe, ele sorri e segue seu caminho. Este é o livre arbítrio, afeto somente ao espírito e à moral. Porém, o Adepto não pode escapar à lei do fatalismo como quando passa uns dias sem comer; deve, ao terceiro dia, buscar o alimento para sua conservação. Então O FATALISMO É INSTINTTIVO E SERVE PARA A CONSERVAÇÃO, ENQUANTO QUE O LIVRE ARBÍTRIO É COSCIENTE E CONDUZ À PERFEIÇÃO. E assim vemos que os Mestres não escapam à lei de causa e efeito nos planos da vida superior, porém, nesses planos a lei rege também superiormente, e portanto, podem dominar as circunstâncias no plano material, formando parte consciente da Lei ao invés de serem seus cegos instrumentos. São servos nos planos superiores e senhores no material.
77 - "NEM UM CABELO CAI SEM A VONTADE DE VOSSO PAI CELESTIAL", disse Jesus. Esta é uma verdade porque não cai sem que o advirta a MENTE DIVINA, porque estão numerados os cabelos de nossa cabeça. Nada está fora da Lei nem ninguém pode contravertê-la.
78 - Libertação ou liberdade significa esquecer-se de si mesmo para converter-se em instrumento do ÍNTIMO. Esquecer-se de si mesmo não significa, como muitos acreditam, negar a seu corpo todas as suas justas necessidades, prazer e alegria, e converter-se em asceta, monge ou ermitão; pois, esses seres não são instrumentos do "EU SOU"; ao contrário, estão dominados por uma virtude egoísta, a de salvarem-se a si mesmos. O verdadeiro Super-homem ou Adepto é aquele ser uno com a Realidade, que executa a Vontade do Pai desde o Reino Interno. É como a fonte d'água que dá tudo sem pensar em guardar nada para si ou para amanhã.
79 - Muitos falam de reencarnação e da lei de compensação porque leram nos livros de ocultismo; mas ninguém, ou muito poucos o comprovaram por experiência própria. Em certo centro do corpo se encontra o arquivo de todas as vidas passadas, com sua correspondente lei de causa e efeito. Porém, devemos dizer que o homem pode à vontade provocar o acontecimento rápido da compensação, e com uma vida poderia pagar tudo. Também com o serviço e o trabalho pode-se esgotar os efeitos das causas e livrar-se de todo o mal.
80 - Cada ser elege o corpo no qual vai se encarnar, para alcançar a máxima soma de experiência numa só vida e retornar conscientemente ao íntimo. Quanto maior for uma alma, tanto maiores serão seus sofrimentos. Todos temos que pagar certas dívidas à lei de causa e efeito, antes de podermos entrar no conhecimento de nossas vidas passadas. Do contrário, este conhecimento seria como um castigo ao invés de uma benção, porque de antemão veríamos nossas desgraças vindouras que nos arrastariam em suas ondas. O Aspirante deve compreender que o "EU SOU" é muito justo em lhe ocultar o futuro, e que somente pela intuição deve se dedicar a reparar males causados aos demais nesta vida como nas anteriores.
81 - Temos no sexo uma energia criadora ou destruidora, conforme a empregue o discípulo. A inteligência desta energia é um mestre que proporciona o material aspirado e respirado. Se os átomos aspirados e respirados são solares, esta energia-inteligência ascende pelo sistema nervoso em forma de LUZ.
82 - A aspiração e respiração puras despertam a energia-luz, enquanto os desejos e as paixões avivam o fogo interno que consome a alma do ser. Quando aquele ascende pelo sistema, abre os sete selos apocalípticos ou centros magnéticos, até sair pela parte superior da cabeça. Então poderá dizer, como o Nazareno: "Eu vou ao Pai - Eu e o Pai somos UM".
83 - Quando isto ocorrer, o homem se converterá em Mestre e não antes. Sentirá a Consciência Cósmica, e ante ele se descobrirão os mistérios de sua vida e as atividades da mente humana. Neste estado se aprende, sentindo o modo de manejar os poderes mentais e de curar as mentes enfermas. A inteligência ou M.M.M lhe guiarão em todas as experiências.
