O céu é dividido em dois reinos
O Céu
E As Suas Maravilhas, e o Inferno
Segundo O Que Foi Ouvido E Visto Por
Emanuel Swedenborg
20. Como no céu há variedades infinitas e lá não há uma só sociedade que seja perfeitamente semelhante a uma outra, nem mesmo um só anjo igual a um outro anjo, por isso o céu é distinto no comum, na espécie e na parte. No comum, em dois reinos; na espécie, em três céus; e na parte, em inúmeras sociedades. De cada uma dessas distinções tratar-se-á em particular daqui por diante. São ditos reinos porque o céu é chamado "o reino de Deus".
21. Há anjos que recebem mais interiormente o Divino procedente do
Senhor e outros que o recebem menos interiormente. Os que o recebem mais
interiormente chamam-se anjos celestiais, e os que o recebem menos interiormente
são chamados anjos espirituais. Por isso, o céu se divide
em dois reinos, dos quais um tem o nome de reino celestial e o outro de
reino espiritual.
22. Os anjos que constituem o reino celestial, recebendo mais interiormente
o Divino do Senhor, chamam-se anjos interiores e os céus que eles
constituem são chamados céus interiores e céus superiores.
23. O amor em que estão os [anjos] do reino celestial chama-se amor
celeste, e o amor em que estão os do reino espiritual chama-se amor
espiritual. O amor celeste é o amor para com o Senhor, e o amor espiritual
é o amor para com o próximo. E, como todo o bem pertence ao
amor, porque o que alguém ama é para ele o bem, é por
isso que o bem do primeiro reino se chama bem celeste e o bem do segundo
reino se chamam bem espiritual. Daí se vê claramente em que
se distinguem esses dois reinos, isto é, que eles estão entre
si como o bem do amor para com o Senhor e o bem da caridade para com o próximo;
e, uma vez que o bem do amor para com o Senhor é o bem interior,
e esse é o amor interior, os anjos celestiais são anjos interiores
e são chamados anjos superiores.
24. O reino celestial também é chamado reino sacerdotal do
Senhor e, na Palavra, "Seu habitáculo"; e o reino espiritual
é chamado Seu reino régio e, na Palavra, "Seu trono".
Segundo o Divino celeste, também o Senhor, no mundo, foi chamado
Jesus, e segundo o Divino espiritual foi chamado Cristo.
25. Os anjos no reino celeste do Senhor excedem muito em sabedoria e em
glória os anjos que estão no reino espiritual; assim é
porque eles recebem mais interiormente o Divino do Senhor, pois estão
no amor para com Ele e se encontram mais próximos e em maior conjunção
com Ele. Esses anjos celestiais são assim porque receberam e recebem
as verdades Divinas imediatamente na vida, e não como os espirituais,
que as recebem previamente pela memória e pelo pensamento. Por isso,
os anjos celestiais têm essas verdades Divinas gravadas em seus corações,
as percebem e como que as vêem em si mesmos. Jamais raciocinam a respeito
delas sobre se são ou não verdades. Assim são eles
descritos em Jeremias: "Porei a Minha Lei na mente deles e a inscreverei
no coração deles. Não ensinarão mais, cada um
ao seu amigo e cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei JEHOVAH.; conhecerão
a Mim do menor ao maior deles" (31:33 e 34). E são chamados
em Isaías "os ensinados de JEHOVAH" (54:13). "Os ensinados
de JEHOVAH" são os que o Senhor ensina. E isto é assim
dito pelo próprio Senhor em João 6:45 e 46.
26. Foi dito que os anjos celestiais se avantajam aos outros em sabedoria
e em glória, porque eles receberam e recebem as Divinas verdades
imediatamente na vida, pois, desde que as ouvem, eles as querem e fazem,
sem pô-las primeiro em sua memória e sem pensarem depois se
são realmente verdades. Os que são tais sabem logo, pelo influxo
do Senhor, se é verdadeira a verdade que ouvem, porque o Senhor influi
imediatamente no querer do homem e, mediatamente pelo querer, em seu pensar.
Ou, o que é a mesma coisa, o Senhor influi imediatamente no bem e,
mediatamente pelo bem, na verdade, porque se chama bem àquilo que
pertence à vontade e, por conseguinte, à obra, e se chama
verdade àquilo que pertence à memória e, por conseguinte,
ao pensamento. Toda verdade é até mudada em bem e implantada
no amor desde que ela primeiramente entra na vontade. Mas, enquanto a verdade
estiver na memória e, por conseguinte, no pensamento, ela não
se torna um bem, não vive, e não é apropriada ao homem,
porque o homem é homem pela vontade e, por conseguinte, pelo entendimento,
e não pelo entendimento separado da vontade.
27. Como há uma tal diferença entre os anjos do reino celeste
e os anjos do reino espiritual, eles não estão juntos nem
se apresentam em comunidade. Há apenas uma comunicação
por sociedades angélicas intermediárias, que são chamadas
celeste-espiritual. Por elas, o reino celestial influi no reino espiritual.
Daí vem que o céu, posto que haja sido dividido em dois reinos,
faz entretanto um. O Senhor suscita sempre anjos intermediários,
pelos quais há comunicação e conjunção.
28. Como se tratará muito, a seguir, dos anjos de um e de outro reino,
por esta razão os aspectos específicos aqui são deixados
à parte tornado
ao passarem pelas mãos dos homens, e ao caírem sob o controle
do mesmo inimigo que pretendiam expulsar.