A MAGIA DA NATUREZA
Por Saint Martin o Filos.: Desc.:



Contudo, nesta série de formação das coisas, há um ponto importante que não irá render-se ao nosso conhecimento, é o da magia da geração das coisas, e isto acontece só porque, buscamos pela análise, o que só pode ser apreendido através de uma impressão secreta; e mesmo assim, podemos dizer, que Jacob Boehme levantou o véu, quando abriu para nossas mentes as sete formas da Natureza, e até mesmo a eterna raiz de tudo.


A verdadeira característica da magia é ser o instrumento e o meio de passagem de um estado de absoluta dispersão ou indiferença, que Boehme chama de abismal, para um estado de sensibilidade, de qualquer ordem, espiritual ou natural, simples ou elementar.


A geração, ou esta passagem do insensível para um estado de sensibilidade, é perpétua. Ela ocupa o meio entre o estado insensível e disperso das coisas, e o estado de sensibilidade caracterizada, sem fazer parte de nenhum destes estados, já que não é nem dispersão, como o estado abismal, e nem uma manifestação desenvolvida, como as coisas que transmite e comunica a nós.


Neste sentido, a Natureza tem sua magia, pois compreende tudo o que está acima de si em dispersão, ou todas as essências astrais e elementares que devem contribuir para a produção das coisas; ela contém ainda, todas as propriedades ocultas do mundo superior para o qual sempre tende a dirigir nossos pensamentos.
Neste sentido, cada produção particular da Natureza também tem sua magia, pois cada uma em particular seja uma flor, um sabor, um animal, uma substância metálica, é um meio entre o invisível (propriedades insensíveis que estão em sua raiz, em seu princípio de vida ou em suas essências fundamentais) e as qualidades sensíveis que emanam desta produção, e que se manifestam através de seus meios.


É neste meio, que tudo o que deve aparecer em cada produção é elaborado e preparado. Este local de preparação, este laboratório, no qual não podemos penetrar sem destruí-lo é, por isto mesmo, a verdadeira magia para nós, embora possamos conhecer todas as etapas que ocorrem nesta produção, e até mesmo as leis que apontam os efeitos.

HOME