História Do Regime Escocês Retificado - Resumo Breve
Pelo B.:A.:I.: custódio Junqueira Ferraz
A história das Organizações e dos Ritos Maçônicos
é frequentemente de difícil esclarecimento pois apesar das
datas serem importantes, os acontecimentos e fatos não são
estanques a uma data, eis que são gestados lentamente e só
ligamos o fato a uma data quando o ápice daquele acontece. Isto não
foi diferente no RER.
O sistema maçônico e cavalheiresco cristão denominado
Regime Escocês Retificado foi constituído na França
no terceiro quarto do século XVIII.
É um Rito Cristão, mas frise-se, sem nenhum caráter
confessional do termo, mas sim, calcado no seu conteúdo esotérico
e filosófico. É aparentado com os gnosticismos judaico, cristão
e helenístico, ou seja, uma gnose maldita pela ortodoxia que degenerou
aqueles.
Este rito, à semelhança de outros ritos da Maçonaria
Especulativa surgida no Reino Unido, mantém uma grande parte do tronco
inicial, essencialmente dentro das Lojas Azuis ou dos três primeiros
graus.
Temos como datas marcantes no RER a Convenção de Unwürde
(1754), a Convenção de Altenberg (1764),
de Kohlo ( 1772) Convenção de Brunswick (1775), a Convenção
de Lyon (1778) também chamada Convent des Gaules que definiu sua
forma atual e, finalmente, a Convenção de Wilhemsbad (1782)
que confirmou o Convento de Lyon.
Muitos influíram na criação do RER, como Von Hundt,
Charles de Hesse, Ferdinand de Brunswick, Jean de Turkheim, Saint-Martin,
Mesmer, Martinets de Pasquallys, etc. Mas foi sem dúvida o gênio
de Jean-Baptiste Willermoz quem estruturou e conduziu tudo até o
seu final. Ainda que tenha suas raízes fincadas em data anterior
a 1767, ou mais exatamente em 1756 consoante alguns historiadores, o RER
foi gestado nesta data, consolidou-se em 1778 no Convento de Lyon, e foi
reafirmado no Convento de Wilhemsbad em 1782, permanecendo puro até
o presente momento, embora Willermoz continuasse a trabalhar nos diversos
rituais até 1802.
É preciso assinalar que a noção do Regime tem a ver
com a organização estrutural do sistema e a do Rito com a
prática ritual propriamente dita. As duas expressões: Regime
Escocês Retificado e Rito Escocês Retificado não são
pois intercambiáveis nem significam o mesmo, ainda que o uso diário
as confunda facilmente, possivelmente por causa de suas siglas comuns: R.E.R.
A noção de regime nos remete à época em que
não havia a separação dos três primeiros graus
geridos por uma Potência Simbólica. Hoje isso é inconcebível
no mundo todo e, aqueles que insistem nisso são postos na irregularidade,
como por exemplo o Grand Prieuré de Gaules.
Ressalte-se por oportuno, que o termo Retificado do RER não significa
que este tenha "retificado" ou "corrigido" o REAA, belíssimo
e largamente praticado no Brasil e Europa. Jamais pretendeu e não
pretende isso. O termo "Retificado" tem outra conotação.
Tem origem na Estrita Observância Templária e nas Lojas Escocesas
que foram retificadas em Dresde na Alemanha. Alguns historiadores afirmam
que em 1742, foi fundada em Paris uma Loja que praticava o R.E.R., e tinha
raízes na Estrita Observância, mas isso carece de maiores comprovações.
Em face de uma dispersiva disparidade de Ritos e Sistemas Maçônicos
existentes na Europa, e à preponderância que a Estrita Observância
Templária alemã começava a ter no mundo maçônico,
intrigado, fascinado e depois um pouco céptico pelo sistema maçônico
dos "Eleitos Cohen" de Martinez de Pasqually, Jean-Baptiste Willermoz
parte para a criação de um Rito que amalgama essas três
tendências: 1) A Maçonaria existente em França na sua
vertente mais significativa- Escossismo; 2) As doutrinas dos Elus Cohens
do Sistema de Martinetz de Pasquallys; 3) O Sistema da Estrita Observância
Templária do Barão Von Hundt também apelidada de Maçonaria
Retificada (Reforma de Dresde), sistema alemão em que a vertente
cavalheiresca se sobrepunha à maçônica já que
se reclamava de não só herdeira mas restauradora da Ordem
do Templo extinta em 1312.A Estrita Observância foi criada em 1764
no Capítulo de Clermont, e introduzida na Suíça em
1772 por André Buxtorf na Basiléia, e por Diethelm Lavater
em Zurich.Nesta época a parte francesa da Suíça fazia
parte do Diretório da Borgonha - Estrasburgo. À guisa de curiosidade
vale observar que em 1844 o Diretório Escocês Retificado de
Zurich participou da criação da Grande Loja Suíça
Alpina.
Mas voltando à nossa linha de raciocínio, vemos que Willermoz,
muito inteligentemente, retira da S.T.O. as suas pretensões Templárias,
no sentido de restauração político material e temporal
da Ordem do Templo e reclama-se de uma herança espiritual apenas.
Mantém o conteúdo esotérico do sistema de Pasquallys
mas avança para um ecumenismo não impregnado da teosofia martinezista
(não Martinista, frise-se) mas introduzindo as teses de Martinetz
de Pasquallys sobre a origem primeira do Homem e a sua condição
atual e destino final no Universo. Willermoz pretendia através da
Maçonaria, a adaptação dos ensinamentos secretos recebidos
de Pasquallys e o aperfeiçoamento do sistema maçônico,
com base na doutrina e no sistema oriundo da Ordem dos Elus Cohens e dos
demais sistemas existentes. Em dado momento Willermoz teve a ajuda de Saint-Martin,
que em setembro de 1772 foi seu hóspede em Lyon.
Enquanto em geral o R.E.R tem 3 graus simbólicos e 3 graus Filosóficos
, outros Ritos têm um número muito maior de graus filosóficos,
além dos três simbólicos, mas isso não significa
menor volume de conhecimento ou menor instrução ou evolução
a ser recebida ou percorrida através dos diferentes graus, valendo
a observação de que vemos algumas semelhanças e ensinamentos
de altos graus de outros Ritos ou Ordens, permeados nos ensinamentos Retificados.
Em Loja Simbólica os obreiros, além de avental e luvas, usam,todos,
uma espada e um chapéu triangular embora só a partir do grau
de mestre se possam cobrir.