A Chave da Magia Negra - Stanistas de Guaita
Resumo da obra
A Chave da
Magia Negra foi editado em 1897, no ano da morte de Guaita e o Problema
do Mal não chegou a ser concluído, sendo completados, os poucos
capítulos que o autor chegou a redigir, por Oswald Wirth e por Marius
Lepage. Se Guaita tivesse tido tempo para concluir este último livro,
provavelmente a evolução de seu pensamento nos teria presenteado
escritos da mais alta profundidade,
em razão do amadurecimento de suas doutrinas. Com O Problema do Mal,
os leitores encontrariam as chaves que conduzem à Iluminação
Divina, se a fatalidade não tivesse arrancado o autor do convívio
de seus iniciados. Os amigos de Guaita pensavam, em 1897, que a Providência
Divina não teria aprovado a
conclusão da obra, repleta de revelações que deveriam
permanecer ocultas e restritas a um pequeno número de Homens de Desejo.
Somente em 1947, 50 anos após a morte de Stanislas de Guaita, foi
que Marius Lepage realizou a publicação de O Problema do Mal.
O terceiro
setenário, englobando o problema do mal, objetiva solucionar essa
questão, redimindo o homem de seu pecado original, provocado pela
Queda Adâmica e todas as funestas conseqüências de materialização
crescente, ignorância e impotência. Essa serpente temível,
que enganou Adão-Eva no
Paraíso, é a personificação da Luz Astral, "o
fluido implacável que governa os instintos, agente do nascimento
e da morte, símbolo sobretudo do egoísmo primordial, a misteriosa
atração em direção a si mesmo, que é
o próprio princípio da divisibilidade: esta força que,
solicitando a todo ser o isolamento da
unidade original para fazer-se centro e comprazer-se em seu eu, ocasionou
a decadência de Adão". Guaita encontrou aí a síntese
filosófica e levantou o véu temível e benfazejo que
oculta aos olhos do vulgo o grande arcano da Magia. Procurou não
só desvendar o problema do mal, mas desejou conhecer
sua origem, o estado de Adão antes da Queda, o significado da Redenção
do Cristo Doloroso e o significado cabalístico do Cristo Glorioso.
Adão Kadmon (Deus manifestado) esposa Eva (a Natureza Essência),
que refletiu por emanação como sendo a faculdade eficiente.
E, para dqtalhar: os três princípios masculinos, constitutivos
de Adão, emanaram três faculdades femininas, constitutivas
de Eva. Cada princípio é o esposo simbólico da
faculdade eficiente que ele refletiu: O Pai é o esposo da Providência;
o Filho é o esposo da Vontade e o Espírito é o esposo
do Destino. Se generalizarmos, poderemos dizer que do casamento de Adão-Kadmon
com a Eva Celeste, nasceu a substância universal, Adamah, animada
por um princípio de vida universal
hiperfísica, Nephesh-ha-haiah. Nahash, a Serpente da Gênese,
age e se manifesta em Nephesh-ha-haiah. Foi nesse ponto preciso que a Queda
realizou-se pela materialização da vida e a multiplicação
divisional, geradora de submúltiplos ao infinito... Pois, o Adão
decaído ou Cristo Doloroso, síntese mística da Igreja
Militante, geme, aprisionado no Universo Substância que elabora, após
ter passado ao ato; o Adão Celeste ou Cristo Glorioso, síntese
da Igreja Triunfante, preenche sempre com sua glória o Universo-Essência,
que é sua obra."
O Destino não permitiu que Stanislas de Guaita concluísse seu terceiro setenário, ocasionando sua morte através do mesmo mal que atacou seu pai em 1880: a uremia. Mesmo antes de 1886, Guaita queixava-se desse mal, cujo reflexo é uma dor de cabeça terrível. Mas o mal foi se acentuando, e em 1897 Guaita chamou em Alteville seu mais fiel companheiro, Papus, para transmitir-lhe a sucessão na Ordem Cabalística da Rosa-Cruz, dizendo-lhe que estava tudo acabado e que o Destino não lhe permitiria dizer nada mais. "Talvez eu assista ao nascimento de meu livro (A Chave da Magia Negra), mas creio que não poderei ir mais longe." Alguns dias mais tarde, Papus sentiu que um nascimento estava prestes a ocorrer.