A Encarnação Do Verbo
Stanislas de Guaita


O terceiro setenário, englobando o problema do mal, objetiva solucionar essa questão, redimindo o homem de seu pecado original, provocado pela Queda Adâmica e todas as funestas conseqüências de materialização crescente, ignorância e impotência. Essa serpente temível, que enganou Adão-Eva no Paraíso, é a personificação da Luz Astral, "o fluido implacável que governa os instintos, agente do nascimento e da morte, símbolo sobretudo do egoísmo primordial, a misteriosa atração em direção a si mesmo, que é o próprio princípio da divisibilidade: esta força que, solicitando a todo ser o isolamento da unidade original para fazer-se centro e comprazer-se em seu eu, ocasionou a decadência de Adão". Guaita encontrou aí a síntese filosófica e levantou o véu temível e benfazejo que oculta aos olhos do vulgo o grande arcano da Magia. Procurou não só desvendar o problema do mal, mas desejou conhecer sua origem, o estado de Adão antes da Queda, o significado da Redenção do Cristo Doloroso e o significado cabalístico do Cristo Glorioso.
Adão Kadmon (Deus manifestado) esposa Eva (a Natureza Essência), que refletiu por emanação como sendo a faculdade eficiente. E, para dqtalhar: os três princípios masculinos, constitutivos de Adão, emanaram três faculdades femininas, constitutivas de Eva. Cada princípio é o esposo simbólico da faculdade eficiente que ele refletiu: O Pai é o esposo da Providência; o Filho é o esposo da Vontade e o Espírito é o esposo do Destino. Se generalizarmos, poderemos dizer que do casamento de Adão-Kadmon com a Eva Celeste, nasceu a substância universal, Adamah, animada por um princípio de vida universal hiperfísica, Nephesh-ha-haiah. Nahash, a Serpente da Gênese, age e se manifesta em Nephesh-ha-haiah. Foi nesse ponto preciso que a Queda realizou-se pela materialização da vida e a multiplicação divisional, geradora de submúltiplos ao infinito...
Pois, o Adão decaído ou Cristo Doloroso, síntese mística da Igreja Militante, geme, aprisionado no Universo Substância que elabora, após ter passado ao ato; o Adão Celeste ou Cristo Glorioso, síntese da Igreja Triunfante, preenche sempre com sua glória o Universo-Essência, que é sua obra."
(Stanislas de Guaita, Le Problème du Mal. Paris, Ed. de la Maisnie, 1975, pp. 7 e 11).
O Destino não permitiu que Stanislas de Guaita concluísse seu terceiro setenário, ocasionando sua morte através do mesmo mal que atacou seu pai em 1880: a uremia. Mesmo antes de 1886, Guaita queixava-se desse mal, cujo reflexo é uma dor de cabeça terrível. Mas o mal foi se acentuando, e em 1897 Guaita chamou em Alteville seu mais fiel companheiro, Papus, para transmitir-lhe a sucessão na Ordem Cabalística da Rosa-Cruz, dizendo-lhe que estava tudo acabado e que o Destino não lhe permitiria dizer nada mais. "Talvez eu assista ao nascimento de meu livro (A Chave da Magia Negra), mas creio que não poderei ir mais longe." Alguns dias mais tarde, Papus sentiu que um nascimento estava prestes a ocorrer no Invisível: viu inúmeros sinais misteriosos, enchendo seu coração de tristeza, pois isso significava a morte do companheiro que tanto estimava. Três dias depois Stanislas de Guaita estava morto, vítima de uremia. Seu espírito, galgando as alturas das regiões celestes, foi atuar no mundo das almas glorificadas, na Comunhão dos Iniciados.
Não deixou testamento literário ou filosófico, na opinião de seus biógrafos e amigos. Muitos acreditaram que seus últimos desejos não foram transmitidos aos amigos de Paris. A biblioteca, que valia no mínimo 38 mil francos, foi vendida por apenas 15 mil francos à Livraria Dorbon; os livros raros, com notas do punho do Adepto, foram dispersados. A família recusou todo tipo de oferta dos amigos pela biblioteca parisiense. Muitos manuscritos seus foram queimados, assim como diversos documentos. Sua família via na atividade iniciática do Mestre a causa de sua morte, esquecendo-se de que o pai fora atingido pelo mesmo mal em 1880.
O mal que ele tanto procurou combater reside na imaginação corrompida das pessoas, nos corações endurecidos pelo orgulho e pelo ódio; reside no egoísmo e nos falsos valores da humanidade. A morte física apenas distancia o homem da matéria, pátria da prova e do aperfeiçoamento, para colocá-lo em outro plano de consciência. É um sofrimento para todos pela saudade, principalmente para aqueles que, não estando preparados, ainda não se desvincularam dos laços da encarnação; é uma recompensa para o Adepto porque alcançará a liberdade total, a desvinculação das necessidades físicas; viverá na Luz e pela Luz, contribuindo para a emancipação de seus semelhantes que ainda permaneceram para trás na escala evolutiva.
A natureza se renova com o nascimento de um novo Sol em seu seio.
Todas as almas prosternam-se diante do novo rei que toma assento no Trono da Glória.
Cumpriu-se um novo ciclo na história da Regeneração do Gênero Humano.
Um novo século se abre e novos iniciados realizarão igualmente a sua obra.
E encontrarão o caminho um pouco mais facilitado pelo trabalho de seus antepassados, Filhos da Luz, como foi Stanislas de Guaita.
Sociedade das Ciências Antigas
No Umbral do Mistério
Esta obra resume, de forma brilhante, a evolução do Hermetismo, desde o ciclo de Ram e o Reino do Carneiro até os Franco Juízes da Idade Média e as Sociedades que nasceram das cinzas dos Templários, passando pela India, Pérsia e pela Grécia legendária. A obra distingue claramente o Hermetismo do Espiritismo e das práticas de feitiçaria.
Stanislas de Guaita descreve os grandes Iniciados do Ocidente, mostrando a retransmissão do sacerdócio mágico e religando-os desde Alberto, o Grande, até Saint-Yves d'Alveidre e Papus, passando por Louis Claude de Saint-Martin, na Revolução Francesa, e por Fabre d'Olivet. Constata, por fim, a renovação do Hermetismo da sua época (1886), da qual ele próprio é um dos principais expoentes.
A primeira edição desta obra veio à luz em 1886. Logo esgotou-se, dando lugar a uma segunda edição, revista e ampliada em 1890. A revisão definitiva foi efetuada com a edição de 1895, na qual se baseia a presente tradução.