Os seis dias de bereschith / Os três anjos da Escritura
Elifhas
Levi - Cartas ao Barão Spédalieri 1861
prefácio por Papus
A filosofia Oculta não é , nem materialista , nem panteísta, nem puramente mística : ela é , espiritualista , no sentido de que trata de determinar a preponderância , em todos os planos , do espírito sobre a matéria , porem , sem negar a matéria nem espírito .Intermediação entre o Espírito e o corpo , método analógico ou estudo do mundo invisível , são as características de qualquer escritor formado nos centros ocultistas . Alguns , se detém em um destes estudos, são os discípulos que adaptam o ocultismo a uma ciência , a uma arte , a determinada época ; outros , ostentam , sem restrições , os três métodos de estudo do oculto , são os Mestres ou os grandes Iniciados. Cada filósofo é livre de adaptar estes ensinamentos gerais a aspectos pessoais . Daí , surge a originalidade e a liberdade de cada escrita , daí surgem as diversas escolas iniciáticas e a extensão do campo a decifrar.
O homem é o único criador e o único juiz de seu destino
, portanto , é livre de atuar como quiser dentro do círculo
da sua fatalidade.
estes são os mistérios de Bereschit :
1. primeiro
dia da criação : A luz ; esplendida e radiante unidade
2. segundo dia : O firmamento , ou a separação necessária
entre o espírito e a forma , entre o fixo e o volátil , entre
o céu e a terra ; constituição da balança do
binário
3. terceiro dia : Germinação da terra sob a influencia do
céu ; a geração começa com a revelação
do ternário .
4. quarto dia : O sol e a lua presidem o dia e a noite ; divisão
das estações pelo quaternário ; quadradura primitiva
do círculo .
5. quinto dia : A vida se manifesta no seio dos elementos; constituição
do reino do homem no quinário .
6. sexto dia : A terra e o fogo respondem ao ar e a água e originam
seus animais vivos ; o triângulo , que é a miragem daquele
de Jehovah ; forma-se na alma do homem e Deus lhe diz : Façamos o
homem, porque o homem deve participar em sua própria cria.
7. sétimo dia : Deus repousa , isto é , porque o setenário
, sendo o número perfeito , após ele , nada resta a fazer.
Os três anjos que a Escritura nos fornece os nomes correspondem ao
Sol , a Lua e ao planeta Mercúrio .
O anjo do Sol
é Miguel , que proclama Deus único como o astro principal
do sistema universal ; Gabriel é o anjo da Lua , que Maria tem sob
seus pés ; ele é o gênio da mulher típica que
é chamada no Shir Ha- Shirim ( cântico dos Cânticos )
, bela como a Lua ; Rafael é o anjo de Mercúrio; também
é representado com o bastão ou a baqueta solene , o peixe
análogo a dupla serpente e o cão , hieróglifo de Hermanubis
, o conservador fiel dos segredos do templo Rafael é o mediador do
matrimonio legítimo, como o Mercúrio dos Gregos era o proxeneta
dos amores impuros . Ele é médico como Hermes e como Orfeu.
Miguel é o anjo de Jakin ; Gabriel , o anjo de Booz e Rafael o anjo
da porta sagrada . É Miguel que aparece a São João
com o sol por auréola e um pequeno livro na mão . é
ele quem , na abertura do primeiro selo , toca o primeiro clarim e verte
a primeira taça ; durante este tempo os quatro outros anjos estão
encadeados sobre o Eufrades , o rio do cativeiro , porque a verdade do santo
tetragrama é ainda cativa do erro. Deus não é ainda
manifestado senão pelo Triângulo sacerdotal , e será
somente sob o reino messiânico que o quadrado real será conhecido
. Então serão revelados os verdadeiros nomes dos quatro últimos
anjos que são análogos aos querubes ou querubins de Ezequiel.