COMO DEUS PODE SER CONSIDERADO SEM A NATUREZA E A CRIATURA
por Jacob Böehme



Moisés disse: "O Senhor nosso Deus é senão um único Deus". Em outra parte é dito: "Dele, por Ele e Nele estão todas as coisas", e ainda: "Não sou eu, homem, que preenche todas as coisas?" e mais, "Através de sua Palavra todas as coisas são feitas"; contudo pode-se dizer que Ele é a Origem de todas as coisas: Ele é a Eterna Imensurável Unidade.


Por exemplo, quando penso o que poderia existir no lugar deste mundo se os quatro Elementos, o estrelado Firmamento e a Natureza propriamente dita pudessem perecer e deixassem de existir, e assim não mais se encontrasse nenhuma Natureza ou Criatura, acredito que permaneceria esta Unidade eterna, da qual a Natureza e a Criatura receberam sua Origem.


Da mesma forma, quando penso comigo mesmo o que existe a centenas de milhares de milhas, acima do estrelado Firmamento, ou o que se encontra naquele lugar onde não há Criaturas, acredito que a Eterna Imutável Unidade esteja lá, Unidade que é somente o Bem, da qual não há nada, nem antes, nem depois, da qual não se pode acrescentar ou retirar nada, nem mesmo de onde esta unidade pudesse ter sua Origem: Não há espaço, tempo ou superfície, mas somente o Deus Eterno, ou aquele Único Bem, que um homem não pode expressar.


Uma outra consideração: como este único Deus é triplo?
A Santa Escritura mostra-nos que este único Deus é triplo, isto é, uma única Essência tripla, tendo três formas de atuação, e ainda sendo senão uma única Essência, como pode ser visto na emanação do Poder e Virtude, presentes em todas as coisas, mas especialmente representadas pelo Fogo, Luz e Éter, que são três diferentes formas de atuação, e ainda assim dentro de um único fundamento e substância.
Assim como o Fogo a Luz e o Éter, surgem da vela (embora a vela não seja nenhum dos três, mas a causa deles), da mesma forma a Unidade Eterna é a causa e o fundamento da Trindade Eterna, que se manifesta a partir da Unidade, e gera-se a si mesmo, Primeiro em Desejo ou Vontade, Segundo em Prazer ou Satisfação, Terceiro em Ação ou Expansão.


O Desejo ou a Vontade é o Pai, ou seja, o ativo, a manifestação da unidade, é através dele que a própria unidade quer ou deseja.


O Prazer ou a Satisfação, é o Filho que a Vontade quer ou deseja, ou seja, seu Amor e Satisfação, como pode ser visto no Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo, quando o Pai testemunhou dizendo: "Tu és meu Filho bem-amado, eu hoje te gerei!".


A satisfação é a compressão na vontade, é por esta compressão que a vontade da unidade se manifesta em um espaço e atua; por seu meio a vontade atua e realiza e este é o sentimento e a virtude da vontade.
A Vontade é o Pai, isto é, o desejo ativo, e a Satisfação é o Filho, ou a virtude e a ação da vontade, é através desta satisfação que a vontade atua; e o Espírito Santo é o procedimento da vontade através da Satisfação da virtude, ou seja, a vida da vontade, da virtude e da satisfação.
Deste modo, há três tipos de atuação na Unidade Eterna a saber: a Unidade é a própria vontade e desejo; a Satisfação é a substância atuante da vontade e um Eterno êxtase de perceptibilidade na vontade; e o Espírito Santo é o procedimento do Poder: a similitude que pode ser notada numa planta.


A Atração; que é o Desejo Essencial da Natureza, ou seja, a vontade do Desejo da Natureza, se comprime dentro de uma insígnia ou substância, para se tornar uma planta; e esta compressão do Desejo se transforma em sentimento ou atuação, onde surge o Poder e a virtude, pelo qual o Magnético Desejo da Natureza, ou a vontade fluída de Deus, atua de maneira natural.


Nesta perceptibilidade atuante, a vontade desejosa magnética é elevada e extasiada saindo da Virtude e do Poder atuante; por esta razão ocorre o crescimento e o aroma da planta: e assim, vemos uma representação da Trindade de Deus em tudo o que cresce e vive.


Se não houvesse tal perceptibilidade do desejo e uma operação emanada da Trindade na Eterna Unidade, esta seria nada além de um eterno silêncio, um nada; não haveria natureza, nenhuma cor, forma ou figura; da mesma forma não haveria nada neste mundo; sem esta atuação tripla não haveria mundo em absoluto.




HOME