A Cabalá sendo ela Cristã ou Hebraica possui dois níveis de estudos. Os princípios básicos e os segredos profundos.
É dito que Moisés usou os segredos profundos da Cabalá para superar as leis da natureza e fazer abrir o Mar Vermelho.
Existe uma restrição velada em relação ao aprendizado dos segredos profundos da Cabalá. Um certo grau de sabedoria espiritual e maturidade precisa ser alcançado antes que alguém possa aprender ou mesmo arranhar esses conhecimentos secretos, como estabelecido pelo antigo adágio cabalista: "Quando o aluno está pronto, o mestre aparece". Podemos concluir que a Cabalá deve ser estudada e praticada com o devido cuidado e equilíbrio.
Através da história, somente um punhado de privilegiados foram merecedores da oportunidade de aprender os segredos profundos da Cabalá. Moisés foi um deles, Guaita certamente foi outro juntamente com Papus.
Mesmo que os segredos da Cabalá fossem deixados diante de nós, não seríamos capazes de compreende-los em sua totalidade e na profundidade desejada. Da mesma forma que uma criança não pode compreender os segredos da construção de um Jato supersônico a partir de um desenho contendo todas as instruções.
Quando a Cabala era uma ciência reservada aos Hebreus, havia uma proibição em relação ao aprendizado dos níveis básicos da Cabalá, mas esta proibição foi revogada no século 16 quando o famoso cabalista Rabbi Abraham Azulai (1570-1643) formulou um decreto autorizando os jovens sábios a se dedicarem aos estudos. Já a Cabala Cristã sempre esteve restrita aos centros Ocultistas, e razoavelmente aberta a estes.
Os Centros de Cabala quer sejam Hebraica ou Cristã, ensinam os níveis básicos desta ciência. Da mesma maneira que os segredos profundos da Cabalá têm o poder de alterar dramaticamente as leis da Mãe Natureza, os níveis básicos da Cabalá têm o poder de alterar dramaticamente a natureza humana. Portanto estudar a cabala, demanda antes de mais nada equilíbrio e responsabilidade.
Com a Cabala, com a Teurgia, com a Alta Magia aprendemos como nos tornar pessoas melhores. Mais tolerantes, e a compreender com mais exatidão a Obra de nosso Criador e as suas leis universais. Com a Calaba, com a Teurgia e também com a Alta Magia nós podemos nos tornar mais compassivos. mais generosos e principalmente mais humildes diante da Grande Obra.
Mas isto não é graças a uma varinha mágica ou emulsão Divina, é porque este é um comportamento correto e necessário para se avançar na direção do Oculto de compreensão do Todo , além do que essas qualidades da natureza humana têm o poder de nos proporcionar todas as coisas que desejamos verdadeiramente da vida.