A Mão do Senhor Sobre o Homem
Louis Claude de Saint Martin
O Filósofo Desconhecido
Quando a mão do Senhor está sobre o homem, a fim de puni-lo, este fica preso com relação as suas faculdades. Ele é atormentado pela inquietação, pela necessidade de ação e movimento, além da intolerante tortura (Geena, inferno) que mantém todo o seu ser numa violenta contração; o homem permanece inativo, tudo é incerteza.
Quando a mão do Senhor está sobre o Homem a fim de acelerar a obra e o progresso do Verbo, o peso da mão de Deus também o atormenta, mas com a ânsia do reino de justiça; a geena que ele experimenta o faz avançar diariamente na região da vida, iluminado pela atividade espiritual.
O traiçoeiro prestígio da região das aparências o circunda com suas ilusões; ele passa pôr elas e não lhes dá atenção. As trevas e as paixões terrestres o perseguem em vão, ele passa pôr elas e deixa tudo para trás.
Pode-se preparar a ele qualquer armadilha dos desejos desta vida, a mão do Senhor o atrai e sua ânsia de justiça é mais forte que seus desejos. Pode-se martirizá-lo ele irá aceitar, não irá sentir nada senão o peso da mão do Senhor que o atormenta com a ânsia de justiça.
Quando uma veia estoura pode algum débil laço evitar seu declínio? Ela estoura e mergulha no oculto. Poderão alguns pequenos obstáculos impedir seu caminho? ela os reduz a pó, ou os arremessa ao fogo e mergulha no oculto.
Isto é o que o homem deve se tornar quando for feliz o bastante para sentir o peso da mão do Senhor e se sentir atormentado pela ânsia de justiça.