EBULINDO CORAÇÕES
Grupo Hermanubis


Um professor, ao descrever a ebulição da água, numa aula do curso científico, explicou que conforme o fogo vai aquecendo a água, suas moléculas gradativamente aumentam seus movimentos, agitando-se no recipiente, até entrarem em ebulição.

Complementou, explicando que neste processo, aparentemente homogêneo, as moléculas de água tem um comportamento heterogêneo: apesar da maioria das moléculas entrarem em ebulição quase que simultaneamente, algumas moléculas fervem prematuramente, enquanto outras fervem posteriormente.

O que ocorre nas moléculas de água, é que individualmente elas são submetidas a uma maior ou menor influência de sais, ácidos, bases e outras substâncias, sempre presentes em seu estado natural, o que acarreta diferentes comportamentos individuais, quando recebem calor.

Marcou-me muito esta aula. Passei a fazer analogias entre o que aprendi com a ebulição da água e o que ocorre nos grupos humanos e seus elementos: o homem. É claro que o homem é uma entidade muito mais complexa do que uma simples molécula de água, e sofre influências igualmente complexas. Além das predisposições genéticas e cármicas, sofre influência de sua vivência, de sua experiência isto é, de seu aprendizado individual e único com a vida. A dose de amor, carinho e justiça contrapondo-se ao ódio, violência e injustiça a que esteve exposto, certamente influência suas atitudes, seu modo de viver, seu modo de interagir com a sociedade.

As pessoas, em sua maioria, lutam para conquistarem progressos em suas vidas. Sentem necessidade de evoluírem, vivendo em harmonia com as outras. Gradativamente estão evoluindo. Estas pessoas são como as moléculas de água que fervem em seu devido tempo.

Em nossas vidas, encontramos pessoas que nos enchem de alegria com o seu conviver. Podem até apresentarem-se introspectivas e silenciosas, mas seu convívio, faz-nos enxergar constantemente nossas virtudes e incita-nos a que aprimoremos nosso crescimento interno. A evolução que já conseguiram alcançar, é deslumbrante. Estas pessoas, são como as moléculas de água que com pouca caloria já estão em ebulição.

Mas existem pessoas, que confundem-se ao estabelecerem seus objetivos. Iludem-se com suas paixões. São indiferentes aos sentimentos dos outros. Enfim, são materialistas, iludidos e insensíveis. Socialmente inertes. São pessoas que podem ser comparados com as moléculas de água que permanecem menos agitadas, ferverão só depois de receberem uma dose de calor maior do que as outras. Estes são chamados pelo nosso Amado Irmão Mestre Philippe de Lyon como “ mornos”, aqueles que nunca serão aquecidos por inteiro, nunca serão motivadores e raramente motivados.

A Ordem Martinista , procura ao formar seus obreiros , selecionar homens e mulheres que julga com disposição para a Virtude, iniciando-os, para que vivendo em perfeita fraternidade e igualdade, recebam a Luz do esclarecimento. Esta Luz atua nos Martinistas assim como o fogo atua na água, de um modo uniforme, homogêneo, mas cada indivíduo, cada Martinista , interage com esta Luz de um modo diferente, dependendo das influências recebidas em suas vidas.

Alguns obreiros, às vezes ao descuidarem de suas tolerâncias, sentem-se preteridos, daí, o convívio, que em regra é carinhoso, torna-se ácido, indiferente. Outros quando, por algum motivo ficam algum tempo afastados, perdem a clareza dos seus propósitos na Fraternidade.

O sentimento de Perseverança deve prevalecer nestes corações, pois na Fraternidade Martinista, seja qual for a Ordem ou a Obediência , os Amados Irmãos ao melhorarem a percepção da Luz, sentem a necessidade de auxiliar os demais, com seus exemplos e atitudes fraternais, fazendo com que o amor, o carinho e o senso de justiça, despertem os corações mais entrevados para a percepção da Luz.

"O segredo de nosso progresso consiste na oração, o segredo da prece na preparação, o segredo da preparação numa conduta pura, o segredo de uma conduta pura no temor a Deus, o segredo do temor a Deus em seu amor. Assim, o amor é o princípio e o centro de todos os segredos.”

HOME