A Encarnação Do Verbo
Stanislas
de Guaita
O terceiro
setenário, englobando o problema do mal, objetiva solucionar essa
questão, redimindo o homem de seu pecado original, provocado pela
Queda Adâmica e todas as funestas conseqüências de materialização
crescente, ignorância e impotência. Essa serpente temível,
que enganou Adão-Eva no Paraíso, é a personificação
da Luz Astral, "o fluido implacável que governa os instintos,
agente do nascimento e da morte, símbolo sobretudo do egoísmo
primordial, a misteriosa atração em direção
a si mesmo, que é o próprio princípio da divisibilidade:
esta força que, solicitando a todo ser o isolamento da unidade original
para fazer-se centro e comprazer-se em seu eu, ocasionou a decadência
de Adão". Guaita encontrou aí a síntese filosófica
e levantou o véu temível e benfazejo que oculta aos olhos
do vulgo o grande arcano da Magia. Procurou não só desvendar
o problema do mal, mas desejou conhecer sua origem, o estado de Adão
antes da Queda, o significado da Redenção do Cristo Doloroso
e o significado cabalístico do Cristo Glorioso.
Adão Kadmon (Deus manifestado) esposa Eva (a Natureza Essência),
que refletiu por emanação como sendo a faculdade eficiente.
E, para dqtalhar: os três princípios masculinos, constitutivos
de Adão, emanaram três faculdades femininas, constitutivas
de Eva. Cada princípio é o esposo simbólico da faculdade
eficiente que ele refletiu: O Pai é o esposo da Providência;
o Filho é o esposo da Vontade e o Espírito é o esposo
do Destino. Se generalizarmos, poderemos dizer que do casamento de Adão-Kadmon
com a Eva Celeste, nasceu a substância universal, Adamah, animada
por um princípio de vida universal hiperfísica, Nephesh-ha-haiah.
Nahash, a Serpente da Gênese, age e se manifesta em Nephesh-ha-haiah.
Foi nesse ponto preciso que a Queda realizou-se pela materialização
da vida e a multiplicação divisional, geradora de submúltiplos
ao infinito...
Pois, o Adão decaído ou Cristo Doloroso, síntese mística
da Igreja Militante, geme, aprisionado no Universo Substância que
elabora, após ter passado ao ato; o Adão Celeste ou Cristo
Glorioso, síntese da Igreja Triunfante, preenche sempre com sua glória
o Universo-Essência, que é sua obra."
(Stanislas de Guaita, Le Problème du Mal. Paris, Ed. de la Maisnie,
1975, pp. 7 e 11).
O Destino não permitiu que Stanislas de Guaita concluísse
seu terceiro setenário, ocasionando sua morte através do mesmo
mal que atacou seu pai em 1880: a uremia. Mesmo antes de 1886, Guaita queixava-se
desse mal, cujo reflexo é uma dor de cabeça terrível.
Mas o mal foi se acentuando, e em 1897 Guaita chamou em Alteville seu mais
fiel companheiro, Papus, para transmitir-lhe a sucessão na Ordem
Cabalística da Rosa-Cruz, dizendo-lhe que estava tudo acabado e que
o Destino não lhe permitiria dizer nada mais. "Talvez eu assista
ao nascimento de meu livro (A Chave da Magia Negra), mas creio que não
poderei ir mais longe." Alguns dias mais tarde, Papus sentiu que um
nascimento estava prestes a ocorrer no Invisível: viu inúmeros
sinais misteriosos, enchendo seu coração de tristeza, pois
isso significava a morte do companheiro que tanto estimava. Três dias
depois Stanislas de Guaita estava morto, vítima de uremia. Seu espírito,
galgando as alturas das regiões celestes, foi atuar no mundo das
almas glorificadas, na Comunhão dos Iniciados.
Não deixou testamento literário ou filosófico, na opinião
de seus biógrafos e amigos. Muitos acreditaram que seus últimos
desejos não foram transmitidos aos amigos de Paris. A biblioteca,
que valia no mínimo 38 mil francos, foi vendida por apenas 15 mil
francos à Livraria Dorbon; os livros raros, com notas do punho do
Adepto, foram dispersados. A família recusou todo tipo de oferta
dos amigos pela biblioteca parisiense. Muitos manuscritos seus foram queimados,
assim como diversos documentos. Sua família via na atividade iniciática
do Mestre a causa de sua morte, esquecendo-se de que o pai fora atingido
pelo mesmo mal em 1880.
O mal que ele tanto procurou combater reside na imaginação
corrompida das pessoas, nos corações endurecidos pelo orgulho
e pelo ódio; reside no egoísmo e nos falsos valores da humanidade.
A morte física apenas distancia o homem da matéria, pátria
da prova e do aperfeiçoamento, para colocá-lo em outro plano
de consciência. É um sofrimento para todos pela saudade, principalmente
para aqueles que, não estando preparados, ainda não se desvincularam
dos laços da encarnação; é uma recompensa para
o Adepto porque alcançará a liberdade total, a desvinculação
das necessidades físicas; viverá na Luz e pela Luz, contribuindo
para a emancipação de seus semelhantes que ainda permaneceram
para trás na escala evolutiva.
A natureza se renova com o nascimento de um novo Sol em seu seio.
Todas as almas prosternam-se diante do novo rei que toma assento no Trono
da Glória.
Cumpriu-se um novo ciclo na história da Regeneração
do Gênero Humano.
Um novo século se abre e novos iniciados realizarão igualmente
a sua obra.
E encontrarão o caminho um pouco mais facilitado pelo trabalho de
seus antepassados, Filhos da Luz, como foi Stanislas de Guaita.
Sociedade das Ciências Antigas
No Umbral do Mistério
Esta obra resume, de forma brilhante, a evolução do Hermetismo,
desde o ciclo de Ram e o Reino do Carneiro até os Franco Juízes
da Idade Média e as Sociedades que nasceram das cinzas dos Templários,
passando pela India, Pérsia e pela Grécia legendária.
A obra distingue claramente o Hermetismo do Espiritismo e das práticas
de feitiçaria.
Stanislas de Guaita descreve os grandes Iniciados do Ocidente, mostrando
a retransmissão do sacerdócio mágico e religando-os
desde Alberto, o Grande, até Saint-Yves d'Alveidre e Papus, passando
por Louis Claude de Saint-Martin, na Revolução Francesa, e
por Fabre d'Olivet. Constata, por fim, a renovação do Hermetismo
da sua época (1886), da qual ele próprio é um dos principais
expoentes.
A primeira edição desta obra veio à luz em 1886. Logo
esgotou-se, dando lugar a uma segunda edição, revista e ampliada
em 1890. A revisão definitiva foi efetuada com a edição
de 1895, na qual se baseia a presente tradução.