O Homem de Desejo
pelo Filosofo Desconhecido
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O Homem de Desejo 1 As maravilhas do Senhor parecem lançadas sem ordem e sem desígnio no campo da imensidão. Brilham esparsas como as flores imnneráveis com que a primavera colore nossos prados. Não procuremos um plano mais regular para descrevê-las. Princípio dos seres, todos estão ligados a ti. É a ligação secreta contigo que lhes dá valor, qualquer que seja o lugar e a posição que ocupem ousarei erguer os olhos ao trono de tua glória. Meus pensamentos vivificar-se-ão ao considerar teu amor pelos homens e a sabedoria que reina em tuas obras. Tua palavra subdividiu-se desde a origem, como uma torrente que do alto das montanhas precipita-se sobre rochas pontiagudas. Vejo-a irromper em nuvens de vapor; e cada gota d'água que lança aos ares reflete a meus olhos a luz do astro do dia. Assim, todos os raios de tua palavra fazem brilhar aos olhos do sábio tua luz viva e sagrada; ele vê tua ação produzir e animar todo o universo. Objetos sublimes de meus cânticos, serei muitas vez.es forçado a desviar de vós o meu olhar. O homem acreditou-se mortal porque encontrou em si algo de mortal; E mesmo aquele que dá vida a todos os seres foi considerado pelo homem como não tendo vida nem existência. E a ti, Jerusalém, que censuras não terão a fazer os profetas do Senhor! Tomaste o que servia para te paramentar, disse o Senhor, e que era feito de meu ouro e de minha prata, que eu te havia dado; formaste imagens de homens, às quais te prostituíste. Gritos de dor, misturai-vos a meus cantos de alegria; a alegria pura já não é feita para a triste morada do homem Provas irrefutáveis sobre as verdades primeiras já não foram manifestadas às nações? Se ainda vos restam dúvidas, ide purificar-vos nessas fontes. Depois retornareis para unir vossa voz à minha. E juntos celebraremos as alegrias do homem de desejo, que terá tido a felicidade de chorar pela verdade.
Bendita sejas, luz brilhante, esplendor visível da luz eterna, de
onde meu pensamento recebeu a existência. Se meu pensamento não
fosse uma de tuas centelhas, eu não teria o poder de te contemplar.
Não poderia admirar tua grandeza, se não tivesse semeado em
mim alguns elementos de tua medida. Homens célebres, não digais
mais: a luz de uma chama comunica-se com outras chamas sem diminuir, e é
assim que os espíritos são produzidos por Deus. Não
mais desonreis a luz visível, ao nos falar apenas de seu mecanismo
material. A chama representa a manutenção, e não a
lei da geração. Não será necessária uma
substância exterior à chama, para que esta lhe comunique a
luz visível? Mas nosso Deus é a luz; Retira de si próprio
a substância luminosa do espírito. Tudo o que emana das mãos
do princípio de tudo é completo. Ele quis que a sensação
da luz visível se vinculasse à vida de meu corpo. Ele quis
que o sol despertasse em meus olhos essa sensação da luz visível.
Mas ele mesmo quis despertar em minha alma a sensação da luz
invisível; Porque ele mesmo retirou desta luz o germe sagrado que
anima a alma humana. Não saem ramos do candelabro vivo, e sua seiva
não é o óleo santo que nutre em mim a luz? Não
é ela esse óleo que se consome sempre e jamais se esgota?
Que a vida se una à minha vida, e que regenere em mim a vida que
em mim produziu. Que meu crescimento imortal e divino seja contínuo,
como o de minha fonte eterna. É penetrando nos seres que Deus os
faz sentir sua vida; estão na morte quando já não estão
em comunhão com ele. Vós todos, habitantes da terra, estremecei
de alegria; podeis contribuir para a comunhão universal. Podeis,
tal como vestais, conservar o fogo sagrado e fazê-lo brilhar em todas
as partes do universo. Por que os sábios e os prudentes apreciam
a luz? Porque sabem que a luz e a alma do homem são duas chamas que
jamais se poderão extinguir. E tu, agente supremo, por que não
podes cessar de penetrar em tudo, de tudo ver e de levar a todos os lugares
tua claridade? É que o óleo santo tirado de tua fonte está
disseminado por todas as regiões, e tua luz encontra em toda parte
um alimento que lhe é próprio. Espraiei meu olhar pela natureza.
