Educando o Ser Psíquico
Papus
O objetivo mágico é a submissão total do ser impulsivo ao Homem de Vontade. O magista não deve tolerar nenhuma sujeição, nenhuma emoção reflexa, sem estar em condições de opor-se às mesmas. Nos tópicos anteriores abordamos o uso dos alimentos e o estudo da respiração que permitem favorecer o desenvolvimento das aptidões mágicas. Devemos agora considerar a SENSAÇÃO. Encontrais diariamente pessoas que vos dizem: "Não posso tocar em veludo" ou "Não suporto cheiro de lírio" ou ainda "Sempre que vejo um sapo sinto-me desfalecer". Pois bem, todas estas repulsões instintivas, todas estas emoções, puramente reflexas, devem ser implacavelmente dominadas pelo estudante de Magia, o que constitui um processo de educação da Vontade.
Quando falamos
em vencer estes impulsos antipáticos dos sentidos, não significa
que se deva passar a gostar do antes se rejeitava. Longe disso, pretendemos
que a vontade seja suficientemente desenvolvida para ser capaz de se opor
à manifestação impulsiva das sensações.
O reflexo se produzirá sempre porém o objetivo da educação
mágica é fortalecer a vontade a fim dominar os atos reflexos.
Uma vontade capaz de vencer reflexos é uma vontade poderosa.
TATO - Qualquer que seja a sensação, viscosa ou de outra espécie,
produzida pelo contato de um animal ou de um corpo, é preciso acostumar-se
a percebê-la sem a menor emoção, sobretudo se esta sensação
é desagradável. Além disso, um asseio constante e minucioso
é indispensável para manter os orgãos do tato e todo
o organismo em perfeito estado. Aconselhamos também, o banho diário
quase frio, tomado ao levantar e seguido de uma fricção de
óleo ou de uma infusão de verbena. Estas práticas são
indispensáveis durante os oito dias que antecedem uma operação
mágica.
PALADAR - É preciso exercitar-se em apreciar os pratos que se come
mesmo quando não são do agrado do experimentador. O mesmo
aconselhamos com relação às bebidas usuais, como o
leite e a cerveja. Estas práticas, aparentemente inúteis,
são da mais alta importância para domar o instinto, o qual,
se não estiver dominado, entrava, mais tarde, todos os esforços
do magista. É necessário, também, exercitar-se em variar
as horas de refeição e diminuir progressivamente a quantidade
de alimentos ingeridos, voltando depois ao regime habitual.
OLFATO - A educação do olfato por meio de perfumes deve ser
contínua, pois ela permitirá observar bem os efeitos das diversas
substâncias aromáticas sobre o centro anímico (corpo-alma
astral). É preciso habituar-se a vencer as antipatias por este ou
aquele odor floral, dos alimentos etc.. Toda repugnância física
é de origem reflexa.
AUDIÇÃO - A educação da audição
é das mais importantes para o magista. Tal como a vista, a audição
é a chave do senso estético. Para tanto, é necessário
familiarizar-se com os sons, tanto os sons musicais quantos os sons em geral,
do meio ambiente, dos ruídos urbanos aos sussurros da natureza. A
educação musical se faz pelo processo óbvio de se dedicar
à apreciação de diferentes ritmos, com especial atenção
para a música clássica ocidental, os concertos para piano,
óperas etc.. além da música contemporânea de
todas as tendências. Paralelamente, a educação da audição
é complementada com sessões de relaxamento e/ou meditação
com especial atenção voltada para o sons, seja o som ambiente,
seja uma música escolhida para este fim. Neste caso, a preferência
é para as peças instrumentais, sem vocais. Também é
recomendável, para os ocidentais, buscar sonoridades de diferentes
culturas: indiana, africana, árabe, chinesa, japonesa.