O PANTÁCULO
Louis-Claude de San-Martin.



" O Círculo natural se amoldou de um modo diferente do círculo geométrico. O centro atraiu o triângulo superior e o triângulo inferior, ambos reagindo em um e ao outro, manifestou a Vida.

É então que o Homem quádruplo apareceu. Seria impossível chamar este principio de quádruplo no círculo sem localizar linhas perdidas ou supérfluas, isto se nós estamos nos limitando para os métodos de matemática.
Natureza não cria nada: coordena todas as partes de seus trabalhos, o um com o outro. Assim, no Círculo pela ação da natureza, nós podemos ver os dois triângulos e podemos vislumbrar uma determinada emancipação do Homem no Universo e o lugar de Homem em relação ao centro divino.

Nós podemos ver (no Pantaculo) que a Luz só recebe Vida pelas reflexões que surgem da oposição que o Verdadeiro recebe do Falso; da Luz recebida na Escuridão; e esta Vida, aliás , sempre depende de ambas as ações. Nós vemos que a ação do Homem quádruplo e suas seis direções do Universo, sendo de dois em dois encadernado [nos triângulos], o poder do Homem opera dentro de um triplo quádruplo na localização da sua glória .

Aqui é manifestado as leis deste conhecimento soberbo do qual os Chineses deixaram alguns rastros para nós, eu quero dizer que o conhecimento do keou-kou. Triplo, deixou o centro divino onde ele foi colocado originalmente; mas embora ele fizesse isto, o centro ainda está em seu lugar, como não pode ser movido por qualquer força .

Assim, desde que o Homem deixou o seu posto glorioso , é a Divindade que está pronta a substitui-lo e a operar por ele, no mesmo universo que do Poder do qual ele foi desapropriado pelo seu próprio engano . Mas quando a Divindade toma o lugar de Homem, é vestido nas mesmas cores, e é preso às mesmas regiões materiais onde o Homem era originalmente estabelecido, como é impossível aparecer ao centro deste círculo sem ser colocado ao meio de todas esses regiões.

Aqui é o que o estudo do círculo natural pode revelar ao olho inteligente. A figura representou isto , embora de forma defeituosa,

HOME