As sete propriedades da Natureza Eterna em Jacob Boehme

Pelo Amado irmão Frater Zelator ( S:::I:::) (S:::I:::I:::)


As sete propriedades da Natureza Eterna estarão sempre compreendidas pelas duas substâncias presentes no Mysterium Magnum: a substancial (yin dos taoístas) e a espiritual ou essencial (yang dos taoístas). Logo:

Primeira Propriedade - adstringência ou restrição, de caráter feminino, agudo desejo, mas tem vontade de permanecer na unidade. O sal espiritual, origem da terra.

Segunda Propriedade - amargor, movimento (por isso é a origem da água, de caráter masculino, surge da primeira mas é quem a rompe. Foi por ela que o Criador, ou Separador, ou Arqueus transformou todas as coisas do Mysterium Magnum em forma. É o mercúrio espiritual.

Terceira propriedade - angústia, produzida pela luta entre as duas primeiras; é a dor e o sofrimento da percepção ou sensibilidade; é o fundamento do inferno e da fúria de Deus. É o enxofre espiritual (onde reside o Azeite e neste a Quintessência ou Mercúrio ardente ou ígneo), origem do ar. A Vontade tende para a Unidade Eterna (repouso) e esta para a sensibilidade

Quarta Propriedade - é o fogo espiritual pelo qual a Luz se manifesta; é a origem do fogo tangível. É devido a ela que surgem os dois Princípios do Mundo Interior: o Primeiro Princípio (Inferno ou Trevas) e o Segundo Princípio (Céu ou Paraíso), por similitude ao Pai e ao Filho, respectivamente. As Trevas é a região onde o fogo queima na escuridão e o Paraíso onde ilumina no Amor e na Unidade de Deus. Isso porque nas Trevas o fogo é frio na compressão (efeito da primeira propriedade), é vulcânico no movimento (efeito da segunda) e é quente na angústia (efeito da terceira). No Paraíso ocorre a conjunção da Unidade Eterna pela participação do brilho da Luz ou Amor do Filho.
Essas quatro propriedades constituem o círculo de geração da vida, motivo pelo qual JACOB BOEHME denomina seu conjunto de centrum.

Quinta Propriedade - é o fogo que ilumina, Fogo do Amor ou da Luz. É a Luz que não foi compreendida pelas Trevas (conf. João). No Mundo Invisível a Luz e as Trevas estão uma na outra, embora não se compreendam. Com ele se manifesta a Sabedoria Divina.

Sexta Propriedade - é a harmonia reinante entre as demais propriedades.

Sétima Propriedade - é a substância gérmen da natureza, formada pela dosagem das demais e emolduradas pelas duas substâncias presentes no Mysterium Magnum, cujo poder resultante é chamado de tintura.

HOME