O MAL EXISTE?

Adaptado pelo Amado Irmão Monte Cristo SI


Há uma dúvida de conceito pergunta que sempre vem a tona quando se debate o tema do Bem e do Mal, ou seja da Arvore e sua raiz. Os Ateus, afirmam que: “ Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe, e considerando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mal”.

Mas contra este argumento simplista e digital, podemos ampliar o debate, por exemplo, o frio existe?

Todos responderiam , claro que existe, afinal de contas todos nós sentimos frio.

Mas na verdade o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor.

Nesta mesma linha de raciocínio podemos formular uma outra pergunta : a escuridão, existe? Mais uma vez a resposta lógica seria que sim, a escuridão existe! Porém na verdade a escuridão também não existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas varias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca. Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.

Analogamente podemos fazer a nós mesmos novamente e pergunta original deste debate: o mal existe?

A resposta é simples: o mal não existe, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência do BEM. É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência do BEM. As escrituras sagradas afirmam que Deus criou o BEM da sua natureza. Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor. O mal resulta de que a humanidade não tenha o desejo, a paz e a bondade do Incognoscivel , ou seja que os homens não tenham Deus presente em si e nas suas ações..

É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz..

Na verdade tanto o Bem quanto o Mal são necessários a nossa evolução, são elementos ou se preferirem um termo Martinista, são colunas de oposições destinadas a nos limitar na diversidade. Como aprenderíamos o que é o Bem, sem infelizmente, sabermos o que é o Mal.

Logicamente não estamos defendendo o mal, apenas definindo filosoficamente a sua existência e porque o Criador permite que ela exista na matéria.

Devemos lembrar que a arvore só é frondosa e dá bons frutos, porque existe abaixo de si uma raiz que mesmo na escuridão e no frio a mantém em pé.

HOME