Sepher Yetzirah
O Livro Cabalístico da Criação
TRADUÇÃO DE PAPUS
CAPÍTULO I - Exposição Geral
É com as trinta e duas vias da sabedoria, vias admiráveis
e ocultas, que IOAH (h w h y) DEUS de Israel, DEUS VIVO e Rei dos Séculos,
DEUS de Misericórdia e de Graça, DEUS Sublime tão Exaltado,
DEUS vivendo na Eternidade, DEUS santo, grava seu nome por três numerações:
SEPHER, SEPHAR e SIPUR, isto é o NÚMERO, O QUE NUMERA e o
NUMERADO (Também traduzido por Escritura, Número e Palavra
- Abendana), contido nas dez Sefirotes isto é, dez propriedades,
com exceção do inefável, e vinte e duas letras.
As letras são constituídas por três mães, mais
sete duplas e doze simples. As dez Sefirotes com exceção do
inefável (EN SOF), são constituídas pelo número
dez, como os dedos das mãos, são cinco mais cinco, mas no
meio deles está a aliança da unidade. Na interpretação
da língua e da circuncisão encontram-se as dez Sefirotes com
exceção do inefável.
Dez e não nove, dez e não onze, compreende isto em tua sabedoria
e saberás dentro de tua compreensão.Exercita o teu espírito
sobre elas, pesquisa, relaciona, pensa, imagina, restabelece as coisas em
seus lugares e assenta o Criador no seu Trono.
Dez Sefirotes com exceção do inefável, cujas dez propriedades
são infinitas: o infinito do princípio, o infinito do fim,
o infinito do bem, o infinito do mal, o infinito em elevação,
o infinito em profundidade, o infinito ao Oriente, o infinito ao Ocidente,
o infinito ao Norte, o infinito ao Sul (Meio-dia). Só o Senhor está
acima; Rei fiel, ele domina tudo do alto do seu Trono pelos séculos
afora.
Vinte e duas letras fundamentais, três mães: Aleph, Mem, Shin
(c m a), elas correspondem ao prato do mérito, ao prato do demérito
e à balança da lei que conserva o equilíbrio entre
eles; sete duplas, b Beth, - g Ghimel - d Daleth - k Caph - p Phé
- r Resh - t Thau, que correspondem à vida, à paz, à
sabedoria, à
riqueza, à posteridade, à graça, à dominação;
doze simples: h He- w Vau- z Zain - j Cheth - f Teth - y Iod - l Lamed -
n Nun - s Samech - u GHain - x TTsade - q Cuph, que correspondem à
vista, ao ouvido, ao olfato, à palavra, à nutrição,
à coabitação, à ação, ao caminhar,
à cólera, ao riso, ao pensamento e ao
sono. Pelo qual Yah, Eterno Sabaoth, Deus de Israel, Deus Vivo, Deus Onipotente,
elevado, sublime, vivendo na Eternidade e cujo nome é santo, propagou
três princípios e suas posteridades, Ar, Água e Fogo,
sete conquistadores e suas legiões (Os Planetas e as Estrelas), doze
arestas do cubo (O nome y s b l a - não parece significar diagonal...).
A prova das coisas é dada por testemunhos dignos de fé, o
mundo, o ano e o homem, que tem a regra das dez, três, sete e doze;
seus prepostos são o dragão, a esfera e o coração.
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CAPÍTULO II - As Sefirotes ou as Dez Numerações
Dez Sefirotes com exceção do inefável; seu aspecto
é semelhante ao das chamas cintilantes, seu fim perde-se no infinito.
O verbo de Deus circula nelas; saem e voltam sem cessar, semelhantes a um
turbilhão, e executam a todo instante a palavra divina e se inclinam
diante do Trono do Eterno. Dez Sefirotes com exceção do inefável;
considera que seu fim está junto ao princípio como a chama
está unida ao tição, porque só o Senhor está
acima e não há segundo. Que número poderia enunciar-se
antes do número um?
Dez Sefirotes com exceção do inefável. Fecha teus lábios
e suspende tua meditação, e, se teu coração
desfalece, retorna ao ponto de partida. Porque está escrito: sair
e retornar, pois por isso a aliança foi feita: Dez Sefirotes com
exceção do inefável.
A primeira das Sephirah, um, é o Espírito do Deus Vivo, é
o nome abençoado e bendito do Deus eternamente vivo. A voz, o espírito
e a palavra é o Espírito Santo.
Dois é o sopro do Espírito. E com ele são gravadas
e esculpidas as vinte e duas letras, as três mães, as sete
duplas e as doze simples; cada uma delas é espírito. Três
é a Água que vem do sopro. Com eles esculpiu e gravou a matéria
prima inanimada e vazia, edificou TOHU, a linha que da a volta ao redor
do mundo, e BOHU as pedras ocultas enterradas no abismo, de onde saem as
Águas.
Eis uma variação desta passagem por M. Mayer Lambert - "Em
terceiro lugar: criou a água e o ar; traçou e talhou com ela
o TOHU e o BOHU, o lodo e a argila; fez uma espécie de canteiro,
talhou-os em uma espécie de muro, encobriu-os com uma espécie
de telhado; fez correr água em cima, e ela
penetrou a terra, como está escrito: Pois à neve disse: sê
a terra (TOHU é a linha verde que engloba o mundo inteiro; BOHU são
as pedras esburacadas e enterradas no Oceano, de onde sai a água,
como está dito: Ele esticará sobre ela a linha de TOHU e as
pedras de BOHU)". Esta última interpretação é
provavelmente uma interpolação. O autor do Sepher Yetzirah
parece ter explicado: w h b w w h t por m y f w c p r. Quatro é o
Fogo que vem da Água, e com eles esculpiu o trono de honra, os Ophanim
(rodas celestes), os Serafins, os Animais santos e os Anjos servidores;
e de sua dominação fez sua morada como diz o texto: Foi ele
quem fez seus anjos e seus espíritos ministros se movendo no fogo.
Cinco é o sinete com o qual selou a altura quando a contemplou acima
dele. Ele a selou com o nome (w h y) - IEV. Seis é o sinete com o
qual selou a profundidade quando a contemplou abaixo dele. Ele a selou com
o nome de (h w y) - IVE. ... e assim por diante: