A vida Humana e suas dificuldades incontáveis têm por finalidade, na ordem da sabedoria eterna, a educação da vontade do homem. A dignidade do homem consiste em fazer o que quer e em querer o bem, em conformidade com a ciência do verdadeiro.
O bem conforme o verdadeiro é o justo
A justiça é a prática da razão
A razão é o verbo da realidade
A realidade é a ciência da verdade
A verdade é a história idêntica ao ser
O homem chega à idéia do ser por duas vias, a experiência e a hipótese. A hipótese é provável quando é solicitada pelos ensinamentos da experiência ; é improvável ou absurda quando é rejeitada por esse ensinamento. A experiência é a ciência, e a hipótese é a fé. A verdadeira ciência admite necessariamente a fé; a verdadeira fé conta necessariamente com a ciência.
A palavra DEUS
exprime a personificação suprema da lei e, por conseguinte
do dever; e, se pela palavra liberdade se quiser entender conosco o direito
de fazer o Dever, tomaremos, de nossa parte, por divisa e repetiremos sem
contradição e sem erro :
Deus e a liberdade
Como só há liberdade para o homem na ordem que resulta do verdadeiro e do bem, pode-se dizer que a conquista da liberdade é o grande trabalho da alma humana. O homem, libertando-se das más paixões e de sua servidão, de certo modo cria-se a si próprio uma segunda vez. A natureza fizera-o vivo e sofredor, ele se faz feliz e imortal; torna-se, assim, o representante da divindade na terra e exerce relativamente sua onipotência.
Axioma I - Nada resiste à vontade do homem quando ele sabe o verdadeiro e quer o bem.
Axioma II- Querer o mal é querer a morte. Uma vontade perversa é um começo de suicídio.
Axioma III-Querer o bem com violência é querer o mal; pois a violência produz a desordem, e a desordem produz o mal
Axioma IV- Pode-se e deve-se aceitar o mal como meio para o bem; mas é preciso nunca querê-lo ou fazê-lo, do contrario destruir-se-ia com uma mão o que se edificasse com a outra. A boa fé nunca justifica os maus meios; corrige-os quando são suportados e condena-os quando deles se lança mão.
Axioma V - Para se ter direito de possuir sempre é preciso querer pacientemente e por muito tempo.
Axioma VI - Passar a vida querendo o que é impossível possuir sempre é abdicar da vida e aceitar a eternidade da morte.
Axioma VII - Quando mais a vontade supera obstáculos , mais se fortalece. É por isso que Cristo glorificou a pobreza e a dor.
Axioma VIII - Quando a vontade é consagrada ao absurdo é reprovada pela eterna razão.
Axioma IX - A vontade do homem justo é a vontade do próprio Deus , e é a lei da natureza.
Axioma X - É pela vontade que a inteligência vê. Se a vontade é sã, a visão é justa. Deus disse: Que seja a luz! e a luz é; a vontade disse: Que o mundo seja como eu o quero ver! e a inteligência o vê como a vontade quis. É o que significa a expressão assim seja, que confirma os atos de fé.
Axioma XI - Quando alguém cria fantasmas, põe no mundo vampiros, e será preciso alimentar esses filhos de um pesadelo voluntário com seu sangue, sua vida, sua inteligência e sua razão, sem nunca saciá-los.
Axioma XII - Afirmar e querer o que deve ser é criar; afirmar e querer o que não deve ser é destruir.
Axioma XIII - A luz é um fogo elétrico colocado pela natureza a serviço da vontade: ilumina os que dela sabem servir-se, queima os que dela abusam.
Axioma XIV - O império do mundo é o império da luz.
Axioma XV - As grandes inteligências cuja vontade equilibra-se mal assemelham-se aos cometas, que são sóis abortados.
Axioma XVI - Nada fazer é tão funesto quanto fazer o mal, mas é mais covarde. O mais imperdoável dos pecados mortais é a inércia.
Axioma XVII - Sofrer é trabalhar. Uma grande dor sofrida é um progresso realizado. Os que sofrem muito vivem mais do que os que não sofrem.
Axioma XVIII - A morte voluntária por abnegação não é um suicídio; é a apoteose da vontade.
Axioma XIX- O medo é apenas uma preguiça da vontade, e é por isso que a opinião desencoraja os covardes.
Axioma XX - Consegui não temer o leão, e o leão vos temerá. Dizei à dor: Quero que tu sejas um prazer, e ela se transformará até mais do que um prazer, uma felicidade.
Axioma XXI - Uma corrente de ferro é mais fácil de quebrar que uma corrente de flores.
Axioma XXII - Antes de declarar um homem feliz ou infeliz, sabei como o fez a direção de sua vontade: Tibério morria todos os dias em Capri, enquanto Jesus provava sua imortalidade e sua divindade no Calvário e na cruz.