Sepher Yetzirah
Tradução De Papus
CAPÍTULO
I - Exposição Geral
É com as trinta e duas vias da sabedoria, vias admiráveis
e ocultas, que IOAH (h w h y) DEUS de Israel, DEUS VIVO e Rei dos Séculos,
DEUS de Misericórdia e de Graça, DEUS Sublime tão Exaltado,
DEUS vivendo na Eternidade, DEUS santo, grava seu nome por três numerações:
SEPHER, SEPHAR e SIPUR, isto é o NÚMERO, O QUE NUMERA e o
NUMERADO (Também traduzido por Escritura, Número e Palavra
- Abendana), contido nas dez Sefirotes isto é, dez propriedades,
com exceção do inefável, e vinte e duas letras.
As letras são constituídas por três mães, mais
sete duplas e doze simples. As dez Sefirotes com exceção do
inefável (EN SOF), são constituídas pelo número
dez, como os dedos das mãos, são cinco mais cinco, mas no
meio deles está a aliança da unidade. Na interpretação
da língua e da circuncisão encontram-se as dez Sefirotes com
exceção do inefável.
Dez e não nove, dez e não onze, compreende isto em tua sabedoria
e saberás dentro de tua compreensão. Exercita o teu espírito
sobre elas, pesquisa, relaciona, pensa, imagina, restabelece as coisas em
seus lugares e assenta o Criador no seu Trono.
Dez Sefirotes com exceção do inefável, cujas dez propriedades
são infinitas: o infinito do princípio, o infinito do fim,
o infinito do bem, o infinito do mal, o infinito em elevação,
o infinito em profundidade, o infinito ao Oriente, o infinito ao Ocidente,
o infinito ao Norte, o infinito ao Sul (Meio-dia). Só o Senhor está
acima; Rei fiel, ele domina tudo do alto do seu Trono pelos séculos
afora.
Vinte e duas letras fundamentais, três mães: Aleph, Mem, Shin
(c m a), elas correspondem ao prato do mérito, ao prato do demérito
e à balança da lei que conserva o equilíbrio entre
eles; sete duplas, b Beth, - g Ghimel - d Daleth - k Caph - p Phé
- r Resh - t Thau, que correspondem à vida, à paz, à
sabedoria, à riqueza, à posteridade, à graça,
à dominação; doze simples: h He- w Vau- z Zain - j
Cheth - f Teth - y Iod - l Lamed - n Nun - s Samech - u GHain - x TTsade
- q Cuph, que correspondem à vista, ao ouvido, ao olfato, à
palavra, à nutrição, à coabitação,
à ação, ao caminhar, à cólera, ao riso,
ao pensamento e ao sono.
Pelo qual Yah, Eterno Sabaoth, Deus de Israel, Deus Vivo, Deus Onipotente,
elevado, sublime, vivendo na Eternidade e cujo nome é santo, propagou
três princípios e suas posteridades, Ar, Água e Fogo,
sete conquistadores e suas legiões (Os Planetas e as Estrelas), doze
arestas do cubo (O nome y s b l a - não parece significar diagonal...).
A prova das coisas é dada por testemunhos dignos de fé, o
mundo, o ano e o homem, que tem a regra das dez, três, sete e doze;
seus prepostos são o dragão, a esfera e o coração.
CAPÍTULO II - As Sefirotes ou as Dez Numerações
Dez Sefirotes com exceção do inefável; seu aspecto
é semelhante ao das chamas cintilantes, seu fim perde-se no infinito.
O verbo de Deus circula nelas; saem e voltam sem cessar, semelhantes a um
turbilhão, e executam a todo instante a palavra divina e se inclinam
diante do Trono do Eterno.
Dez Sefirotes com exceção do inefável; considera que
seu fim está junto ao princípio como a chama está unida
ao tição, porque só o Senhor está acima e não
há segundo. Que número poderia enunciar-se antes do número
um?
Dez Sefirotes com exceção do inefável. Fecha teus lábios
e suspende tua meditação, e, se teu coração
desfalece, retorna ao ponto de partida. Porque está escrito: sair
e retornar, pois por isso a aliança foi feita: Dez Sefirotes com
exceção do inefável.
