Educando o Ser Psíquico

Papus


O objetivo mágico é a submissão total do ser impulsivo ao Homem de Vontade. O magista não deve tolerar nenhuma sujeição, nenhuma emoção reflexa, sem estar em condições de opor-se às mesmas. Nos tópicos anteriores abordamos o uso dos alimentos e o estudo da respiração que permitem favorecer o desenvolvimento das aptidões mágicas. Devemos agora considerar a SENSAÇÃO. Encontrais diariamente pessoas que vos dizem: "Não posso tocar em veludo" ou "Não suporto cheiro de lírio" ou ainda "Sempre que vejo um sapo sinto-me desfalecer". Pois bem, todas estas repulsões instintivas, todas estas emoções, puramente reflexas, devem ser implacavelmente dominadas pelo estudante de Magia, o que constitui um processo de educação da Vontade.

Quando falamos em vencer estes impulsos antipáticos dos sentidos, não significa que se deva passar a gostar do antes se rejeitava. Longe disso, pretendemos que a vontade seja suficientemente desenvolvida para ser capaz de se opor à manifestação impulsiva das sensações. O reflexo se produzirá sempre porém o objetivo da educação mágica é fortalecer a vontade a fim dominar os atos reflexos. Uma vontade capaz de vencer reflexos é uma vontade poderosa.

TATO - Qualquer que seja a sensação, viscosa ou de outra espécie, produzida pelo contato de um animal ou de um corpo, é preciso acostumar-se a percebê-la sem a menor emoção, sobretudo se esta sensação é desagradável. Além disso, um asseio constante e minucioso é indispensável para manter os orgãos do tato e todo o organismo em perfeito estado. Aconselhamos também, o banho diário quase frio, tomado ao levantar e seguido de uma fricção de óleo ou de uma infusão de verbena. Estas práticas são indispensáveis durante os oito dias que antecedem uma operação mágica.

PALADAR - É preciso exercitar-se em apreciar os pratos que se come mesmo quando não são do agrado do experimentador. O mesmo aconselhamos com relação às bebidas usuais, como o leite e a cerveja. Estas práticas, aparentemente inúteis, são da mais alta importância para domar o instinto, o qual, se não estiver dominado, entrava, mais tarde, todos os esforços do magista. É necessário, também, exercitar-se em variar as horas de refeição e diminuir progressivamente a quantidade de alimentos ingeridos, voltando depois ao regime habitual.
OLFATO - A educação do olfato por meio de perfumes deve ser contínua, pois ela permitirá observar bem os efeitos das diversas substâncias aromáticas sobre o centro anímico (corpo-alma astral). É preciso habituar-se a vencer as antipatias por este ou aquele odor floral, dos alimentos etc.. Toda repugnância física é de origem reflexa.
AUDIÇÃO - A educação da audição é das mais importantes para o magista. Tal como a vista, a audição é a chave do senso estético. Para tanto, é necessário familiarizar-se com os sons, tanto os sons musicais quantos os sons em geral, do meio ambiente, dos ruídos urbanos aos sussurros da natureza. A educação musical se faz pelo processo óbvio de se dedicar à apreciação de diferentes ritmos, com especial atenção para a música clássica ocidental, os concertos para piano, óperas etc.. além da música contemporânea de todas as tendências. Paralelamente, a educação da audição é complementada com sessões de relaxamento e/ou meditação com especial atenção voltada para o sons, seja o som ambiente, seja uma música escolhida para este fim. Neste caso, a preferência é para as peças instrumentais, sem vocais. Também é recomendável, para os ocidentais, buscar sonoridades de diferentes culturas: indiana, africana, árabe, chinesa, japonesa.

 

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