Discurso de Salomão Sobre os Seres Invisíveis
Papus



...Deus, tendo feito todas as coisas para lhe serem submetidas, quis levar suas obras até o grau mais perfeito, fazendo um trabalho que participa do divino e do terrestre, isto é, o homem cujo corpo é grosseiro e terrestre e a alma, espiritual e celeste. Ao homem ele submeteu toda a terra e seus habitantes e lhe deu meios pelos quais pudesse familiarizar-se com o trato dos anjos, queeu chamo criaturas celestes e que são destinados uns a povoar os elementos, outros a conduzir e ajudar os homens e outros a cantar continuamente louvores a Deus. Tu podes, com auxílio de seus selos e caracteres, fazer com que te sejam familiares, contanto que não abuses desta faculdade, exigindo-lhes coisas que lhes são contrárias, porque maldito seja a quele que invocar o nome de Deus em vão e que empregar mal as ciências e os bens com que nos enriqueceu.
...Há diferentes classes de espíritos, segundo as coisas às quais eles presidem. Há os que presidem o céu empíreo; outros, o primeiro e o segundo cristalino; outros, o céu estrelado; há também os dos céus de Saturno, que eu domino, os saturnistas;há espíritos jupiterianos, marcianos, solares, venusianos, lunares e mercuriais; existem também nos elementos, na região ígnea, outros no ar, outros na água e outros na terra. Todos podem ser úteis ao homem que tiver a felicidade de os conhecer e saber atraí-los.

Quero ainda que saibas que Deus destinou a cada um, um espírito que vela e zela pela nossa conservação; são chamados gênios e sua natureza é elementar como a nossa e são mais aptos a prestar serviços àqueles cujo temperamento está conforme com o elemento que o gênio habita; assim é que, se, por exemplo, tens um temperamento ígneo, isto é, sangüíneo, teu gênio será ígneo e submetido ao império de Bael (Baal). Deveis saber que há tempos reservados para a invocação destes espíritos, dias e horas nos quais têm forças e um poder absoluto.