OS CINCO MUNDOS SEGUNDO O SEPHER HAZOHAR



Todos os mundos podem ser geralmente ser divididos em cinco: Adam Kadmon - Homem Primordial, Atziluth - Emanação, Briah - Criação, Yetzirah - Formação e Asyiah - Ação ou Realização.


Cada um destes possui inumeráveis componentes.
Estes cinco mundos são aspectos dos cinco Sephiroth - Kether - Coroa, Hokhmah - Sabedoria, Binah - Inteligência, Tiferet - Beleza e Malkhut - Reino. As luzes que são vestidas nestes cinco mundos são chamadas: Yehidah - Individualidade, Hayyah - Vida, Neshamah - Alma, Ruah - Espírito e Nefesh - Espírito Primitivo. Pois a luz de Yehidah irradia no mundo do Homem Primordial - Adam Kadmon, a luz de Hayyah irradia no mundo da Emanação, a luz de Neshamah irradia no mundo da Criação, a luz de Ruah irradia no mundo da Formação e a luz de Nefesh irradia no mundo da Ação.
Todos estes mundos e tudo que está contido neles, está incluído no Nome Sagrado Yod Hei Vav Hei e no ponto superior do Yod. O homem é incapaz de conhecer o primeiro mundo, que é de Adam Kadmon o Homem Primordial, portanto, ele é aludido apenas no ponto superior do Yod do Nome Sagrado, e nós não falamos a respeito dele.


Assim nós somente mencionamos os quatro mundos da Emanação, Criação, Formação e Ação ou Realização. O Yod é Atziluth, o Hei é Briah, o Vav é Yetzirah e o Hei mais baixo é Asyiah.
Nós agora explicamos os cinco mundos que contem toda a existência espiritual desde o Abençoado "Sem-Fim" até este mundo presente. Entretanto, cada um deles contem todos os outros. De fato, cada um dos mundos contém todos os cinco mundos, nominalmente as cinco Sephiroth: Keter, Hokhmah, Binah, Tiferet e Malkhut, vestidas dentro deles as cinco luzes de Nefesh, Ruah, Neshamah, Hayyah e Yehidah, que correspondem aos cinco mundos.
Fora destas cinco Sephiroth que são encontradas em cada um dos cinco mundos, existem também os quatro aspectos espirituais: Inanimado, Vegetativo, Animal e Humano. A Alma (Neshamah) é o aspecto Humano; os Anjos constituem o aspecto Animal; os aspectos Vegetativos são chamados de Trajes, e os aspectos Inanimados são chamados de Átrios, e eles são distinguidos como vestindo uns aos outros.
Assim os aspectos do Humano, nominalmente as Almas (Neshamot) da humanidade, são vestidas em torno das cinco divinas Sephirtoh - Kether, Hokhmah, Binah, Tiferet e Malkhut.


Os aspectos do Animal, nominalmente os Anjos, vestem as Almas (Neshamot); e os aspectos Vegetativos, que são os Trajes, vestem os Anjos; os aspetos do Inanimado, nominalmente os Átrios, embrulham (são enrolados em torno) de todos estes. Este "ser enrolado sobre outro" é assumido, tanto quanto como todos fazem uso uns dos outros e se desenvolvem um a partir do outro.
Os aspectos Inanimados, Vegetativo, Animal não possuem existência por si mesmos, mas só existem para que o quarto aspecto, que é a espécie humana, possa se desenvolver e se elevar por meio destes; assim seu único propósito é servir e ser útil ao homem.


O mesmo é verdade para todos os mundos espirituais em que os aspectos Inanimados, Vegetativos e Animal se encontram; eles somente existem para servir e serem úteis ao aspecto Humano que é a Alma (Neshamah) do homem. Portanto, todos eles são vestidos sobre a Alma (Neshamah) do homem.
Assim que o homem nasce, ele possui um aspecto sagrado: a Alma (Nefesh). Não a Alma por si mesma, mas o aspecto mais escondido da Alma (Nefesh), que é o último de seus aspectos; chamado, por causa de sua instantaneidade, de "ponto". Este ponto é vestido no coração do homem, o que é o mesmo que dizer, no "desejo de receber" que está dentro dele, e que se manifesta principalmente no coração do homem.


As cinco Sephiroth estão presentes no todo da existência, estão também presentes em cada um dos mundos e mesmo em cada parte, por menor que seja, destes mundos.


O mundo atual é dividido em 4 aspectos Inanimado, Vegetativo, Animal e Humano, e a eles correspondem quatro Sephiroth - Malkhut, Tiferet, Binah e Hokhmah, e a raiz de todos eles correspondem a Kether, a Coroa.
Finalmente cada simples membro de todas as espécies que estão incluídas nas categorias Inanimado, Vegetativo, Animal e Humano, está presente nos quatro aspectos de Inanimado, Vegetativo, Animal e Humano. Assim qualquer ser humano individual, possui os quatro aspectos de Inanimado, Vegetativo, Animal e Humano, que são as quatro partes do "desejo de receber" que está dentro dele, e no qual o "ponto" da Alma (Nefesh) sagrada, está vestido.

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