Quanto
mais alguém foge dos falsos testemunhos de todo gênero como pecados,
mais ama a verdade.
Emanuel Swedenborg
87. No sentido natural, por "dar falso testemunho" se entende não só ser testemunha falsa, mas também mentir e difamar. No sentido espiritual, por "dar falso testemunho" entende-se dizer e persuadir que o falso é o vero e que o mal é o bem, e vice-versa. E, no sentido supremo, por "dar falso testemunho" entende-se blasfemar contra o Senhor e a Palavra. Tais são os "falsos testemunhos" no tríplice sentido. Que essas coisas façam um no homem que é testemunha falsa, que fala mentira e difama, pode-se ver pelo que se mostrou sobre o tríplice sentido da Palavra na Doutrina da Escritura Santa, (ns. 5, 6, 7 e seguintes e n. 57).
88. Visto que a mentira e a verdade são dois opostos, segue-se que,
quanto mais alguém foge da mentira como pecado, mais ama a verdade.
89. Quanto mais alguém ama a verdade, mais ele quer conhecê-la
e é afetado de coração quando a encontra. Nenhum outro
vem à sabedoria. E quanto mais ama praticar a verdade, mais sente
a amenidade da luz em que a verdade está. Dá-se com isso como
com as outras coisas de que se falou até aqui, como da sinceridade
e da justiça naquele que foge de todo gênero de roubo, da castidade
e da pureza naquele que foge de todo gênero de adultério, do
amor e da caridade naquele que foge de todo gênero de homicídio,
e assim por diante. Mas aquele que está nos opostos nada sabe dessas
coisas, ainda que nelas haja tudo o que é real.
90. É a Verdade que se entende pela "semente no campo",
a cujo respeito o Senhor disse:
"O semeador saiu a semear... e, quando semeava, alguma caiu no caminho
e foi pisada, e as aves do céu a comeram. E uma outra caiu sobre
lugares pedregosos, mas quando cresceu, secou-se, porquanto não tinha
raiz... Outra caiu no meio de espinhos, e crescendo com ela os espinhos,
a sufocaram. E outra caiu em boa terra, e, tendo nascido, produziu muito
fruto." (Lucas 8:5-8; Mat. 13: 3- 8; Marcos, 4:3-8);
aqui, o "Semeador" é o Senhor, e a "semente"
é a Sua Palavra, por conseguinte, a verdade; a "semente no caminho"
é naqueles que não se importam com a verdade; a "semente
nos lugares pedregosos" é naqueles que se ocupam da verdade,
mas não por ela mesma e portanto não interiormente; a "semente
no meio de espinhos" é naqueles que estão nas concupiscências
do mal; mas a "semente em boa terra" é nos que amam as
verdades que estão na Palavra procedente do Senhor, e que, por Ele,
as praticam e produzem assim frutos. Que seja isso o que é entendido,
vê-se pela explicação que o Senhor lhes dá (Mat.
13:19-23, 37; Mc. 4:14-20; Luc. 8:11-15). Por aí é evidente
que a verdade da Palavra não pode se enraizar nos que não
se importam com a verdade, nem nos que amam a verdade exteriormente e não
interiormente, nem nos que estão nas concupiscências do mal,
mas naqueles em quem as concupiscências do mal foram dissipadas pelo
Senhor. Nesses, a semente, isto é, a verdade, se enraíza em
sua mente espiritual; (vide n. 86, no fim).
91. É hoje opinião geral que, para ser salvo, basta crer tal
ou qual coisa que a igreja ensina, e que não é praticar os
preceitos do Decálogo, que são: não matar, não
adulterar, não roubar, não levantar falso testemunho, tanto
no sentido estrito como no sentido lato. Com efeito, diz-se que Deus não
considera as obras, mas a fé, quando a verdade é que quanto
mais alguém está nesses males, mais ele não tem fé
(vide ns. 42-52). Consulta a tua razão, e examina com perspicácia
se quem é homicida, adúltero, ladrão ou falsa testemunha,
pode ter fé enquanto estiver na concupiscência desses males
B e também se a concupiscência desses males pode ser dissipada
senão por não querer cometê-los por serem pecados, isto
é, porque são infernais e diabólicos. Por isso, aquele
que pensa que, para ser salvo, basta crer em tal ou qual coisa que a Igreja
ensina, e que se entrega a esses males, não passa de um estulto,
segundo as palavras do Senhor em Mateus (7:26). Uma tal Igreja é
descrita assim em Jeremias:
"Põe-te à porta da casa de JEHOVAH, e proclama ali esta
Palavra: ...Assim diz JEHOVAH Zebaoth, o Deus de Israel: Melhorai os vossos
caminhos e as vossas obras ... não vos fieis em palavras de mentira,
dizendo: O templo de JEHOVAH! o templo de JEHOVAH, estes! Porventura é
roubando, matando, e adulterando e jurando com mentiras que vireis depois
e vos poreis diante de Mim, nesta casa que se chama pelo Meu Nome, direis:
Fomos resgatados, enquanto fazes tais abominações? Porventura
esta casa se tornou caverna de ladrões...? Também eis que
Eu vi, palavra de JEHOVAH." (7:2-4,9-11).