É
o Divino do Senhor que faz o céu
O Céu E As Suas Maravilhas e o Inferno Segundo O Que Foi Ouvido E Visto
Por Emanuel Swedenborg
7. Os anjos, considerados em conjunto, chamam-se céu. Mas o que faz o céu em geral e em particular é o Divino procedente do Senhor, que influi nos anjos e é recebido por eles. O Divino procedente do Senhor é o bem do amor e a verdade da fé; os anjos são anjos e são o céu na proporção em que eles recebem os bens e as verdades do Senhor.
8. Cada um nos céus sabe e crê, e até percebe, que nada
quer e faz de bem por si mesmo, e que nada pensa e crê de verdade
por si mesmo, mas somente pelo Divino e, portanto, pelo Senhor; e também
que o bem e a verdade que procedem deles próprios não são
bem e verdade, porque estes não têm em si vida alguma do Divino.
Os anjos do céu íntimo também percebem claramente e
sentem o influxo, e quanto mais o recebem mais lhes parece estarem no céu,
porque mais estão no amor e na fé e na luz da inteligência
e da sabedoria, portanto, no gozo celeste. [Isto] porque todas as coisas
procedem do Divino do Senhor e nelas consiste o céu dos anjos, pois
é evidente que o Divino do Senhor é Quem faz o céu
e não os anjos ou qualquer coisa que pertença a seu próprio.
Daí é que o céu, na Palavra, se chama "habitação
do Senhor" e "Seu Trono", e aos que estão lá
se diz que eles estão no Senhor. De que modo o Divino procede do
Senhor e enche o céu é o que se dirá depois.
9. Os anjos progridem sempre em sua sabedoria. Dizem eles que não
somente todo o bem e toda a verdade procedem do Senhor, mas também
o todo da vida. Eles confirmam isso dizendo que nada pode existir por si,
mas de alguma coisa anterior a si. Por isso, todas as coisas procedem de
um Primeiro, que eles chamam o Ser Mesmo da vida de todas as coisas. E igualmente,
todas as coisas continuam a existir, porque subsistir é existir perpetuamente,
e tudo o que não estiver em nexo contínuo com o Primeiro perece
imediatamente e é inteiramente dissipado. Eles dizem também
que há unicamente uma Fonte de Vida e que a vida do homem é
um rio dela derivado, que, se não continuar a subsistir de sua fonte,
imediatamente desaparecerá. Do mesmo modo, eles dizem que dessa Única
Fonte de Vida, que é o Senhor, só procedem o Divino Bem e
a Divina Verdade, e que cada um é afetado por estes, de acordo com
a recepção deles. Os que os recebem na fé e na vida
acham o céu neles, enquanto aqueles que os rejeitam ou os sufocam
mudam-nos em inferno, porque convertem o bem em mal e a verdade em falsidade
e, assim, a vida em morte. Ainda mais, eles dizem que o todo da vida procede
do Senhor e o confirmam do seguinte modo: que todas as coisas do universo
se referem ao bem e à verdade - a vida da vontade do homem, que é
a vida de seu amor, ao bem, e a vida de seu entendimento, que é a
vida de sua fé, à verdade. E, se todo o bem e toda a verdade
procedem de cima, segue-se que tudo da vida deve vir de cima. E como tal
é a crença dos anjos, por isso eles recusam todos os agradecimentos
pelo bem que fazem, e se indignam e se retiram se alguém lhes atribui
o bem. Eles se admiram de que haja alguém que possa crer que é
sábio por si mesmo ou possa fazer o bem por si mesmo. [Quando alguém
julga] fazer o bem por causa de si, não chamam a isso bem, porque
é feito por amor de si; mas fazer o bem por causa do bem dão
a isso o nome de bem do Divino. E eles dizem que este bem é que faz
o céu, porque este bem é o Senhor.
10. Os espíritos que, durante a sua vida no mundo, se confirmaram
na crença de que o bem que fazem ou a verdade em que crêem
procedem de si próprios ou lhes são apropriados como sendo
deles - crença em que estão todos os que atribuem a seu mérito
as boas ações e a justiça que praticam - não
são recebidos no céu. Os anjos se afastam deles e os consideram
estúpidos e ladrões: estúpidos porque eles continuamente
têm em vista sua pessoa e não o Divino, e ladrões porque
furtam ao Senhor o que Lhe pertence. Eles são contrários à
crença existente no céu de que o Divino do Senhor nos anjos
é que faz o céu.
11. O Senhor ensina que aqueles que estão no céu e na igreja
estão no Senhor e o Senhor está neles, quando Ele diz: "Permanecei
em Mim e Eu em vós; assim como a vara não pode dar fruto por
si mesma, a não ser que permaneça na videira, assim nem vós
o podeis dar se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vós
as varas. Quem permanece em Mim e Eu nele, este dá muito fruto, porque
sem Mim nada podeis fazer" (João 15: 4 e 5).
12. Daí se vê, agora, que o Senhor habita nos anjos do céu
naquilo que é Seu, e assim o Senhor é o todo em todas as coisas
do céu. E isso porque o bem oriundo do Senhor é o Senhor nos
anjos, porque aquilo que dimana do Senhor é o Senhor; por conseguinte,
o bem procedente do Senhor é para os anjos seu céu, e não
coisa alguma do próprio deles.