O
GRANDE MISTÉRIO DA CRIAÇÃO
Por Jacob Boehme
A criação teve início com o divino FIAT: HAJA LUZ ! Esse fato deve ser muito significativo para o místico , pois a palavra luz sugere muito mais, neste caso, do que o mero oposto de obscuridade ou treva. É também digno de nota o fato de que essa luz não era a luz solar, porque o Sol ainda não fora criado.
"Não havia, então, não-entidade, nem entidade; não havia atmosfera, nem o firmamento no alto... não havia distinção entre dia e noite; o Ser Absoluto respirava serenamente, absorto em Si mesmo; nada havia diferente dEle ou acima dEle. A treva prevalecia; inerentemente envolto em treva, este universo era "água" imperceptível"
Porém...É na concepção mais profunda de tais assuntos que o místico está interessado. Como os cabalistas, ele procura penetrar o sentido superficial das palavras para descobrir seu significado interior. Procura usar os meios oferecidos pela Cabala para se harmonizar com o Criador a fim de que possa conhecer Sua manifestação e a verdadeira maravilha se Sua Obra.
Deus é a origem de todas as coisas; é a unidade eterna, infinita; se, por exemplo, alguém perguntasse, o que ficaria no lugar deste mundo se os quatro elementos ( ar, água, terra e fogo) o firmamento e toda a natureza desaparecessem e cessassem de existir de modo que nada restasse, responderíamos que ficaria esta mesma unidade eterna, de onde provieram a natureza.