As combinações de influências das cartas do taro
Para cada um
dos quatro Naipes temos quatro figuras que simbolizam pessoas ativas que
transmitem a idéia de cada um e cartas com valores desde o um, o
ás, até o dez. Estas dez cartas correspondem as dez Sephiroth
da influência de cada naipe.
As quatro figuras são:
REI - IOD
DAMA - primeiro HE
CAVALEIRO - VAU
VALETE - segundo HE (Servidor que transmite a influência do Naipe)
Cada uma destas figuras atua no campo das dez Sephiroth do seu naipe, o
que resulta em 40 combinações de influências para cada
naipe e 160 para todo o Taro.
Isto considerando apenas a análise dos reflexos da Primeira Família
exclusivamente em Hockmah. Considerando os reflexos em todo o Sephitoh teríamos
1.600 combinações de influências.
Segundo a analogia do Taro com a Cabala, Alquimia e Magia, temos:
PAUS - REI - IOD - FOGO - ELFOS e SALAMANDRAS
COPAS - DAMA - primeiro HE - ÁGUA - ONDINAS
ESPADAS - CAVALEIRO - VAU - TERRA - SILFOS
OUROS - VALETE - segundo HE - AR - GNOMOS E DUENDES
Quanto as côres de cada naipe, a cor Prêta (elemento Rajástico
na tradição Oriental) simboliza as qualidades ativas, força
de vontade, energia, iniciativa, movimento e ação.
A cor Vermelha (elemento Tamásico na tradição Oriental)
simboliza as qualidades passivas, inércia, ausência de movimento
e inconsistência.
análise dos quatro naipes como caminhos de iniciação
Todo o sistema do Arcanos: Menores e Maiores está estreitamente ligado
à Cabala, como já citamos anteriormente. Em particular com
a Árvore da Vida ou Sistema Sefirótico e com o Tetragramaton
IOD HE VAU HE.
Pode-se dizer que o sistema dos Arcanos e sua divisão em Quatro Naipes
é correspondente ao Sistema Sefirótico e seus Quatro Mundos
e ao Tetragramaton, por onde passa tudo que existe.
Pode-se relacionar as 10 cartas de valores numérico aos dez ramos
ou estágios do Sephiroth, e também os 22 Arcanos Maiores aos
22 canais que interligam o Sephiroth e ao alfabeto hebraico.
Assim temos:
IOD PAUS REI Mundo da Emanação 4ª Iniciação
HE COPAS DAMA Mundo da Criação 3ª Iniciação
VAU ESPADAS CAVALEIRO Mundo da Formação 2ª Iniciação
HE OUROS VALETE Mundo da Manifestação 1ª Iniciação
Os quatro Naipes também representam os quatro principais estágios
do desenvolvimento humano:
OUROS - estágio das aquisições externas e internas
da personalidade na vida terrestre
ESPADAS - desvalorização das aquisições de ouros,
luta interna, negação do mundo e
da própria personalidade
COPAS - unificação com a Vontade Divina.
PAUS - Poder e Realização.
O progresso Iniciático de Ouros até Paus segue o sentido inverso
do Tetragramaton, começando no segundo He e ascendendo até
o IOD inicial. isto é lógico pois não se trata da lei
da Criação (processo diabático ou de descida), mas
sim do caminho da Reintegração (processo anabático
ou de subida).
O caminho de descida conduz do sutil ao denso e é criativo, correpondendo
a manifestação dos níveis superiores nos níveis
inferiores.
O caminho de subida é um processo de sublimação da
natureza interior.
Ambos os processos são possíveis, tanto no sistema inteiro
dos quatro Naipes, como dentro dos limites de cada um. Segundo cada caso
e aspectos particulares da individualidade humana, esta ou aquela direção
é mais indicada.
Assim, temos:
OUROS - Estabelecer pontos de apoio nos planos inferiores para alcançar
o
"ponto de suspensão", isto é um contato com os planos
superiores.
ESPADAS - Libertar-se da ilusões dos mundos inferiores e chegar a
um
novo nascimento espiritual.
COPAS - Elevar o inferior, transmitindo-lhe por meio do sacrifício,
aquilo que foi
recebido do Alto.
PAUS - Conscientizar-se de sua missão no esquema do Plano Divino
para
a Terra e trabalhar neste sentido, em contato com seu Eu superior.
As figuras de um Naipe, dentro dos limites deste Naipe, representam os quatro
níveis iniciáticos nos quais se pode desenrolar a experiência
do Naipe.
Desse modo os Arcanos Menores apresentam 64 estágios internos básicos,
do caminho espiritual do discípulo, isto é a experiências
dos 4 naipes em seus 4 aspectos e quatro níveis iniciáticos
-> 4x4x4 = 64, que pela soma de seus algarismos conduz a Unicidade Final.