Fisiologia
da Meditação
Papus
1º) Filtração
das sensações pelos orgãos dos sentidos, primeiro passo
para a produção de idéias.
2º) Fixação das idéias.
3º) "Digestão" das idéias, origem do pensamento.
Os orgãos dos sentidos representam, para a sensação,
o que a boca, o estômago e os intestinos representam para os alimentos:
orgãos de separação e de primeira transformação.
Uma vez produzidas, as idéias, análogas ao quilo, são
condensadas na memória, como o quilo é condensado, em grande
parte, no fígado. Chardel definiu a memória como uma reação
da inteligência sobre a sensibilidade. Transcendendo a inteligência
condicionada e a memória, começa a ação do magista,
que considera a memória, tão cara aos pedagogos atuais, como
uma faculdade puramente passiva.
A digestão
das idéias é muito mais complicada que a digestão dos
alimentos. Ao que sente, segue-se a ação daquele que PENSA,
ação muito mais elevada, característica exclusiva de
seres humanos. "Ter idéias, disse Fabre d'Olivet, é sentir;
ter pensamentos é criar". Ora, a meditação é
o exercício do pensamento; é a origem do dom das faculdades
remotas (ou latentes) do homem, inclusive o dom da profecia e o êxtase.
O desenvolvimento especial da memória não é absolutamente
necessário ao exercício da meditação e a profecia,
por exemplo, se desenvolverá mais provavelmente na alma de um pastor
contemplativo da natureza que no espírito de um erudito carregado
de diplomas e preconceitos. A instrução é um instrumento,
um meio e, muitas vezes, um perigo quando incompleta; jamais um fim, exceto
para o Ocidental que se autodenomina "um homem prático".
É pelo exercício progressivo da meditação que
se chega, pouco a pouco, aodesenvolvimento das faculdadespsíquicas
superiores, de onde derivam tês ordens de fenômenos que os autores
antigos classificaram como: arroubo, êxtase e sonho profético.
O <BARROUBO< B>decorre da meditação das coisas espirituais
combinada com um ritmo respiratório caracterizado pela expiração
voluntariamente retardada. O procedimento produz catalepsia do corpo físico
e iluminação do corpo astral que pode entrar em contato telepático
com o plano espiritual embora "permaneça no físico".
O êxtase se manifesta exteriormente pelos mesmos fenômenos:
catalepsia, olhar fixo, ritmo respiratório peculiar etc.) mas, neste
estado, ocorre o deslocamento do corpo astral além da visão
à distância. O sonho profético não se confunde
com o sonho da psicologia da personalidade, que processa fatos, visões
e idéias vividos e que ocuparam a mente durante um dia ou por longos
períodos. O sonho profético independe, inclusive do estado
de sono. É desencadeado por uma súbita iluminação
da alma, um estado de consciência no qual há percepção
do plano astral. Sobre < escreveu profético,>
Aquele que quizer ter sonhos divinos deve estar fisicamente disposto e preparado
e não ter o cérebro sujeito a vapores nem o espírito
às paixões; não deve cear neste dia nem beber coisa
alguma que o possa atordoar. Que seu quarto esteja muito limpo e seja mesmo
exorcisado e consagrado, queimando-se nele algum perfume. Sob o travesseiro,
colocará uma figura sagrada e tendo invocado a divindade por meio
de santas orações, o operador deve deitar-se com o pensamento
fixo naquilo que quer saber; pois é assim que ele terá sonhos
muito verdaderios e certos." PAPUS
Da mesma forma que os diversos processos que descrevemos aqui auxiliam o
treino do que sente em nós, o exercício da meditação
desenvolve rapidamente e com segurança o que pensa. Mas o que é
preciso fazer para praticar a meditação? - perguntareis. Goethe,
quando desejava penetrar um segredo da natureza relativo à anatomia,
por exemplo, tomava o crânio de um animal qualquer e, sentando-se
no jardim, contemplava longamente o objeto de suas investigações.