O círculo mágico

Papus




Todos os rituais mágicos solenes, que obedecem aos procedimentos tradicionais, são realizados em espaços discretos, seja em um quarto, uma sala fechados ou em local deserto, ao ar livre. Os rituais denominados "Rituais de Evocação", em especial, exigem o traçado do círculo mágico. O Círculo é uma área preparada para abrigar o operador e demais presentes de modo a preservar a segurança destas pessoas durante o ritual. Os perigos são ataques eventuais de entidades astrais, perda súbita de energia vital etc..
"O Círculo é a assinatura pessoal da vontade combinada com as influências astrais. Os videntes descrevem-no como uma linha circular de chamas e projeções em forma de colunas de luzes muito brilhantes, lá - onde nossos sentidos físicos só percebem um traço de carvão e nomes hebraicos".
A magia que faz do círculo uma área de segurança começa com todos os movimentos e concentração do traçado. É a magia do gesto que "simboliza a Vontade do operador em promover o isolamento, proteção contra toda má influência. Este círculo pode ser traçado com a Espada Mágica e marcado com uma mistura de carvão e pedra-imã pulverizados ou mesmo, somente com o carvão, isolante magnético por natureza". Existem modelos de Círculos Mágicos dedicados a cada um dos sete planetas esotéricos. No Tratado Elementar Papus reproduz todos eles além de transcrever toda uma série de evocações e preces específicas para cada elemental, cada dia da semana, cada anjo etc.. O Círculo Tradicional, uma espécie de Círculo Master que pode ser usado em qualquer operação é composto em camadas que contêm nomes sagrados e símbolos.