TERMINOLOGIA E CONCEITOS CABALÍSTICOS
Após explicar estes três limites, temos ainda que explicar os termos descritivos físicos que são trazidos no Zohar em conexão com as dez Sephiroth, como, por exemplo, "mais alto", "mais baixo", "ascendente", "descendente", "diminuição", "expansão", "menor", "maior", "separação" e "ligação", os números e outros termos similares para estados que são causados nos dez Sephiroth, pelas boas e más ações, dos seres humanos do mundo mais baixo.
À primeira vista, tudo isto parece surpreendente, pois como é
possível que a divindade possa ser afetada e receber mudanças
em função dos efeitos dos seres humanos do mundo mais baixo?
Você pode responder a isto dizendo que estes termos não se
referem à Divindade propriamente dita, que está vestida no
Sephiroth e o ilumina, mas apenas para os veículos do Sephiroth.
Estes não são divinos, por si mesmos, mas foram criados como
"algo novo", quando as Almas (Neshamot) foram criadas, para conter
ou revelar as medidas da compreensão espiritual que são apropriadas
para as Almas (Neshamot) de modo a trazê-las à plenitude da
"correção" (Tikun) desejada.
Isto foi descrito anteriormente, no exemplo do espelho que tem quatro planos
de vidro que são embebidos com quatro cores diferentes, branco, vermelho,
verde e preto. São também comparados às partes branca
e negra de um livro. Ou dizendo ainda que estes termos que se referem aos
veículos somente são possíveis nos três Mundos
da Criação, Formação e Ação ou
Realização, onde os veículos do Sephiroth são
"novos" e não divinos.
Isto, entretanto, não é absolutamente verdade no Mundo da
Emanação onde os veículos dos dez Sephiroth são
totalmente divinos, juntamente com a luz divina que está dentro deles,
como foi dito no Tikkunim "Ele, Sua Vitalidade (Hayyuhi) e Sua Substância
(Garmuhi) são Um".
"Ele", refere-se a essência do Sephiroth que é o
segredo (Sod) da luz que ilumina o Sephiroth, e que é denominada
a luz de Hayyah (Vida), pois todo o Mundo da Emanação é
o aspecto de Hokhmah (Sabedoria), e a luz de Hokhmah (Sabedoria) é
denominada luz de Hayyah (Vida), e então encontramos Hiyyuhi no Tikkunim.
"Sua Substância" (Garmuhi) se refere aos veículos
do Sephiroth. Então tudo é divindade absoluta e unidade. Então
se deve perguntar, como é possível entender as mudanças
provocadas pelos seres humanos do mundo mais baixo, que mencionamos, podem
causar? Existe uma outra questão que também deve ser entendida:
Se tudo no Mundo da Emanação é divino e não
há nada lá que seja criado como "novo", como pode
então distinguir-se entre os três aspectos que são mencionados
no Tikkunei Zohar: "Ele, Sua Vitalidade (Hayyah) e Sua Substância
(Garmuhi)?” Com certeza a unidade é indivisível?
Para entender a resposta a estas questões, você deve lembrar
que foi explicado previamente que a Substância de Deus é o
segredo (Sod) da "essência". Nós não podemos
compreender as essências materiais, mesmo a nossa própria essência,
então muito menos ainda poderemos chegar perto de entender a essência
de Deus.
Assim como o mundo da Emanação é o segredo (Sod) da
Forma, os três mundos da Criação, Formação
e Ação ou Realização são o segredo (Sod)
da matéria. A iluminação do mundo da Emanação
nos mundos da Criação, Formação e Ação
é o segredo (Sod) da forma que está vestida na matéria.
A partir daí você pode entender que o nome "Sem Fim"
(Ein Sof - literalmente Sem Fim), Abençoado seja Ele, que nós
usamos, não é de jeito nenhum o nome da essência de
Deus - possa Ele ser louvado e louvado! - pois como podemos nós definir
ou limitar com um nome ou palavra algo que somos incapazes de entender?
Devemos, entretanto entender, que o termo Ein Sof, abençoado seja
Ele, quando definido dentro do terceiro limite, (todos os mundos do Zohar
são centralizados em torno das Almas (Neshamot)), de tal maneira,
que neste caso, o termo não é aplicado a Deus, Ele mesmo,
mas somente ao aspecto do Seu Ser, no qual todos os mundos e as Almas (Neshamot)
estão contidos, no segredo (Sod) do Pensamento ou Plano da Criação.