84 - O homem tem que passar por três nascimentos antes de chegar a ser Super-homem: o nascimento físico, o nascimento interno e o nascimento interior (Íntimo). Do mundo interno podemos ver nosso adiantamento e evolução desde o princípio de nossas descida à matéria e podemos até ver nosso caminho traçado nele para o futuro. Porém, no mundo Íntimo nos sentimos eternos e que nunca tivemos princípio nem teremos fim.
85 - Do mundo interior ou Reino Interior, o homem, com seus poderes desenvolvidos, absorve seu alimento sem prestar atenção aos desejos de seu corpo, assim como atualmente ele respira o ar sem prestar atenção à necessidade dos pulmões. Isto é o que quer dizer o ensinamento: "O Iniciado esquece-se de si mesmo para servir aos demais". Isto é o que significam as palavras de Jesus: "Pedi o Reino de Deus e seu uso justo e tudo o mais vos será dado por acréscimo."
86 - O Iniciado geralmente age no mundo mental utilizando a soberana inteligência que reside na mente, para dirigir os demais seres. Este poder se obtém por uma espécie de prática especial, ensinada ao merecedor que pisa na senda. O corpo mental é como um escudo do mestre da mente e sobre o qual estão escritos os conhecimentos dos senhores da mente e as vidas passadas.
87 - Os sete selos do Livro Sagrado do Apocalipse, abrem-se facilmente quando se penetra conscientemente no mundo interno e neles são vistas as causas de todos os efeitos e a razão de ser dos resultados e acontecimentos. Neles se descobre a causa de todas as guerras e a razão pela qual a humanidade é castigada.
88 - O discípulo analisa às vezes o porquê de sua aversão por certos seres, e vê, ao revisar o passado, que essas pessoas lhe foram a causa de muitos sofrimentos e torturas; porém, também descobre que merecia esses sofrimentos e tinha que pagar suas dívidas. Ao chegar a esta compreensão reinará em seu coração a paz, e a aversão se tornará em amor até para seus próprios inimigos.
89 - Os átomos
mentais dos homens são arquivos de suas vidas e civilizações
passadas, e por meio deles pode ler nos arquivos mentais da natureza e penetrar
em sua sabedoria, porque o mundo interno é como um museu permanente,
e não há tempo nem espaço. Ali está sempre o
"eterno agora", e neles estão escritas as leis ou a Lei
de causa e efeito (O KARMA).
Dentro do homem se encontram átomos anjos de suma sabedoria e são
eles que constantemente guiam a inspiração do artista ou do
autor, para expressar algo que não tenha sido concebido de antemão,
pois esses átomos inspiram inteligências de civilizações
antigas. Há muitas pessoas que invejam a sorte dos anacoretas, faquires,
religiosos de conventos, e eles são dignos de compaixão. Aqueles
que dedicam toda sua vida à contemplação interna, conseguem
somente turvar e retardar o próprio crescimento espiritual, porque
o verdadeiro desenvolvimento se efetua para fora e não para dentro,
como acreditam alguns místicos. Os átomos solares aspirados
pelo lado positivo do nariz livram o estudante deste estado mediúnico.
90 - O corpo mental é a personalidade do ser e liga-se com os corpos do desejo e físico por uma membrana mental prateada, que está no cérebro. Esta membrana é muito susceptível às emoções e vícios como a cólera, a paixão desenfreada, o álcool, etc., que podem causar sua ruptura. Se esta membrana se desgarra, sobrevém a enfermidade e a loucura, porque por esta ferida penetram átomos e entidades destrutivas e malignas. É a legião descrita pelo Evangelho. Desta maneira eliminaram a personalidade do ser e a trocam por outra. O Magista sabe como retirá-la (LEGIÃO) por meios apropriados. "Esses obcecados encontram alívio nas alturas elevadas porque a densidade desses átomos lhes tira o poder de se elevarem, devido a seu peso, e muitos são abandonados em seu trajeto."