A
formação do Mundo Exterior (astral e material) em Jacob Boehme
Pelo Amado irmão Frater Zelator ( S:::I:::) (S:::I:::I:::)
Estando pronta
a matéria prima para formação do Mundo Exterior (a
tangibilidade alcançada na sétima qualidade da Natureza) o
mundo visível será formado a partir da emanação
das seis propriedades e do repouso na emanação da sétima
(aqui a Luz do Filho e a Força do Espírito Santo cessam a
atividade de formação, embora a de manutenção
continue - eterno Sabat).
Cada dia de Criação dito como operação, na realidade
é apenas manifestação das propriedades no Mundo Exterior,
o que acontece por etapas ou dias.
A emanação da tintura começa com a abertura da essência
espiritual ou espírito do mundo (elemento único onde residem
as quatro primeiras qualidades) em quatro, pelo movimento do Verbo Divino.
Com a natureza das duas substâncias e das qualidades, o Verbo se faz
presente para manifestação exterior e transforma a essência
em matéria pela Vontade Divina. Até agora, o Verbo (do ES)
atuou pela Sabedoria (do Filho), mas aqui a Natureza faz o mesmo pelas qualidades
ou propriedades, tendo em vista não conhecer o Criador. O Verbo adota
um outro reflexo (Mercúrio Ígneo) pela nova Vontade que emana
e esta se encerra, se enche de sombra pelo desejo e adota qualidades. A
criação do Mundo Exterior é a manifestação
do Centro da Natureza Eterna (Deus-Pai, ou as quatro primeiras qualidades).
Primeiro dia - o primeiro movimento compacta o Mercúrio Ígneo (Verbo emanado) com as outras propriedades e essa massa se separa na Natureza. O que era ígneo se transforma em terra e o que era aquoso se transforma em água. Ao Mercúrio Ígneo chamou-se Céu porque é o Poder (Força) e a Virtude (Amor) do Firmamento, imagem e semelhança do Paraíso ou Céu, do Mundo Interior, no qual Deus (Filho) está manifestado. Foi criado assim o Mundo Exterior como reflexo do Mundo Interior (Luz ou Céu e Trevas ou Inferno). A dualidade aparecida desde a formação do Mysterium Magnum passou a estar presente também no Mundo Exterior.
Segundo dia - Deus, através do Mercúrio Ígneo que separou-se a si próprio, separou o Mercúrio Ígneo (Firmamento do Céu) do aquoso. Isso deu origem às qualidades masculina e feminina. Essa separação foi feita para que um desejasse o outro através do Amor. Essas qualidades surgem nas formas vegetais e animais.
Terceiro dia - o Mercúrio Ígneo e o aquoso entraram em conjunção, fazendo o separador na terra manifestar os vegetais. Foi a primeira geração resultante da união do masculino com o feminino.
Quarto dia - O Mercúrio Ígneo manifesta a quintessência, seu fruto que une o espírito à vida. Esse fluido é emanado dos astros que circundam a terra, pois é dele que são formados, devido à compressão do Mercúrio Ígneo para o exterior. A esse fluido podemos chamar também magnetismo, pois é através dele que os astros se constelam, motivo pelo qual também é chamado de astral. Devido à sensibilidade, qualidade do enxofre espiritual, no qual reside a quintessência, podemos chamar também esse fluido de psíquico.
Quinto dia - o espírito do mundo exterior se desdobrou na quintessência (na vida do Mercúrio Ígneo e aquoso) e Deus criou todos os animais, tendo cada espécie sido criada com a combinação apropriada das propriedades peculiares do Mercúrio dividido.
Sexto dia - a compreensão da Vida (auto-consciência) se desdobrou para fora da região interna, tendo Deus criado o homem. A idéia e a substância do mundo celeste tornaram-se íntimas, a imagem da visão divina passou a ser um espírito de compreensão e um Templo de Deus, o espírito foi dado à alma como esposo. Mas este mundo era o verdadeiro Paraíso do Homem.
Sétimo dia - a tintura transpassa toda terra e elementos, atingindo tudo, formando a substância de todas as outras e formando o Paraíso. O mal estava oculto, assim como a fúria da natureza. Mas com a queda do homem, a ira surgiu e predominou, o espírito de tudo afastou-se e este tudo passou a agir de acordo com sua própria vontade e não com a Vontade de Deus.