O SER SINCERO
Grupo Hermanubis

Ser sincero é ser franco, ser verdadeiro e simples. Ser sincero é enaltecer a lisura de caráter. Ser sincero é cultuar a verdade, o princípio certo. Ser sincero é expressar alguma coisa fielmente, como ela é, como ela se apresenta na natureza.

A sinceridade faz surgir a confiança entre as pessoas, estabelece a certeza, nos faz mais fortes. A sinceridade afasta-nos da mentira, da injuria, e da calunia.

Da sinceridade, surgem duas certezas absolutas: a certeza da firmeza de caráter de quem é sincero, e a certeza de estarmos apoiando em bases sólidas nossas atitudes, nossas conclusões.

Sinceridade é uma virtude que deve estar presente em todos os atos de nossas vidas, principalmente no trato com nossos Amados Irmãos da Fraternidade.

Muitas vezes podemos ficar com reservas em sermos sincero com um irmão, pensando poupar este irmão de algum sofrimento, ou a nós mesmo de algum constrangimento.

Devemos ter consciência de que, silenciarmos ante um fato, também compromete nossa sinceridade, assim como evitarmos estar na presença deste irmão, fugirmos dele, não nos afasta do dever de sermos sinceros. Tanto o calar como o fugir, não são táticas virtuosas.

A falta de sinceridade para com nossos irmãos, dependendo das circunstâncias, além de gerar sentimentos de perda de confiança, sentimentos de Corrente partida, pode até gerar questionamento sobre a sinceridade da própria fraternidade .

Se faltarmos com a sinceridade, cometeremos duas injustiças com nosso irmão: além de privá-lo da Verdade, o pré julgamos ser incapaz de enfrentar a Verdade.

Lembrem-se, o Martinismo é composto por homens e mulheres que aspiram tornarem-se Virtuosos, combatentes do Mal e do materialismo exacerbado, e como tal escolhidos por nós, e que tem como preceito a Verdade.

Certamente existem métodos diferentes em praticarmos a sinceridade com nossos irmãos e irmãs, e por certo nós saberemos como melhor agir: adequar local e hora apropriados, e escolher um método em que os sentimentos sejam fraternalmente compartilhados; isto é, usarmos nossa inteligência e o amor fraternal que o Criador nos presenteou.

Agindo assim teremos certeza de que a confiança permanece intacta, a fraternidade aumenta e que continuaremos a nos reconhecer como irmãos.


HOME