O Microcosmo Ou O Homem

Papus


Nada parece mais complicado à primeira vista do que o ser humano. Como analisar todos os pormenores da constituição anatômica e fisiológica deste ser, mesmo sem mencionar sua constituição psicológica?


O esoterismo procura sempre a síntese, e deixa o estudo dos detalhes aos esforços poderosos das ciências analíticas. Vejamos se é possível determinar sinteticamente os princípios que constituem o ser humano.

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Geralmente, todos os órgãos que constituem o ser humano nos aparecem em pleno período de ação. Tudo funciona, se movimenta e se manifesta sob mil aspectos, e somente com muita dificuldade podemos determinar as causas pouco numerosas no meio da multiplicidade dos efeitos.


Quando a noite chega, no entanto, os membros relaxam, os olhos se fecham, o mundo exterior não atua mais sobre o ser humano, e também ele deixa de atuar sobre o mundo exterior: ele dorme. Aproveitemos esse sono para iniciar nosso estudo.


O homem dorme mas suas artérias pulsam, seu coração funciona e o sangue circula em suas veias; seus órgãos digestivos continuam ,seu trabalho, e seus pulmões aspiram e expiram ritmicamente o ar vivificante. Durante esse sono, o que chamamos homem não é capaz de movimento, nem de sensação, nem de pensamento; não pode amar, nem odiar, nem ser feliz, nem sofrer; seus membros repousam inertes, seu rosto está imóvel, mas seu organismo funciona como se nada de novo houvesse acontecido .

O fenômeno do sonho perturba vagamente esse repouso e lembra a existência do princípio superior.

Somos por isso levados a considerar no homem:

1 - Uma parte mecânica que continua sua ação tanto durante o sono quanto no estado de vigília; é o organismo propriamente dito.
2 - Uma outra parte, essa intelectual, que aparece somente no estado de vigília; é o que denominamos consciência, espírito.

Aparentemente, o domínio do organismo é tão precioso quanto o espírito . Mas o que se passa realmente no organismo?

Tudo o que depende do espírito, os membros, o rosto e seus órgãos, a voz, a sensibilidade geral, tudo isso repousa durante o sono. Mas tudo isso apenas envolve o ser humano, tudo isso é periférico. É no interior do tronco, nos três segmentos que o constituem: ventre, peito ou cabeça, que se passam os fenômenos produtores do funcionamento automático da máquina humana.


Como toda máquina, o organismo humano possui órgãos movidos, uma força motora e um centro de conservação e de renovação da força motora.


Assim, se considerarmos, tomando um exemplo bem material, uma locomotiva, encontraremos nela certos órgãos de aço movidos pelo vapor, e a renovação desse vapor é mantida por uma emissão contínua de calor.


Também no organismo humano encontramos órgãos de constituição particular (órgãos de tecido liso), artérias, veias, órgãos digestivos etc., que são movidos pela força nervosa comunicada pelas terminações do grande simpático. Essa força, bem como a vida particular de cada uma das células que constituem os órgãos, é mantida pela corrente sanguínea arterial. Assim: órgãos, centros de ação das diversas forças, força motora nervosa e força animadora sanguínea são os princípios essenciais que constituem a máquina humana em ação.


Mas o homem acorda. Um novo elemento vem se acrescentar aos anteriores. Os membros, que descansavam, movimentam-se; o rosto se anima e os olhos se abrem; o indivíduo que estava deitado levanta e fala. Uma nova vida principia, enquanto a vida orgânica prossegue mecanicamente em sua ação.


O princípio que acabou de aparecer difere essencialmente dos princípios precedentes: ele possui seus órgãos de ação particulares no corpo (órgãos de fibras estriadas); ele tem um sistema nervoso especial, ele se serve do corpo como um operário utiliza uma ferramenta, como o maquinista dirige a locomotiva; ele governa todos os centros e todos os órgãos periféricos que estavam repousando. Denominamos esse princípio espírito consciente.

Resumindo o que dissemos, encontramos no homem três princípios: o que suporta tudo é o corpo físico; o que anima e move tudo, formando os dois pólos de um mesmo princípio, é a alma; por último, o que governa o ser inteiro, é o espírito.
O corpo físico, a alma ou mediador plástico duplamente polarizado e o espírito são os três princípios gerais que constituem o ser humano.

Se considerarmos que o mediador plástico é duplo, podemos dizer que o homem é composto de três princípios orgânicos: o que suporta, o que anima, o que move o corpo, o corpo astral e o ser psíquico, sintetizados e levados à unidade de ação, e o ser psíquico, sintetizados e levados à unidade de ação por um princípio consciente: o que governa, o espírito.

Este é um exemplo do que se chama a trindade na unidade ou a tri-unidade no ocultismo.

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