A Santíssima Trindade
Por Carlos Martins Nabeto
As citações seguintes testemunham o que os primeiros cristãos pensavam sobre a crença na Santíssima Trindade.
"No que diz respeito ao Batismo, batizai em nome do Pai e do Filho
e do Espírito Santo em água corrente. Se não houver
água corrente, batizai em outra água; se não puder
batizar em água fria, façai com água quente. Na falta
de uma ou outra, derramai três vezes água sobre a cabeça,
em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (Autor desconhecido,
ano 90, Didaqué 7,1-3).
"Um Deus, um Cristo, um Espírito de graça" (Clemente
de Roma, ano 96, Carta aos Coríntios 46,6).
"Como Deus vive, assim vive o Senhor e o Espírito Santo"
(Clemente de Roma, ano 96, Carta aos Coríntios 58,2).
"Vós sois as pedras do templo do Pai, elevado para o alto pelo
guindaste de Jesus Cristo, que é a sua cruz, com o Espírito
Santo como corda" (Inácio de Antioquia, ano 107, Carta aos Efésios
9,1).
"Procurai manter-vos firmes nos ensinamentos do Senhor e dos apóstolos,
para que prospere tudo o que fizerdes na carne e no espírito, na
fé e no amor, no Filho, no Pai e no Espírito, no princípio
e no fim, unidos ao vosso digníssimo bispo e à preciosa coroa
espiritual formada pelos vossos presbíteros e diáconos segundo
Deus. Sejam submissos ao bispo e também uns aos outros, assim como
Jesus Cristo se submeteu, na carne, ao Pai, e os apóstolos se submeteral
a Cristo, ao Pai e ao Espírito, a fim de que haja união, tanto
física omo espiritual" (Inácio de Antioquia, ano 107,
Carta aos Magnésios 13,1-2).
"Que não somos ateus, quem estiver em são juízo
não o dirá, pois cultuamos o Criador deste universo, do qual
dizemos, conforme nos ensinaram, que não tem necessidade de sangue,
libações ou incenso. [...] Em seguida, demonstramos que, com
razão, honramos também Jesus Cristo, que foi nosso Mestre
nessas coisas e para isso nasceu, o mesmo que foi crucificado sob Pôncio
Pilatos, procurador na Judéia no tempo de Tibério César.
Aprendemos que ele é o Filho do próprio Deus verdadeiro, e
o colocamos em segundo lugar, assim como o Espírito profético,
que pomos no terceiro. De fato, tacham-nos de loucos, dizendo que damos
o segundo lugar a um homem crucificado, depois do Deus imutável,
aquele que existe desde sempre e criou o universo. É que ignoram
o mistério que existe nisso e, por isso, vos exortamos que presteis
atenção quando o expomos" (Justino Mártir, ano
151, I Apologia 13,1.3-6).
"Os que são batizados por nós são levados para
um lugar onde haja água e são regenerados da mesma forma como
nós o fomos. É em nome do Pai de todos e Senhor Deus, e de
Nosso Senhor Jesus Cristo, e do Espírito Santo que recebem a loção
na água. Este rito foi-nos entregue pelos apóstolos"
(Justino Mártir, ano 151, I Apologia 61).
"Eu te louvo, Deus da Verdade, te bendigo, te glorifico por teu Filho
Jesus Cristo, nosso eterno e Sumo Sacerdote no céu; por Ele, com
Ele e o Espírito Santo, glória seja dada a ti, agora e nos
séculos futuros! Amém." (Policarpo, ano 156, Martírio
de Policarpo 14,1-3).
"De fato, reconhecemos também um Filho de Deus. E que ninguém
considere ridículo que, para mim, Deus tenha um Filho. Com efeito,
nós não pensamos sobre Deus, e também Pai, e sobre
seu Filho como fantasiavam vossos poetas, mostrando-nos deuses que não
são em nada melhores do que os homens, mas que o Filho de Deus é
o Verbo do Pai em idéia e operação, pois conforme a
ele e por seu intermédio tudo foi feito, sendo o Pai e o Filho um
só. Estando o Filho no Pai e o Pai no Filho por unidade e poder do
Espírito, o Filho de Deus é inteligência e Verbo do
Pai. Se, por causa da eminência de vossa inteligência, vos ocorre
perguntar o que quer dizer "Filho", eu o direi livremente: o Filho
é o primeiro broto do Pai, não como feito, pois desde o princípio
Deus, que é inteligência eterna, tinha o Verbo em si mesmo;
sendo eternamente racional, mas como procedendo de Deus, quando todas as
coisas materiais eram natureza informe e terra inerte e estavam misturadas
as coisas mais pesadas com as mais leves, para ser sobre elas idéia
e operação" (Atenágoras de Atenas, ano 177, Súplica
pelos Cristãos, 10,2-4).
"Como não se admiraria alguém de ouvir chamar ateus os
que admitem um Deus Pai, um Deus Filho e o Espírito Santo, ensinando
que o seu poder é único e que sua distinção
é apenas distinção de ordens?" (Atenágoras
de Atenas, ano 177, Súplica pelos Cristãos 10).
"Igualmente os três dias que precedem a criação
dos luzeiros são símbolo da Trindade: de Deus [=Pai], de seu
Verbo [=Filho] e de sua Sabedoria [=Espírito Santo]" (Teófilo
de Antioquia, ano 181, Segundo Livro a Autólico 15,3).
"Com efeito, a Igreja espalhada pelo mundo inteiro até os confins
da terra recebeu dos apóstolos e seus discípulos a fé
em um só Deus, Pai onipotente, que fez o céu e a terra, o
mar e tudo quanto nele existe; em um só Jesus Cristo, Filho de Deus,
encarnado para nossa salvação; e no Espírito Santo
que, pelos profetas, anunciou a economia de Deus..." (Ireneu de Lião,
ano 189, Contra as Heresias I,10,1).
"Já temos mostrado que o Verbo, isto é, o Filho esteve
sempre com o Pai. Mas também a Sabedoria, o Espírito estava
igualmente junto dele antes de toda a criação" (Ireneu
de Lião, ano 189, Contra as Heresias IV,20,4).
"Foi estabelecida a lei de batizar e prescrita a fórmula: 'Ide,
ensinai os povos batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito
Santo'" (Tertuliano, ano 210, Do Batismo 13).
"Cremos... em um só Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, nascido
do Pai como Unigênito, isto é, da substância do Pai,
Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não
feito, consubstancial com o Pai, por quem foi feito tudo que há no
céu e na terra. [...] Cremos no Espírito Santo, Senhor e fonte
de vida, que procede do Pai, com o Pai e o Filho é adorado e glorificado,
o qual falou pelos Profetas" (1º Concílio de Nicéia,
ano 325, Credo de Nicéia).
Outras Fontes:
Tertuliano: (ano 216) Contra Praxéas 2; 9; 25.
Orígenes: (ano 225) Doutrinas Fundamentais IV,4,1.
Hipólito de Roma: (ano 228) Refutação de Todas as Heresias
10,29.
Novaciano: (ano 235) Tratado sobre a Trindade 11.
Papa Dionísio: (ano 262) Carta a Dionísio de Alexandria 1;
2; 3.
Gregório Taumaturgo: (ano 265) Declaração de Fé.
Sechnall de Irlanda: (ano 444) Hino a São Patrício 22.
Patrício: (ano 447) O Peitoral de São Patrício 1; (ano
452) Confissão de São Patrício 4.