Apenas Acredite

Louis Claude De Saint-Martin


Como é encorajador estes quadros que o homem de desejo tem contemplado; quadros que te chamam a nada menos do que te aproximar do santuário Divino e implorar à própria Sabedoria Eterna que saía de seu estado de repouso e de sua própria contemplação, afim de olhar e consolar tudo o que sofre. Ouço este homem de desejo, restrito por sua própria humilhação, dizer a si mesmo, internamente:

"Oh, Altíssimo Criador Eterno de todas as coisas, cabe à tua criatura, paralisada e desfigurada pelo crime universal, ousar a estimular o Princípio generativo da ordem e da harmonia? É para coisa alguma que iremos evocar o Ser dos seres fora de Sua própria contemplação? É para a morte que iremos despertar a Vida? Não! Não serei tão audacioso!"

Contudo, o vejo perseguido pelo sentimento de grandiosidade do mal, pelas dores de tudo o que sofre e pela imperiosa falta de justiça. O vejo então reviver sua coragem; o vejo então confiar novamente no Verbo que prometera lhe proporcionar todas as coisas, fortalecido ele poderia pedir em Seu nome. O vejo abordar os portais Divinos e ouço oferecer estas humildes súplicas:

"Oh, Altíssimo e Criador Eterno de todas as coisas, se Ele a quem chamo de Eleito de Seu próprio Amor tivesse olhado para mim com olhos de compaixão, se dignado a fazer Sua morada em mim, com certeza recorreria a Ele, afim de que me guiasse e me sustentasse em meu empreendimento santo; a Ele remeteria todos os direitos que Tu, em Tua inexaurível magnificência, tem me dado como homem; teria então a certeza de que não há profundezas em ti que eu não possa alcançar; nenhuma Luz em ti que eu não possa ascender; nenhum sentimento de amor ou beneficência em ti que eu não possa fazer germinar, já que este Eleito não é senão um contigo, tu e Ele estão ligados por uma aliança eterna e indissolúvel.

"Oh, Altíssimo e Criador Eterno de todas as coisas, em nome deste Eleito de Seu próprio Amor, ouso me apresentar diante de ti; Ele me ensinou a conhecê-lo, ele que tu enviastes; me ensinou a conhecer a ti que O enviou; em Seu nome irei solicitar teu amor e ardor beneficentes, por tudo o que é, e que fora banido da ordem e da harmonia. Através Dele procuro interromper o êxtase de paz e a admiração íntima e inefável de teu próprio Ser que tu produzes continuamente; através Dele devo orar a ti afim de que suspendas os deleites de tua própria contemplação.

"Em Seu nome, irei implorar a ti a trocar aqueles dias de alegrias por dias de tristezas, a fim de permitir que a radiante passagem de tua glória seja coberta de lamentações, que venha e mergulhe teu olhar repleto de fogo, num clima árido e frio; na região da morte, penetre Tua fonte de Amor que porta consigo eternamente a Fonte de Vida universal.

"O que pode ser mais urgente do que os motivos que me impelem a clamar Tua atenção? A questão é, será que Tu virás em auxílio da natureza, do homem e do Verbo?".

Quem irá me auxiliar aqui, a burilar profundamente a figura que o homem de desejo deve se tornar, afim de ser capaz de despertar a Majestade Suprema fora da intoxicação Divina que Sua própria grandiosidade e o brilho de Suas próprias maravilhas, produzem continuamente? Ele que participa desta intoxicação Divina e que está sentado no meio daquelas maravilhas eternas.

Os impulsos de nossa vontade são dados para evitar a abordagem do inimigo.

Os princípios de nossa vida elementar são dados, não só para mantermos nossos postos, mas também para efetuar uma abertura nas defesas da muralha e abrir o caminho para atacarmos o inimigo em sua fortaleza.

Os poderes ativos da Natureza são colocados à nossa disposição, para consolidar nossa força e renovar continuamente nossos meios de luta contra o inimigo quando a abertura é realizada.

As virtudes poderosas dos homens de Deus de todas as épocas nos são oferecidas para nos fortalecer e apoiar, afim de que nossa própria virtude espiritual possa tomar coragem e confiança na luta, assim como nos instruir nas maravilhas e grandezas que enchem o reino de Deus, que começam a conhecer, mesmo enquanto estão em seus corpos terrestres.

O virtual apoio sagrado do Redentor nos é garantido e revive em nós todas as regiões e poderes anteriores, sobre a qual Ele está sentado e aos quais Ele comunica Sua vida universal.

Não perca um só momento, oh alma humana, em reviver em ti todas estas proporções, se permitistes que morressem. Faça estes poderes, cada um em sua classe, evoluírem sempre, sem olhar para a mão direita ou esquerda; este é o caminho da justiça.

Faça os poderes harmônicos da Natureza abrirem um caminho para as virtudes vivificantes dos homens de Deus de todas as épocas, nos quais manifestaram ou ao menos proclamaram, as maravilhas do reino da Vida.

Faça as virtudes vivificantes dos homens de Deus, de todas as épocas, abrirem um caminho livre para a voz soberana e regente do Divino Chefe e Redentor, que rege no céu, na terra e nos infernos; pois tu és um membro morto, e logo será mortífero, se Ele deixar, por um único instante, de comunicar Suas ordens efetivamente, através de Seu Verbo, para todo o seu ser.

Oh! homem de desejo, seja ágil, santificado e harmonizado em todo o seu ser; universalmente, irás, em sua unidade parcial, ser uma imagem da Unidade Universal; então, através da analogia santa que existirá entre o Regente supremo e tu, sua alma entrará naturalmente no santuário deste Deus Supremo; e quando Ele ver que tua alma adentra este santuário, não poderá deixar de recebê-la, e beber do amor por sua beleza; pois tu serás, da mesma forma, uma de Suas maravilhas.

Porém, não deixe seu coração esquecer seu propósito: terás ascendido ao trono da Divina Majestade apenas para trazê-la, de certa forma, fora da exata intoxicação a qual contribuiu para proporcionar com a tua presença!

HOME