Rios, para onde correis com tanta impetuosidade? Vamos ajudar a preencher
o abismo e a sepultar a iniquidade sob as águas. Vamos apagar esses
vulcões, essas tochas fumegantes que são como os restos do
grande incêndio. Quando tivermos cumprido essa obra, nossas fontes
se estancarão. O limo se acumulará nos abismos. Planícies
férteis se elevarão no lugar dos precipícios. Os rebanhos
pastarão em paz nos lugares onde nadavam os peixes vorazes; E os
habitantes pacíficos viverão feliz.es em meio a seus campos
férteis, onde outrora as vagas do mar eram agitadas por tempestades.
O homem despreocupado e desatento atravessa este mundo sem abrir os olhos
de seu espírito. As diferentes cenas da natureza sucedem-se diante
dele sem que seu interesse se desperte e que seu pensamento se amplie. Só
veio a este mundo para abarcar o universo com sua inteligência, e
permite continuamente que sua inteligência seja absorvida pelos menores
objetos que o cercam. Será preciso que as catástrofes da natureza
se repitam para despertares de seu torpor? Se não estás preparado,
elas te assustariam e não te instruiriam. A face da terra apresenta
as marcas de três leis que dirigiram suas revoluções.
Todos os elementos agitados, que puseram o globo em convulsão e produziram
as montanhas secundárias e os vulcões: Eis o fogo e o número.
As ondulações lentas e sucessivas das vagas, que produziram
as colinas e os vales: Eis a água e a medida. E a força pacífica
e tranquila que produziu as planícies: Eis a terra e o peso. Por
toda parte a vida se esforça por se mostrar; todas as desordens eram
estranhas à natureza. A alma humana por toda parte anuncia a fertilidade;
anuncia por toda parte que é feita para a vida. Tem também
em si marcas das horríveis convulsões que sofreu Mas pode,
como a chama dos vulcões, elevar-se acima destes abismos e vagar
nas regiões puras da atmosfera.
Homem, desejarias afligir teu amigo? Não desejarias renunciar a fazê-lo
sofrer? Ele sofre, no entanto, enquanto o homem não procura conhecer
a obra do Senhor. Quem poderia, portanto, conceber o quanto os prevaricadores
devem faz.er Deus sofrer, quando levam seu erro até o ponto de agir
contra ele? Não, homem, não suportarias a visão de
um quadro tão opressivo. Quem além de Deus teria a força
para isso? Também só ele perdoa e só com ele aprendemos
a caridade. Abre a cada dia as sendas dessa escola, se queres aprender o
que é a obra do Senhor. Que o mestre que aí ensina encontre
em ti o mais assíduo dos ouvintes. Podes julgar inúteis a
teu amigo teus sofrimentos interiores causados pela caridade? Não
é exagero diz.er que eles te aproximam de Deus, que agradam a Deus,
pois te associam a ele e te tornam semelhante a seu amor. Eis a obra; eis
o primeiro degrau da obra. Que todas as nações me ouçam.
Que se tornem suficientemente puras para sentir os sofrimentos interiores
da caridade. Vejo duas palavras escritas nesta árvore da vida: Espada
e Amor. Pela espada da palavra submeterei todos os inimigos de meu Deus,
e os prenderei e impedirei que causem dor ao meu Deus. Pelo amor eu lhe
suplicarei com fervor que derrame sobre mim um raio de sua caridade; E que
faça com que o eu alivie, encarregando-me de alguns dos sofrimentos
de seu amor. Não te ofendas, ó meu Deus, com a ousadia desta
idéia ; foste tu que a fizeste nascer em meu coração;
E ela está tão viva que nela creio ver traçados os
mais belos títulos de minha destinação primitiva. São
nossos vínculos terrestres que velam para nós esta antiga
e divina destinação. Ela não pode deixar de se faz.er
conhecer naturalmente por aqueles cuja alma tem a força de levantar
seus ferros.