A primeira das Sephirah, um, é o Espírito do Deus Vivo, é
o nome abençoado e bendito do Deus eternamente vivo. A voz, o espírito
e a palavra é o Espírito Santo.
Dois é o sopro do Espírito. E com ele são gravadas
e esculpidas as vinte e duas letras, as três mães, as sete
duplas e as doze simples; cada uma delas é espírito.
Três é a Água que vem do sopro. Com eles esculpiu e
gravou a matéria prima inanimada e vazia, edificou TOHU, a linha
que da a volta ao redor do mundo, e BOHU as pedras ocultas enterradas no
abismo, de onde saem as Águas.
Eis uma variação desta passagem por M. Mayer Lambert - "Em
terceiro lugar: criou a água e o ar; traçou e talhou com ela
o TOHU e o BOHU, o lodo e a argila; fez uma espécie de canteiro,
talhou-os em uma espécie de muro, encobriu-os com uma espécie
de telhado; fez correr água em cima, e ela penetrou a terra, como
está escrito: Pois à neve disse: sê a terra (TOHU é
a linha verde que engloba o mundo inteiro; BOHU são as pedras esburacadas
e enterradas no Oceano, de onde sai a água, como está dito:
Ele esticará sobre ela a linha de TOHU e as pedras de BOHU)".
Esta última interpretação é provavelmente uma
interpolação. O autor do Sepher Yetzirah parece ter explicado:
w h b w w h t por m y f w c p r.
Quatro é o Fogo que vem da Água, e com eles esculpiu o trono
de honra, os Ophanim (rodas celestes), os Serafins, os Animais santos e
os Anjos servidores; e de sua dominação fez sua morada como
diz o texto: Foi ele quem fez seus anjos e seus espíritos ministros
se movendo no fogo.
Cinco é o sinete com o qual selou a altura quando a contemplou acima
dele. Ele a selou com o nome (w h y) - IEV.
Seis é o sinete com o qual selou a profundidade quando a contemplou
abaixo dele. Ele a selou com o nome de (h w y) - IVE.
... e assim por diante:
Sete Oriente (w y h) - EIV
Oito Ocidente (y h w) - VEI
Nove Sul (h y w) - VIE
Dez Norte (y w h) - EVI
Tais são os dez Espíritos inefáveis do Deus vivo: o
Espírito, o Sopro ou o Ar, a Água, o Fogo, a Altura, a Profundidade,
o Oriente, o Ocidente, o Norte e o Sul.
CAPÍTULO III - As Vinte e Duas Letras
As vinte e duas letras são constituídas por três mães,
sete duplas e doze simples.
As três mães são Aleph Mem Shin (c m a), isto é,
o Ar, a Água e o Fogo. A Água (m) é muda, o Fogo (c)
é sibilante, o Ar (a) é intermediário entre os dois,
como a balança da lei O C H (q h) tem o centro entre o mérito
e a culpabilidade. Essas vinte e duas letras tomam forma, peso, misturando-se
e transformando-se de diversas maneiras, criando a alma de tudo que foi
ou que será criado.
As vinte e duas letras são esculpidas na voz, gravadas no Ar, e colocadas,
pela pronúncia em cinco partes: na garganta, no céu da boca,
na língua, nos dentes e nos lábios.
As 22 letras, os fundamentos, estão colocadas sobre a esfera do número
231. O círculo que as contem pode ser diretamente virado; e, então,
significa felicidade, o retrógrado passa a ser o contrário.
Por isso ele as tornou pesadas e as permutou, Aleph com todas e todas com
Aleph (a), Beth (b) com todas e todas com Beth, etc.
É por este meio que nascem 231 portas, que todos os idiomas e todas
as criaturas derivam desta formação e em conseqüência,
toda a criação procede de um único nome. Foi assim
que foi feito (t a), isto é Alfa e Ômega, o que não
se transformará nem envelhecerá jamais.
O sinal de tudo isto é vinte e dois totais em um só corpo:
22 letras fundamentais: três principais, sete duplas, doze simples.
Três principais: Aleph Mem Shin (c m a); o fogo, o ar e a água.
A origem do céu é o fogo, a origem da atmosfera é o
ar, a origem da terra é a água: o fogo sobe, a água
desce e o ar é a regra que põe equilíbrio entre eles;
o Mem (m) é grave, o Shin (c) é agudo e o Aleph (a) intermediário
entre eles. Aleph Mem Shin (c m a) é selado por seis selos e contido
no macho e na fêmea. Sabe, pensa e imagina que o Fogo suporta a Água.
