JESUS DE NAZARÉ
Por Papus (Tratado de Ciências Ocultas livro II)


Há certos assuntos que podemos abordar sem muita reflexão e mediante o auxílio de uma erudição mediana . Há outros , no entanto , que despertam um verdadeiro temor de conduzir as inteligências ao erro. Quando atravessamos a fase da evolução intelectual em que o materialismo parece ser a verdade integral , comentamos com a mesma leviandade a existência do Cristo e a de Zoroastro . Sentimo-nos muito orgulhosos de nosso conhecimento e, entretanto, possuímos tanto menos a verdade quanto mais julgamos conservá-la Mais tarde , percebemos um canto da ciência viva , folheamos uma quantidade de livros , acumulamos montanhas de informações sobre todas as Tradições religiosas, supersticiosas , literárias ou cientificas que podemos assimilar . Criamos idéias que julgamos originais ao reunir os mais diversos documentos. Reunimos a poeira das sepulturas para construir uma casinha de bonecas. Alimentamo-nos com as idéias dos outros e não vivemos por nós mesmos. Neste momento da evolução , escrever uma obra sobre o Cristo parece algo coberto de mil dificuldades para não repetir o que já foi feito centenas de vezes. À medida que a evolução prossegue , tomamos consciência da vida em diferentes planos , consciência essa que não é mais unicamente intelectual, mas experimental. Abandonamos a metafísica e suas classificações estéreis , deixamos a poeira das sepulturas para respirar o príncipio mesmo que, outrora, animou os ossos do deserto , e ao mesmo tempo ,tomamos consciência de um fator até então desconhecido : a responsabilidade efetiva de todo escritor em relação à interpretação dos leitores ; a responsabilidade terrível de quem se julga um mestre e que é responsável pela evolução dos espíritos daqueles que escolheu para discípulos.

Aproveitarei essa ocasião para expor minhas idéias pessoais sobre a questão do Cristo , primeiro em sua defesa , como um pobre soldado , perdido num canto da batalha , para defender sua bandeira , e depois para explicar de uma vez por todas a meus leitores como podemos ser um soldado do Cristo , sem ser clerical nem beato , e porque os verdadeiros Rosa-Cruzes e os Martinistas defendem sempre a identidade absoluta do Verbo Eterno, do logos , e do indivíduo no qual o verbo se encarnou na pessoa de Jesus de Nazaré , Deus vindo na carne.

Essa afirmação, em nossa época , requer como corolário os seguintes estudos :
1- A personalidade de Jesus existiu na Terra?
2- Jesus é um Homem evoluído ou verbo encarnado?
3- Jesus tem uma existência metafísica ou é um princípio vivo que age atualmente em relação a nossas ações terrestres e à história dos povos?
4- O que significa a vida esotérica de Jesus e o que podemos dizer sobre sua vida não- pública?
1) A personalidade de Jesus existiu na Terra?

Suponhamos que nos dirigimos a profanos que exigem provas físicas porque é impossível a um iniciado digno desse nome negar o que ilumina o plano divino , assim como é impossível a uma pessoa normal negar a luz do sol. Para afirmar a existência da personalidade do Cristo vamos eliminar enquanto críticos :
· Os evangelhos que deixaremos de lado no que diz respeito ao ponto de vista crítico desse assunto , enquanto os consideramos como a luz viva no referente à devoção ;
· Os teólogos e os padres da Igreja com todos os seus argumentos metafísicos;

· As obras dos gnósticos e de todos os cristãos interessados em afirmar a existência terrestre do Verbo . O que nos sobra então?