5 Não produzistes nenhum ser, ó sabedoria profunda! Sem lhe
dar uma medida de desejo e de força para conservar-se. Fundastes
todos os seres sobre esta base, porque são todos um reflexo de vossa
potência e porque desejais manifestar-vos em todas as vossas obras.
Destes ao homem a mais abundante medida desse poder. Ora! de onde lhe adviriam
esta arte de multiplicar seus prazeres, esta habilidade de afastar de si
os males e curá-los? Só poderiam vir de uma medida suprema
desse desejo conservador e desse instinto que repartisses entre os seres!
E só ele junta à medida suprema deste desejo conservador a
medida suprema da potência oposta! Somente ele pode combater e sufocar
esse instinto vivo, mais imperioso nele do que em qualquer outro ser! E
só ele, enfim, pode matar-se! Só ele pode combinar e escolher
os meios de se dar a morte!... Doutrina de mentiras, aplaude teu triunfo,
cegaste completamente o homem Só o fizeste ver, nestes dois extremos,
um único e mesmo princípio; Tu o fazes querer que o único
e mesmo agente se conserve e se destrua; Tu o fazes crer que a morte e a
vida, a produção e a destruição pertencem ao
mesmo germe. Em vão procuras justificativas nos exemplos dos animais;
e neles não encontras nada que diminua aos olhos do pensamento esta
terrível contradição.
6 Se está dito: dente por dente, olho por olho, nos rigores da ordem
material; Por que na ordem benfazeja do espírito esta verdade não
teria um emprego que fosse vantajoso para nós? Dá de tua vida,
se queres receber vida. Dá de tua vida sem reserva, se queres que
a vida se dê a ti na plenitude de sua unidade. Enquanto te definhares
em teus desejos, ou mesmo enquanto te detiveres na contemplação
de teus prazeres, a vida não estará ainda em ti na plenitude
de sua unidade, Quando esse momento houver chegado para ti, já não
terás de acalmar tua inquietação pelos sacrifícios,
nem de te precaver contra tuas santas satisfações. O espírito
de verdade te pressionará, te atormentará e te empurrará
para o deserto. E tu dirás às nações: Tornai
retos os caminhos do Senhor. Poderes celestes, poderes terrestres, poderes
universais, respeitar a alma humana: o Senhor acaba de renovar sua aliança
com ela; ligou-a a si por um novo tratado de paz. Abriu-lhe os arquivos
divinos, onde ela admirou todos os tesouros preparados para o homem de paz.
Contemplou neles as chamas da inteligência, sempre acesas, e as fontes
vivas do amor, que jamais interrompem seu curso. Percorreu os livros da
vida, de onde são retiradas as leis das nações. Leu
a história dos povos passados, presentes e futuros. Respirou o doce
vapor dos bálsamos empregados diariamente para curar as chagas dos
mortais. Viu as armas terríveis destinadas a destruir os inimigos
da partida. A alma do homem pode entrar hoje como bem quiser nestes diversos
depósitos, de acordo com suas necessidades e as de seus irmãos.
Alma humana, eleva-te em direção a teu Deus pela humildade
e penitência. São estes os caminhos que conduzem ao amor e
à luz. Depois, tornarás a descer cheia de ternura por teus
irmãos e virás partilhar com eles os tesouros de teu Deus.
Abris vossos tesouros pecuniários ao pobre, mas acaso pensais mais
ainda nas necessidades de seu espírito do que naquelas de seu invólucro
passageiro? Desejais que ele recupere, por estes socorros, uma parte de
sua liberdade e de sua atividade, que lhe são tiradas por sua miséria?
Desejais que recupere por esta liberdade o meio de louvar mais facilmente
e mais constantemente seu Deus, e de se enriquecer pela prece? Eis a verdadeira
finalidade da esmola; eis como a esmola pode promover a obra divina. Deus
é espírito; ele quer que tudo o que realizais seja espiritualizado.
Se, ao fazer vossa esmola, vos contentais em diz.er ao pobre que rogue por
vós, Estais pedindo mais do que dando; estais pensando mais em vós
do que nele. E, contudo, ele é menos livre que vós para entregar-se
à prece. Espiritualizai vossas obras, se quereis que estejam inteiramente
de acordo com a justiça.
