SAINT-MARTIN E A FRANCO-MAÇONARIA
Papus
O Willermosismo apoiava-se na Maçonaria, para o recrutamento de seus quadros inferiores; este não foi o critério do movimento individual de Saint-Martin, que só procurava a qualidade, sem jamais se preocupar com o número; ele sempre teve um desprezo misturado com piedade pelas pequenas intrigas, complôs e pelas mesquinharias das lojas maçônicas.
Certos maçons, para os quais uma pequena faixa representa erudição, acreditavam que Saint-Martin professava por seu mestre e sua obra o mesmo desprendimento que pelas lojas inferiores. Isto é um erro derivado da confusão existente entre o Iluminismo e a Maçonaria. Para demonstrar a que ingênuos erros podem chegar todos aqueles que portam julgamentos sem documentação séria, iremos transcrever abaixo um pequeno extrato da correspondência de Saint-Martin, relativa a esta questão:
"Eu rogo (a nosso Ir \ ) de apresentar e de admitir a demissão de meu cargo na ordem interior, de fazer-me o favor de riscar meu nome de todos os registros e listas maçônicas onde eu possa ter sido inscrito após 1785; minhas ocupações não me permitem seguir doravante essa carreira; não me fatigarei em dar maiores detalhes das razões que me determinam. Ele bem sabe que tirando meu nome de todos os registros nada fará de errado, pois não lhe sirvo para nada; ele sabe, além disso, que meu espírito jamais aí esteve inscrito; ora, na verdade não estamos ligados a não ser formalmente. Ficaremos ligados para sempre, eu o espero, como Cohens e permaneceremos da mesma forma pela Iniciação ...".
Esta citação é instrutiva de diversas maneiras. Inicialmente, mostramos que Saint-Martin foi inscrito em um registro maçônico em 1785.
Saint-Martin
colocou a Franco-Maçonaria no seu devido lugar e jamais deixou de
fazer inúmeras iniciações individuais. Um de seus discípulos,
Gilbert, foi mais tarde discípulo de Fabre d'Olivet. Outro de seus
discípulos diretos, Chaptal, foi avô de Delaage, de modo que
podemos seguir historicamente, na França, os traços da Ordem
Martinista sem nenhuma interrupção. Uma das obras do Cavaleiro
Arson mostra-nos uma organização de sábios Martinistas
em pleno funcionamento em janeiro de 1818, isto é, após a
morte de Saint-Martin.