Sete duplas, b B, - g G - d D - k CH - p PH - r R - t T, que são
usadas com duas pronúncias: bet beth, guimel ghimel, dalet dhalet,
kaf, khaf, pé, phé, resch, rhesch, tau, thau, uma suave, outra
dura, à semelhança do forte e do fraco. As duplas representam
os contrários. O contrário da vida é a morte, o contrário
da paz é a desgraça, da sabedoria é a tolice, riqueza
pobreza, cultura deserto, graça fealdade, poder servidão.
Doze letras simples, h E He- w V Vau- z Z Zain - j H Cheth - f T Teth -
y I Iod - l L Lamed - n N Nun - s S Samech - u GH Hain - x TS Tsade - q
K Cuph. Ele as traçou, talhou, multiplicou, pesou e permutou; como
as multiplicou? Duas pedras constroem 2 casas, três constroem 6 casas,
quatro constroem 24 casas, cinco 120, seis 720 e sete 5040 casas. A partir
daí, vai e conta o que tua boca não pode exprimir, o que teu
ouvido não pode escutar.
Por elas Yah, o Eterno Sabaoth, o Deus de Israel, Deus vivo, Senhor Todo-Poderoso,
elevado e sublime, habitando a eternidade e cujo nome é santo, traçou
o mundo. Yah se compõe de três letras, h w h y (IEVE) de quatro
letras. Sabaoth: é como um signo no seu exército. Deus de
Israel (Israel) é um príncipe perante Deus. Deus vivo: três
coisas são chamadas vivas: Deus vivo, água viva e Árvore
da Vida. El - Forte. Shadday - até aí é suficiente.
Elevado - porque Ele reside no alto do mundo, e está acima de todos
os seres elevados. Sublime - porque ele carrega e sustenta o alto e o baixo,
enquanto que os carregadores estão em baixo e a carga no alto. ELE
está no alto e dirige para embaixo; carrega e sustém a eternidade.
Habitando a Eternidade - porque seu reino é cruel e ininterrupto.
Seu nome é santo - porque ele e seus servidores são santos
e lhe dizem cada vez: santo, santo, santo.
A prova da coisa é fornecida por testemunhos dignos de fé:
o mundo, o ano, a alma. Os doze estão em baixo, os sete estão
acima deles e as três acima dos sete. Das três faz seu santuário,
e todos estão ligados ao Um: Sinal do Um que não tem segundo,
Rei Único em seu mundo, que é um cujo nome é um.
CAPÍTULO IV - As Três Mães
Três mães A, M e S (c m a) são os fundamentos. Elas
representam o prato do merecimento, o prato da culpabilidade e a balança
da lei O C H (q h) que está no meio.
Três mães Aleph, Mem, e Shin (c m a). Insígnia secreta,
tão admirável e tão oculta, gravada por seis anéis
dos quais saem fogo, água e ar que se divide em machos e fêmeas.
Três mães A, M, e S (c m a) e três pais; com eles todas
as coisas são criadas.
Três mães A, M e S (c m a) no mundo, o Ar, a Água, o
Fogo. No princípio, os céus foram criados do Fogo, a Terra
a Água e o Ar do Espírito que está no meio.
Três mães A, M e S (c m a) no ano, o Quente, o Frio e o Temperado.
O Quente foi criado do Fogo, o Frio da Água e o Temperado do Espírito,
meio-termo entre eles.
Três mães A, M e S (c m a) no Homem, a Cabeça, o Ventre
e o Peito. A Cabeça foi criada do Fogo, o Ventre da Água e
o Peito, meio-termo entre eles, do Espírito.
Três mães A, M e S (c m a). Ele as esculpe, as grava, as compões
e com elas foram criadas três mães no mundo, três mães
no ano, três mães no Homem, machos e fêmeas.
Ele fez reinar Aleph (a) sobre o Espírito, ligou-os por um laço
e os compôs um com outro, e com eles selou o ar do mundo, o temperado
no ano e o peito do homem, machos e fêmeas. Machos em A, M, e S (c
m a), isto é no Ar, na Água e no Fogo, fêmeas em A S
M (m c a), isto é no Ar, no Fogo e na Água.
