O Amor na Formação do Magista

Papus



O amor é o estimulante do Homem de Vontade, do Espírito Livre. Porém, devemos estar atentos ao emprego tão comum e leviano que se faz da palavra AMOR. Para o Homem Superior, o melhor estimulante, aquilo que o move, não uma substância, um perfume ou mais arrebatadora das músicas. Para comover o espírito imortal é seu recôntido mais profundo é necessário esse fenômeno, que conforme seja vivenciado, pode ser a pior ou a mais elevada experiência existencial: o amor.

O amor é um catalisador de relações que funciona através de uma espécie de interação eletromagnética. O amor é afinidade misteriosa da atração entre os átomos assim como é a atração entre dois seres humanos. O amor é o grande móvel de todo ser criado. Há dois caminhos principais que conduzem o fenômeno do amor: um é o sexual, instintivo, o ato fecundador que é a mais material manifestação de amor. O outro caminho é o êxtase, uma satisfação mais espiritual e elevada.

Aquele que foge do amor terreno e carnal não saberá jamais resistir-lhe. Entretanto, deixar-se arrastar pelo mais poderoso dos sentimentos, em qualquer de suas manifestações é assaz perigoso. O imprudente que apela para a Magia para satisfazer uma paixão amorosa, não passa de um ignorante ou um tolo, porque procura armas para combater no momento mesmo em que se confessa vencido. O magista não deve ser dominado pelo afeto amoroso assim como também não deve desconhecê-lo. A castidade absoluta só é exigida do experimentador durante quarenta dias que precedem operação mágica. Mas se magista deve saber resistir à cólera e ao ódio que sente nascer em si, melhor ainda deve saber dirigir a potência do amor quando ela se apresenta no seu caminho.

O fato é que na medida em que o ser psíquico se eleva, refina seus gostos, novos amores se revelam ao homem e a Cabala nos ensina que o sábio, consagrando seus esforços e suas vigílias ao culto desinteressado da verdade, será ajudado em seus trabalhos pela presença cada vez mais perceptível da alma irmã, entidade astral que sacrifica sua evolução pessoal pela do bem amado. Aí está um dos mistérios mais profundos dos "mistérios do amor"; só aqueles que estudaram a cabala penetrarão o segredo. ...Da mesma forma que o homem do mundo, experiente, sabe distinguir as amorosas das vendedoras de amor, o magista deve saber reconhecer o amor verdadeiro onde quer que ele se manifeste, assim como precisa saber distinguir os vendedores que desonram o templo mais sagrado de todos.


 

HOME