Nos sobra as obras dos autores pagãos e dos inimigos do Cristo: os Judeus . Apoiando-se em Josefo , Tácito e Suetônio, alguns autores afirmam a existência terrestre do Cristo - o que nos alegra sobremaneira . Tratam de argumentos sérios ; mas não devemos esquecer que alguns críticos de má fé afirmaram que essas passagens eram interpoladas ! Por conseguinte , menciono um texto pouco conhecido que não pode ser considerado interpolado , uma vez que só se encontra nas obras dos inimigos de Jesus : os Talmudistas . Por outro lado , esse texto se refere unicamente a uma questão de jurisprudência . Ei-lo :
"Talmude de Babilônia ( Simedrim pag 67 ) e Talmude de Jerusalém ( Sanedrim , VII, XVI, pag 25 ) , abordam esse tipo de testemunho nos processos criminais e, apresentando-os como lei tradicional , citam unicamente o processo de Jesus no qual foi posto em uso " ( Graetz , Sinai et Golgotha , pag 338 , citado por Hippolyte Rodrigues Le Roi des Juifs , pag 245 ). Esse testo possui uma importância capital, porquanto prova definitivamente a existência do indivíduo que foi objeto dessa jurisprudência especial . Alem, deste documento , existe um outro , trata-se de um livro escrito pelos rabinos da sinagoga contra o Cristo e que se intitula o Livro do Impostor , Sepher Toldos Jeschouah. É um livro inteiramente farisaico e anticristão . Todas as histórias abjetas e as calunias dirigidas contra Jesus e sua família são colhidas nessa obra . Mas por pior que seja , ela afirma, pelo testemunho dos inimigos mesmo do Cristo , dois fatos importantes.

1- A existência do Cristo enquanto indivíduo .
2- A realidade de seus milagres .

Em suma , se abandonamos aos críticos os Evangelhos , os teólogos , os padres da Igreja e os gnósticos , bem como todos os cristãos , resta-nos ainda a prova absoluta da existência histórica de Jesus fornecida:
1-Pelos pagãos
2- Pelos rabinos contemporâneos;
3- Pelo Talmude .
E isso nos Basta !

Em todas as escolas mais ou menos ligadas à tradição oriental e , por conseguinte , não cristã , bem como em muitos centros pitagóricos , os mestres dizem aos neófitos o seguinte: "Todo homem possui em si uma centelha divina proveniente do Logos ou verbo divino . Basta desenvolver essa centelha para se tornar Cristo . Jesus fez isso e é um homem evoluído à máxima potência."Segundo essa tradição , Jesus foi procurar no Oriente um centro capaz de desenvolver sua centelha divina . Ao Meu Ver, e segundo todos os ensinamentos dos verdadeiros Rosa-Cruzes e das fraternidades ocidentais , essa afirmação é errônea . Para os hermetistas iluminados, bem como para Jacob Boehm , Swedenborg e Saint Martin , Jesus é o príncipio-verbo , isto é , vindo na carne e não uma carne humana divinizada. A opinião deles , além do resultado das visões diretas no invisível a respeito das quais nos calamos por principio , baseia-se no fato de que Jesus foi o único de todos os reveladores vindos à Terra que passou pela morte e voltou no mesmo corpo que suportou a morte terrestre, demonstrando assim a futilidade dos terrores humanos referentes à passagem de um plano a outro.

Nem Buda , nem Moisés , nem nenhum daqueles que foram postos em paralelo com o reparador e que eram homens evoluídos , nenhum desses atravessou a porta dos mortos e voltou no mesmo invólucro carnal . Pela reencarnação , pela substituição dos corpos , é possível continuar uma vida física como faz o Dalai-Lama; mas somente o principio da existência pode animar de novo um corpo ferido e torturado , porque não se trata nesse caso de uma letargia voluntária, como insinuaram os críticos desorientados por essa ressurreição . Já que mencionamos o fato , é necessário falar da objeção que o absoluto não pode se particularizar e que o verbo não pode se encarnar num ponto do espaço e num ciclo do tempo . O verbo pode manifestar seu principio num ponto do espaço sem cessar de estar no absoluto , uma vez que esse ponto particular se confunde em todos os momentos com ele mesmo . Saint Martin consagrou muitas páginas a demonstrar que o homem de carne materializado pela queda de Adão Cadmon não podia ser "reparado em sua essência senão por um principio não-humano que se unisse a sua natureza ". E , por essa união , o principio aceita todas as condições da existência terrestre , inclusive o esquecimento do plano divino e a angústia do abandono do Pai .