Ele fez reinar Mem (m) sobre a Água, ele o encadeou de tal maneira
e os combinou um com outro de tal modo que selou com eles a terra no mundo,
o frio no ano, o fruto do ventre no homem, machos e fêmeas.
Ele fez reinar Shin (c) sobre o Fogo e o encadeou e os combinou um com outro,
de tal modo que selou com eles os céus no mundo, o quente no ano,
e a cabeça no homem, machos e fêmeas.
De que maneira os misturou? Aleph Mem Shin (c m a), Aleph Shin Mem (m c
a), Mem Shin Aleph (a c m), Mem Aleph Shin (c a m), Shin Aleph Mem (m a
c), Shin Mem Aleph (a m c). O céu é do fogo, a atmosfera é
do ar, a terra é da água. A cabeça do homem é
do fogo, seu coração é do ar, seu ventre é da
água.
CAPÍTULO V - As Sete Duplas
As Sete Duplas (b B Beth, - g G Ghimel - d D Daleth - k CH Caph - p PH Phé
- r R Resh - t T Thau - constituem as sílabas: Vida, Paz, Ciência,
Riqueza, Graça, Semente, Dominação).
Duplas porque elas são reduzidas, em seus opostos, pela permutação;
no lugar da Vida é a Morte, da Paz a Guerra, da Ciência a Ignorância,
da Riqueza a Pobreza, da Graça a Abominação, da Semente
a Esterilidade, e da Dominação a Escravidão. As sete
duplas são opostas aos sete termos: o Oriente, o Ocidente, a Altura,
a Profundidade, o Norte, o Sul e o Santo Palácio fixado no centro
que tudo sustenta.
Essas sete duplas, ele as esculpe, as grava, as combina e cria com elas
os Astros do mundo, os Dias no ano, e as aberturas no Homem, e com elas
esculpe sete céus, sete elementos, sete animalidades vazias desde
a obra. E é por isso que ele escolheu o Setenário sob o céu.
1. Sete letras duplas, ele as traçou, talhou, misturou, equilibrou
e permutou; criou com elas as palavras, os dias e as aberturas.
2. Fez reinar o Beth (b)e lhe colocou uma coroa, e combinou um com outro
e criou com ele Saturno no mundo, o Sabat no ano e a boca no homem.
3. Fez reinar o Ghimel (g), colocou-lhe uma coroa e os misturou um com outro,
com ele criou Júpiter no mundo, domingo no ano e o olho direito no
homem.
... e assim por diante, como se resume no capítulo VII.
Separou as testemunhas e as colocou cada uma à parte, o mundo à
parte, o ano à parte e o homem à parte.
Duas letras constroem 2 casas, 3 edificam 6, 4 fazem 24, 5 -> 120, 6
-> 720 e daí em diante o número progride para o indescritível
e o inconcebível.
Os astros no mundo são o Sol, Vênus, Mercúrio, Lua,
Saturno, Júpiter e Marte. Os dias no ano são os sete dias
da criação, e as sete portas do homem são dois olhos,
dois ouvidos, dois narinas e uma boca.
CAPÍTULO VI - As Doze Simples
Doze Simples (- h E He- w V Vau- z Z Zain - j H Cheth - f T Teth - y I Iod
- l L Lamed - n N Nun - s S Samech - u GH Hain - x TS Tsade - q K Cuph).
Seu fundamento é o seguinte: a Visão, a Audição,
o Olfato, a Palavra, a Nutrição, o Coito, a Ação,
a Locomoção, a Cólera, o Riso, a Meditação,
o Sono. Sua medida é constituída pelas doze partes do mundo.
O Norte-Leste, o Sul-Leste, o Leste-Altura, o Leste-Profundidade.
O Norte-Oeste, o Sul-Oeste, o Oeste-Altura, o Oeste-Profundidade
O Sul- Altura, o Sul-Profundidade, o Norte-Altura, o Norte-Profundidade.
Os marcos se propagam e avançam pelos séculos afora e são
os braços do Universo.
As doze simples, ele as esculpe, as grava, as reúne, as pesa e as
transmuta e cria com elas os doze signos no Universo, a saber: O Carneiro,
O Touro ... etc
Doze meses no ano.