Assim este Pensamento ou Plano, é a conexão através
da qual toda a criação, até a compleição
da "correção" (Tikun), está conectada a Ele
sob o nome de Sem Fim (Ein Sof), abençoado seja Ele.
É isto que anteriormente denominamos de Primeira Fase das Almas (Neshamot),
pois todas as Almas (Neshamot) então existem Nele - possa Ele ser
louvado! - cheias de prazer e candura no nível mais alto, irão
receber tudo isto na prática, apenas na compleição
da "correção"(Tikun).
Um exemplo disto, tomado de uma situação real deste mundo,
é o do homem que deseja construir uma casa: primeiramente ele a vê
diante dele, nos seus primeiros pensamentos sobre ela, como uma linda casa,
completa, com todos os detalhes, tal como será depois de construída.
Após esta fase, ele desenha os planos para colocar os seus desejos
em ação, e então fornece os detalhes aos trabalhadores,
após ter decidido que partes serão de madeira, que partes
serão de pedras e quais serão de ferro. Somente após
isto é que realmente começa a construir a casa, até
que a tenha completado, conforme seu pensamento inicial.
Você deve saber que o aspecto do Sagrado "Sem-Fim" é
o segredo (Sod) do primeiro pensamento, pois no Pensamento da Criação,
a totalidade da Criação foi tomada em seu estado completo
inicial. Entretanto a comparação é imperfeita porque
para o Todo Poderoso, futuro e presente são a mesma coisa e dentro
Dêle, o Pensamento completo a sua ação, assim Ele não
necessita de ferramentas para executar planos, como nós necessitamos,
portanto Ele é Nele mesmo a própria realidade.
O mundo da Emanação é o segredo (Sod) de algo como
o plano detalhado que é formado na mente e que se tornará
manifesto mais tarde quando começarem a construir a casa.
Assim você deve entender que estas duas fases, nominalmente Pensamento
da Criação que é o Sagrado "Sem-Fim" e também
o Plano de todos os detalhes necessários para colocar o Pensamento
na prática, não podem, de modo algum, ter atribuídas
a si mesmas, o aspecto dos seres criados, pois ela ainda estão num
estado potencial e ainda não foram colocadas em prática.Isto
é muito semelhante ao exemplo do homem e sua casa, pois enquanto
ele pode pensar nas partes de madeira, pedra e ferro, que ele precisa para
a construção, quando estiver colocando o plano em prática,
presentemente o material que ele possui é apenas material conceitual,
pois ele ainda não possui madeira, pedras e ferro verdadeiros. A
única diferença na comparação é que no
caso do homem, um plano na mente não pode ser considerado como tendo
ainda uma existência real, enquanto que um Pensamento Divino tem uma
existência real que é muitíssimo mais real que a realidade
dos seres criados, ele próprios.
A explicação do segredo (Sod) do "Sem-Fim", Abençoado
seja Ele, e todo o segredo (Sod) do Mundo da Emanação, deve
tornar claro, que em qualquer ocasião que seja mencionado, será
apenas com referência a sua conexão com a criação
dos seres criados. Assim durante todo o tempo são ainda meramente
forças potenciais. Nada de sua substância tornou-se manifesta
ainda; como no exemplo do homem que trabalha num plano para colocar seus
pensamentos em prática, mesmo que ele ainda não possua madeira,
pedras e ferro.
Os três mundos da Criação, Formação e
Ação ou Realização mais o mundo mundano, são
os aspectos da conversão do potencial em realidade; tal como o homem
que inicia a construção real de sua casa, e trás madeira,
pedras, ferro e trabalhadores até que a casa esteja completamente
construída. Assim a divindade que brilha através dos mundos
da Criação, Formação e Ação ou
Realização - na proporção em que as Almas (Neshamot)
necessitam de receber, de modo que possam alcançar sua compleição
- está vestido nas Dez Sphiroth Keter (coroa), Hokhmah (sabedoria),
Binah (inteligência), Hesed (misericórdia), Gevurah (julgamento),
Tiferet (beleza), Netzah (paciência perpétua), Hod (majestade),
Yesod (fundação do mundo) e Malkhut (reino) que são
veículos verdadeiros quando comparados com a divindade do Todo-Poderoso.
Ou seja, eles não consistem de divindade, mas eles são criados
como "novos" para as necessidades das Almas (Neshamot).