Jesus tem uma existência metafísica ou é um principio vivo e atualmente atuante em relação a nossas ações terrestres e à história dos povos ?

Muitas pessoas imaginam o verbo como um principio colocado acima das nuvens , a quem se fala muito raramente de joelhos dizendo palavras que se recita de cabeça sem pensar no significado delas e sem verificar se eles correspondem exatamente a nossos pensamentos. Outros freqüentemente assíduos das igrejas , pensam que ele delegou , desde a sua vinda à Terra , todos os seus poderes aos sacerdotes de diferentes cultos , e que desobedecer a esses é o mesmo que desobedecer a Deus . Por ultimo , os espíritos mais esclarecidos admitem uma ação do plano divino sobre as boas ações e os bons pensamentos , mas não vão mais longe.

Lacuria , nas Harmonias do Ser Expressas Pelos Números , fornece alguns esclarecimentos muito importantes em seu capítulo da personalidade de Jesus . Ele observou especialmente que o verbo criador é um principio intimamente ligado a todas as manifestações vivas da natureza e que nada recebe da vida sem um sacrifício permanente feito ao Pai , nada recebe a faculdade de ação e de reflexão criadora sem um sacrifício permanente do verbo , e nada recebe a luz da sensibilidade e da inteligência sem uma ação constante do espírito divino.

E como tudo é vivo , nossas ações assim como nossos pensamentos e nossos desejos nossas ações e nossos pensamentos e desejos serão reflexos de nossas atitudes.
Porque o principio que se encarnou em Jesus não abandonou o plano físico , seja ele terrestre ou não , e está sempre presente para curar a todos que conscientes de sua insignificância , aproxima-se dele para lhe tocar na veste . Quando a Terra foi criada e se tornou adequada para ser povoada pela humanidade , cada raça recebeu a promessa de uma libertação de suas correntes e de seus véus de carne pela intervenção do princípio criador.

Saint Martin expressou misticamente esse fato pela figura na qual o 1 representa Deus , 4 o homem e 0(zero) a matéria . Antes da queda tudo era separado 1,4,0 . Depois da queda e antes da redenção tínhamos:
1

depois da vinda do redentor temos:


No invisível o nome do principio reparador está escrito desde a formação de nosso planeta , e o arqueômetro de Saint Yves D' Alveydre determina exatamente que esse nome , em todas as civilizações , é o de Jesus.
Somente o ciclo de Jesus é pessoal ; nenhum outro revelador veio ao mesmo tempo nas outras raças . Quando o rei vem em pessoa , a multiplicidade dos embaixadores se torna inútil.

Aqueles que tem olhos e ouvidos , olhem e escutem no invisível e compreenderão.

A luz gerada por Jesus na " aura do universo material" foi tão grande , sua ação de abrir um caminho aos espíritos nas barreiras zodiacais foi tão evidente para todo iluminado , que cada raça procurou apoderar-se de uma parte dessa ação , como se fosse proveniente dela.

Ao terminar esse estudo , desejamos declarar que as idéias que expomos nos são pessoais e que assumimos toda responsabilidade por elas , fora de toda sociedade ou fraternidade . As Ordens Martinistas procuram fazer cavaleiros do Cristo: não são uma ordem dogmática e cada qual desenvolve livremente sua consciência e seu coração.

Mas todos devem compreender que seus membros não teriam razão de existir se não procurassem com todas as suas forças prestar ao reparador , ao condutor da humanidade em direção ao Pai , ao Cristo de Glória , a honra e o mérito que lhe são devidos em todos os planos. Ao realizar isso , cumprimos apenas com uma parte de nosso dever , porque não temos o direito de julgar nem de condenar os negadores ; tudo que podemos é conduzi-los ao plano da Luz , e o céu fará o resto.

HOME