AS
COLUNAS DO TEMPLO
Frater Zelator. CBCS
Podemos ver no Livro dos Reis, cap. 7: "e tendo Salomão levantado a coluna da direita, deu-lhe o nome de Jakin; e, levantando a segunda coluna, deu-lhe o nome de Boaz". Esses pilares, tão conhecidos dos leitores da Bíblia, lembram o Templo que foi construído e reconstruído muitas vezes na história de nossa civilização pelo Rei Salomão. Porém, são muito mais antigos e tem um sentido simbólico pelo qual o Martinismo muito se interessa e que estão presentes em nossa caminhada desde o momento que nascemos. Nossa Iniciação nos mostra claramente a importância das colunas do templo. Também o Sepher Yetzirah nos diz que o próprio Deus os trouxe à existência: "Ele criou uma realidade do nada, chamou o nada à existência e modelou os colossais pilares a partir do ar imponderável". O simbolismo desses pilares representa a oposição que existe na natureza.
Aparentemente são opostos entre si. Mas na natureza duas condições
produzem necessariamente uma terceira que, independente do que venha a ser,
passa a ser uma função intermediária. Esta nova condição
harmoniza a oposição entre as colunas e conduz ao conhecimento
e à unidade. Essa é a lei do equilíbrio, o caminho
do meio, aquele que concilia os opostos e leva ao conhecimento, à
sabedoria, à Deus. A vida e a própria Criação
foi e ainda é constituída pelos pares de opostos da vida:
o bem e o mal, a vida e a morte, a verdade e a mentira, o ser e a substância,
o espírito e a matéria, Caim e Abel, entre tantos outros,
e tal dualismo é simbolizado pelas colunas do Templo. Cabe a cada
buscador reconhecer esses opostos em si e encontrar o verdadeiro caminho
que levará à Reintegração. A oração,
o exemplo Martinista e dos grandes Mestres do passado, o conhecimento, a
meditação, são algumas das ferramentas que podemos
nos utilizar para chegar ao 3° ponto deste triângulo, o ponto
que fornecerá a Iluminação. Reconhecer a oposição
dos pilares e seu significado, além do seu mecanismo de funcionamento,
é um das tarefas do Martinista em sua via.
Um ensinamento fundamental do Martinismo nos estabelece que: "toda
força requer uma resistência; toda luz, uma sombra; toda convexidade,
uma concavidade; tudo que escorre, um receptáculo; tudo que reina,
um reino; todo soberano, um povo; todo trabalhador, uma matéria-prima;
todo conquistador, um objeto de conquista. A afirmação se
confirma pela negação. O forte só triunfa pelo contraste
com a debilidade do fraco. A aristocracia só se manifesta como uma
elevação acima do inferior e do não-qualificado."
Como podemos ver, esta lei realmente caracteriza todo tipo e aspecto de
vida. Ao prestarmos atenção nas leis fundamentais da ciência,
e mesmo nas mais novas teorias, podemos encontrar esse dualismo. Como exemplo
básico, o positivo e o negativo, ação e reação,
masculino e o feminino, a inércia e a força, posição
e velocidade, luz e sombra, etc. Porém, como poderíamos conhecer
uma condição sem a outra? Ainda que a dualidade pareça
dividir a Criação, tudo é Um na manifestação.
No 3° ponto as partes duais se conjugam e os opostos se fundem num outro
estado. O homem é um centro único para a assimilação
e liberação de forças cósmicas. Devemos aprender
apenas a dirigir para a concretização do bem e do plano Divino
sobre a Terra. Desde a queda, o único propósito da humanidade
tem sido a Reconciliação e a Reintegração com
Deus. E só poderemos conseguir isso ao entendermos que devemos buscar
trilhar o caminho central, o ponto em que todo candidato é colocado
para realizar as suas tarefas. Os dois pilares representam a força
criadora binária universal.
Para os egípcios, o termo realizador do equilíbrio entre Osíris
e Ísis era o filho de ambos, Hórus.
O próprio
Osíris conciliava Amon, o princípio ativo do universo, com
Ptah, deificação do princípio passivo. Na teogonia
hindu, Shiva, o transformador, une os poderes de Brahma, o Criador, e de
Vishnu, o conservador. No cristianismo, o mediador entre o Pai ou princípio
ativo e o Filho ou princípio conservador, é o Espírito
Santo, ou força animadora universal. Em todos estas teogonias um
sem o outro atrairia o universo criado e tudo o que ele contém para
fora de suas condições, fora de suas órbitas, levando
somente ao caos.
A ordem (cosmos) surge com a 3ª via. Designações como
a "luz" (Aor) entre os cabalistas, a "pedra fundamental"
entre os herméticos, o "fogo central da natureza" entre
os antigos rosacruzes, a "pedra cúbica" entre os franco-maçons,
equivalem a este termo mediador entre os dois opostos. No Martinismo os
pilares tornam-se o fundamento sobre o qual o Buscador sincero estabelece
sua força. Este pode ser considerado, então, como o 3°
pilar simbólico, aquele que os unifica ou os concilia harmoniosamente.
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