Essas 12 letras são as 12 diretrizes do Homem, como se segue: Mão
Direita e Mão Esquerda, os 2 pés, os 2 rins, o fígado,
a bílis, o baço, o cólon, a bexiga, as artérias.
Ele fez reinar o He (h), colocou-lhe uma coroa, misturou-os um com outro
e com ele criou o Carneiro no mundo, nisan (março) no ano e o fígado
no homem.
... e assim por diante, como resumido no capítulo seguinte...
CAPÍTULO VII
1 - Quadro das Correspondências
E todos estão ligados ao Dragão, à esfera do coração.
Três coisas estão no poder do homem: as mãos, os pés
e os lábios. Três coisas não estão no poder do
homem: os olhos, os ouvidos e as narinas. Há três coisas penosas
a escutar: a maldição, a blasfêmia e a notícia
maldosa.
Há três coisas agradáveis a escutar: a bênção,
o louvor e a boa nova.
Três olhares são maus: o olhar do adultero, o olhar do ladrão
e o olhar do avarento.
Três coisas são agradáveis de se verem: o olhar do pudor,
o olhar da franqueza e o olhar da generosidade.
Três odores são ruins: o odor do ar corrompido, o odor de um
vento pesado e o odor dos venenos.
Três odores são bons: o odor das especiarias, o odor dos banquetes
e o odor dos perfumes.
Três coisas são nefastas à língua: a tagarelice,
o ano e o olho esquerdo na pessoa.
Três coisas são boas para a língua: o silêncio,
a reserva e a sinceridade.
2 - Resumo Geral
Três mães, sete duplas e doze simples. Tais são as 22
letras com as quais é feito o Tetragrama IEVE (h w h y), isto é,
Nosso Deus Sabaoth, o Deus Sublime de Israel, o Todo-Poderoso residindo
nos séculos; e seu santo nome cria três pais e seus descendentes
e sete céus com suas cortes celestes e doze limites do Universo.
A prova de tudo isto, o testamento fiel, é o universo, o ano e o
homem. Ele os erigiu em testemunho e os esculpiu por três, sete e
doze. Doze signos Chefes no Dragão Celeste, no Zodíaco e no
coração. Três, o fogo, a água e o ar. O fogo
mais acima, a água mais abaixo e o ar no meio. Isto significa que
o ar participa dos dois.
O Dragão Celeste significa a Inteligência do mundo, o Zodíaco
no ano e o Coração no homem. Três, o fogo, a água
e o ar. O fogo superior, a água inferior, e o ar no meio, porque
participa dos dois.
O Dragão Celeste é no universo semelhante a um rei sobre o
trono, o Zodíaco no ano é semelhante a um rei em sua cidade,
o Coração no homem, assemelha-se a um rei em guerra.
E Deus os fez opostos, Bem e Mal. Ele fez o Bem do Bem e o Mal do Mal. O
Bem demonstra o Mal e o Mal o Bem. O Bem inflama nos justos e o Mal nos
ímpios. E cada um é constituído pelo ternário.
Sete partes são constituídas por dois ternários no
meio dos quais têm-se a unidade.
O duodenário é constituído por partes opostas, três
amigos, três inimigos, três vivos vivificam, três matam,
e Deus, rei fiel, domina a todos no limiar de sua santidade.
A unidade domina sobre o ternário, o ternário sobre o Setenário,
o Setenário sobre o duodenário, mas cada parte é inseparável
de todas as outras desde que Abraão nosso pai compreendeu e que considerou,
examinou, penetrou, esculpiu, gravou e compôs tudo isso, e fez assim,
a criatura unir-se ao criador. Então o mestre do Universo manifestou-se
para ele, chamou-o de seu amigo e empenhou-se numa aliança eterna
com ele e sua posteridade; como está escrito: Ele creu em IOAH (U
h w h y ) e foi incluído como uma obra de Justiça. Ele contraiu
com Abraão um pacto entre seus dez dedos dos pés, é
o pacto da circuncisão, e um outro entre os dez dedos da mão,
é o pacto da língua. Ele ligou as 22 letras à sua língua
e descobriu seu mistério. As fez descer à água, subir
ao fogo, lançou-as ao ar, iluminou-as nos sete planetas e as espalhou
pelos doze signos celestes.
Fim