PASSO A PASSO PARA SE ESTUDAR A CABALA
Grupo Hermanubis


Embora o Martinismo não se restrinja exclusivamente ao estudo da cabala, e mesmo existindo uma Ordem Martinista exclusivamente dedicada a este tipo especifico de estudo ( Ordem Kabalistica da R+C) que discutiremos no final deste artigo, é certo que o Martinismo se ocupa da Cabala cristã para a aplicação de seus conceitos, tal qual um atleta do remo se ocupa de um barco para poder exercitar teoricamente e praticamente seu esporte.

Temos recebidos de nossos visitantes solicitações persistentes para que o Hermanubis apresente um esquema criterioso de estudo da Cabala. O cronograma que iremos apresentar não foi criado pelo grupo, porém nos parece ser bastante consistente em sua formulação.

Importante lembrar que o estudo da Cabala requer do praticante, muito equilíbrio, discernimento e progressão lenta.

PROGRAMA BÁSICO DE CABALA

1ª ETAPA: O CAMINHO DAS LETRAS - SONS E VIBRAÇÕES
Neste primeiro degrau o estudante deve dominar e conhecer com profundidade as letras Hebraicas, os sons correspondentes e o significado numérico e místico das letras mãe e simples.

2ª ETAPA: O CAMINHO DAS ESFERAS - A ÁRVORE DA VIDA
Neste degrau o estudante já tem condições de se aventurar com segurança pelo estudo das esferas e dos caminhos da Árvore da Vida. A estrutura da Árvore deve ser muito bem detalhada com uma análise dos Quatro Mundos, da Escada de Jacó, dos Pilares e dos Triângulos. Nesta ocasião é desejável que o buscador inicie sua leitura do Sepher Yetzirah, antigo livro cabalista cuja origem é colocada entre o terceiro e sexto século da era cristã.

3ª ETAPA: O CAMINHO DA DEVOÇÃO - NOMES SAGRADOS
Fechando o primeiro ciclo, o terceiro degrau deve ser dedicado ao estudo dos Intermediários da Divindade , suas inter-relações e principalmente da relação dos Sagrados Nomes do Criador com a Árvore da Vida.

4ª ETAPA: NUMEROLOGIA CABALISTA 1
Nesta etapa é necessário um pouco mais de conhecimento genérico , principalmente sobre os números e seus significados, a redução e soma Teosófica, além é claro de um estudo comparativo com os números segundo a Cabala.
5ª ETAPA: NUMEROLOGIA CABALISTA 2
Já bastante adiantado em seus estudos o estudante deve então se dedicar a Gematria e saber com perfeição a correta pronuncia dos nomes do Incognoscível.

6ª ETAPA: NUMEROLOGIA CABALISTA 3
Encerando a segunda e ultima etapa, o viajante deve estudar os ritmos da vida: o Ciclo Anual que divide o ano em 7 partes, o Ciclo Material que tem 12 anos, o Ciclo das Lições que tem 9 anos e o Ciclo Espiritual que tem 7 anos.

A Ultima etapa também composta de três degraus é determinada pelo próprio cabalista, de acordo com os resultados já conquistados e os objetivos que ele mesmo lhe impõe.

Citamos no inicio deste artigo a existência de uma Ordem martinista dedicada ao estudo da Kabala, iremos abaixo em complemento as informações acima apresentar um breve histórico da Ordem Kalabistica da Rosa Cruz.
Origens da Ordem Kabalistica da R+C:
Em 1884 o esotérico Marqués Stanislas De Guaita (1861-1897), com a idade de 24 anos, leu o "O Vicio Supremo", escrito por Joséphin Péladan. A mística de Péladan atraiu a Guaita que se colocou em contato com ele. Guaita não só conheceu a Joséphin, como também ao irmão maior de Joséphin, chamado Adrian Péladan, de quem Bayard disse que estava conectado com uma Ordem da Rosacruz de Toulouse, dirigida por Firmin Boissin.

Stanislas de Guaita teve como secretario Oswald Wirth, conhecido por publicar varias e importantes obras esotéricas. Guaita escreveu, vários livros ocultistas: Em 1886 publicou "Ensaios das Ciências Malditas" e "No Umbral do Mistério". Em 1891 seu "Templo de Satán" e em 1897 a "Chave da Magia Negra". Ao morrer deixou uma obra inacabada "O Problema do Mal", que seria publicada mais tarde em 1950 graças as notas de seu secretario Wirth.

Em 1888 Stanislas de Guaita, com a idade de 27 anos, fundou a "Ordem Kabalística da Rosacruz", dirigida por um Conselho Supremo, composto por doze membros. É de conhecimento público o nome de vários deles: Stanislas de Guaita, como Chefe Supremo; PAPUS (Gerard Encausse) restaurador do Martinismo; F.Barlet; Josephin Péladan que se separaria da Ordem Kabalística em 1890 para fundar a Ordem da Rose+Croix; o abade Alta, cujo verdadeiro nome era Mélinge, da dioceses de Versailles, Paul Adam, Gabrol y Thoron.

Mais tarde se uniram a eles Marc Haven (doutor Lalande) (1868-1926), Paul Sédir (Yvon Le Loup), Agustín Chaboseau, Lucien Chamuel e Maurice Barrès.

Sabemos que a Ordem se valorizavam os conhecimentos de Eliphas Lévi, Fabre d`Olivet, Hoene Wronsky, Jacob Boheme, Emmanuel Swedenborg, Martinez de Pasquallys e Louis Claude de Saint Martin.

Todos os seus membros foram grandes esoteristas e místicos, que contribuíram ao conhecimento espiritual com diversas obras literárias, alem de sua participação ativa em diversas ordens e fraternidades.
Se o leitor desejar maiores informações sobre a OKR+C, recomendamos a leitura do artigo “ OKRC a universidade livre de Cabala” .

HOME