Os caminhos do Homem de Desejo

Louis Claude De Saint-Martin


Oh, Homem de Desejo! Estes são os caminhos reservados a ti; tu não só percebes traços reais de seu destino positivo, como sabes por experiência, que todo o momento que não gastamos com Deus, é gasto contra Ele; isto porque o único objetivo de nossa existência é ajudar a Deus, afim de que retorne ao Seu reino e se estabeleça universalmente em seu trono. Portanto, tu irás chamar continuamente:

"Chorem, profetas! Deixem correr suas lágrimas, almas de desejo, pois não é chegado o tempo em que o Verbo poderá derramar suas riquezas sobre a terra: Ele chora ainda mais do que tu, pois se vê tão contrariado em seu amor".

"Minha mente está determinada por uma santa e firme resolução, a de se dedicar inteiramente ao progresso de sua obra; ela se fixa nisto e jura nunca se afastar de tal propósito; meu pensamento aplicará seu fogo a tudo o que é combustível e estranho à minha essência".

"Irá manter este fogo no meio de todos estes combustíveis até que se aqueçam e se inflamem, dando lugar a uma explosão universal, o som que será ouvido a todo momento, enquanto eu viver".

"Porque o fogo de meu pensamento não causaria esta explosão, como o fogo evanescente que vejo nas nuvens as fazem explodir?"

"Será o pensamento do homem, um raio vivo, procedente de um fogo ainda mais vital que ele próprio, menos privilegiado do que este fogo natural que deixará de existir quando a Divindade desviar seus olhos dele?"

Não! não! Tenha consciência de sua dignidade e de sua grandeza; entregue-se inteiramente à sua obra e ao seu progresso. Os inimigos de ambos estão por perto; se não se identificam com você neste momento, a verdade é que apoderaram-se do posto feito para ti e fazem de tudo a fim de evitar que você chegue até ele.

"Não se desvie até conseguir purificar este posto, para que só você tenha autoridade ali e os últimos traços dos passos do inimigo sejam apagados".

"Tenha o cuidado de acender fogos, em todos os lugares que ele possa ter habitado e por onde quer que ele tenha passado, a fim de purificá-lo; pois, após ter sido um campo de assassínio e massacre, este posto pode se tornar um templo de paz e santidade".

"A Santidade Do Verbo é o fogo que você deve acender em todos os lugares em que o inimigo possa ter habitado; de fato, só esta palavra fará com que fuja e com que seja banido de seu posto".

"Não fale outra palavra pelo resto de seus dias; não se prenda mais nas sombras das opiniões dos homens; separa-se de seus estudos de trevas. Você tem a certeza de estar no caminho da vida, no instante em que seu coração pronuncia A Santidade Do Verbo".

"As opiniões de trevas e os estudos obscuros dos homens irão te impregnar com sua confusão e ignorância; contudo, não olhe para traz uma vez que tenha posto as mãos à obra".

"Deixe a paz reinar entre você e todos aqueles que acreditam na Santidade do Verbo, e deixe que todas as diversidades de opiniões terminem. Naamam, o General do exército do Rei da Síria, acreditava na Santidade Do Verbo, e quando pediu a Elisha, que o curou de sua lepra, se poderia ter a permissão de acompanhar o rei à cerimônia no templo de Rimmon, o profeta lhe respondeu: "Vá em paz".

"Deixe os fantasmas e ilusões de todos os mundos, permita que os poderes livres do abismo, se apresentem diante de ti; a partir de então eles irão encontrar em seu posto, sempre, e saberão que pretendes estar ali eternamente".

HOME