OS CINCO MUNDOS SEGUNDO O SEPHER HAZOHAR
Todos os mundos podem ser geralmente ser divididos em cinco: Adam Kadmon
- Homem Primordial, Atziluth - Emanação, Briah - Criação,
Yetzirah - Formação e Asyiah - Ação ou Realização.
Cada um destes possui inumeráveis componentes.
Estes cinco mundos são aspectos dos cinco Sephiroth - Kether - Coroa,
Hokhmah - Sabedoria, Binah - Inteligência, Tiferet - Beleza e Malkhut
- Reino. As luzes que são vestidas nestes cinco mundos são
chamadas: Yehidah - Individualidade, Hayyah - Vida, Neshamah - Alma, Ruah
- Espírito e Nefesh - Espírito Primitivo. Pois a luz de Yehidah
irradia no mundo do Homem Primordial - Adam Kadmon, a luz de Hayyah irradia
no mundo da Emanação, a luz de Neshamah irradia no mundo da
Criação, a luz de Ruah irradia no mundo da Formação
e a luz de Nefesh irradia no mundo da Ação.
Todos estes mundos e tudo que está contido neles, está incluído
no Nome Sagrado Yod Hei Vav Hei e no ponto superior do Yod. O homem é
incapaz de conhecer o primeiro mundo, que é de Adam Kadmon o Homem
Primordial, portanto, ele é aludido apenas no ponto superior do Yod
do Nome Sagrado, e nós não falamos a respeito dele.
Assim nós somente mencionamos os quatro mundos da Emanação,
Criação, Formação e Ação ou Realização.
O Yod é Atziluth, o Hei é Briah, o Vav é Yetzirah e
o Hei mais baixo é Asyiah.
Nós agora explicamos os cinco mundos que contem toda a existência
espiritual desde o Abençoado "Sem-Fim" até este
mundo presente. Entretanto, cada um deles contem todos os outros. De fato,
cada um dos mundos contém todos os cinco mundos, nominalmente as
cinco Sephiroth: Keter, Hokhmah, Binah, Tiferet e Malkhut, vestidas dentro
deles as cinco luzes de Nefesh, Ruah, Neshamah, Hayyah e Yehidah, que correspondem
aos cinco mundos.
Fora destas cinco Sephiroth que são encontradas em cada um dos cinco
mundos, existem também os quatro aspectos espirituais: Inanimado,
Vegetativo, Animal e Humano. A Alma (Neshamah) é o aspecto Humano;
os Anjos constituem o aspecto Animal; os aspectos Vegetativos são
chamados de Trajes, e os aspectos Inanimados são chamados de Átrios,
e eles são distinguidos como vestindo uns aos outros.
Assim os aspectos do Humano, nominalmente as Almas (Neshamot) da humanidade,
são vestidas em torno das cinco divinas Sephirtoh - Kether, Hokhmah,
Binah, Tiferet e Malkhut.
Os aspectos do Animal, nominalmente os Anjos, vestem as Almas (Neshamot);
e os aspectos Vegetativos, que são os Trajes, vestem os Anjos; os
aspetos do Inanimado, nominalmente os Átrios, embrulham (são
enrolados em torno) de todos estes. Este "ser enrolado sobre outro"
é assumido, tanto quanto como todos fazem uso uns dos outros e se
desenvolvem um a partir do outro.
Os aspectos Inanimados, Vegetativo, Animal não possuem existência
por si mesmos, mas só existem para que o quarto aspecto, que é
a espécie humana, possa se desenvolver e se elevar por meio destes;
assim seu único propósito é servir e ser útil
ao homem.
O mesmo é verdade para todos os mundos espirituais em que os aspectos
Inanimados, Vegetativos e Animal se encontram; eles somente existem para
servir e serem úteis ao aspecto Humano que é a Alma (Neshamah)
do homem. Portanto, todos eles são vestidos sobre a Alma (Neshamah)
do homem.
Assim que o homem nasce, ele possui um aspecto sagrado: a Alma (Nefesh).
Não a Alma por si mesma, mas o aspecto mais escondido da Alma (Nefesh),
que é o último de seus aspectos; chamado, por causa de sua
instantaneidade, de "ponto". Este ponto é vestido no coração
do homem, o que é o mesmo que dizer, no "desejo de receber"
que está dentro dele, e que se manifesta principalmente no coração
do homem.
As cinco Sephiroth estão presentes no todo da existência, estão
também presentes em cada um dos mundos e mesmo em cada parte, por
menor que seja, destes mundos.
O mundo atual é dividido em 4 aspectos Inanimado, Vegetativo, Animal
e Humano, e a eles correspondem quatro Sephiroth - Malkhut, Tiferet, Binah
e Hokhmah, e a raiz de todos eles correspondem a Kether, a Coroa.
Finalmente cada simples membro de todas as espécies que estão
incluídas nas categorias Inanimado, Vegetativo, Animal e Humano,
está presente nos quatro aspectos de Inanimado, Vegetativo, Animal
e Humano. Assim qualquer ser humano individual, possui os quatro aspectos
de Inanimado, Vegetativo, Animal e Humano, que são as quatro partes
do "desejo de receber" que está dentro dele, e no qual
o "ponto" da Alma (Nefesh) sagrada, está vestido.