7 Intérpretes de mitologia, por que dizeis que ela velava apenas
a marcha dos astros e as leis da natureza material e corruptível?
Que proporção haveria entre a figura e a coisa figurada? Não
será inútil a alegoria quando superior a seu objeto? Não
deixará de ser alegoria? Sim, então ela será poder
e agirá abertamente. Ainda se vos tivésseis elevado até
os princípios ativos da natureza, ctyo conhecimento e emprego devem
permanecer ignorados pelo vulgo! Mas ergue-se um novo obstáculo:
a mitologia e a fisica estariam em litígio. A mitologia, para ser
admissível, deveria ao menos repousar sobre os princípios
ativos da natureza; E a fisica nega esses princípios; e pretende
formar tudo por agregados. Porém, se há somente uma unidade,
com o que se poderia agregá-la? Mitologia, fisica, só vos
podereis conciliar abandonando cada uma seu sistema e elevando-vos juntas
a um grau mais simples, onde cada uma encontraria a chave de seu templo.
Quando a tiverdes encontrado, usai-a ainda com prudência. Todas as
alterações estão ligadas à fonte putrefata:
Todas as retificações estão ligadas à fonte
pura. Sem o olhar superior, como aplicareis vossos princípios? Que
fazeis, doutos ignorantes, quando nos descreveis as leis da formação
do mundo? É com a morte que compondes a vida; extrais toda a vossa
fisica dos cemitérios. De que estão cheios vossos gabinetes
de ciência? De esqueletos e de cadáveres, ci.tja forma e cores
tendes o cuidado de conservar, mas cujo princípio e vida estão
separados. Não vos dirá vosso pensamento que há uma
fisica melhor do que esta, na qual somente os princípios importam
e da qual os corpos mortos estão afastados? Mas não! Lançastes
esse olhar morto e destruidor sobre todos os objetos de vossas especulações.
Vós o lançastes sobre a base do retângulo isósceles
que tentastes conhecer, porque encontrastes relações materiais
entre seus resultados e os resultados de seus lados; No entanto o número
e a verdadeira relação desta base jamais nos serão
revelados, uma vez que, se os conhecêssemos, poderíamos criar
espíritos. Não vos é suficiente calcular a base com
dois centros, quem ousou tentar imitá-lo e quem abre concomitantemente
uma fonte inesgotável para vossas lágrimas, vossa inteligência
e vossa admiração? Lançastes, ainda, esse olhar destruidor
sobre um assunto bem mais próximo de vós, pois o lançastes
sobre a palavra. Faculdade suprema e distintiva, já não és
para eles mais do que o fruto da acumulação dos sinais sensíveis.
As línguas lhes parecem apenas um agregado, em vez de serem a expressão
e o fruto da própria vida.
E só procmam sua origem em nossas relações elementares;
E no entanto lhes foi ensinado claramente que a palavra fora necessária
à instituição da palavra; E no entanto vêem por
que meio as crianças aprendem as línguas, e que há
uma só lei que convém a todas as necessidades e a todas as
idades. Matéria, matéria, que véu funesto estendeste
sobre a verdade! A palavra surgiu sobre a terra apenas como por wn renascimento;
ela havia sido inicialmente reduzida para nós. Só podia renascer
através de semente como as vegetações; mas era preciso
que tivesse fornecido primeiro seu próprio germe, para poder depois
produzir seus frutos entre a espécie humana. Desmoronai, andaimes
das ciências abusivas: reduzi-vos a poeira; não podereis sustentar-vos
contra o menor princípio luninoso.
8 Não será a verdadeira maneira de pedir socorro ir corajosamente
procurá-lo onde ele está? E não será pela ação
que se nutre a força? Também só é grande aquele
que sabe combater, pois é, este o único meio de saber desfrutar;
E o primeiro segredo para ser elevado acima de nossas trevas e de nossas
faltas é elevarmos a nós mesmos, São as provas enviadas
por Deus, que nos dão o direito de invocá-lo, e não
os danos que causamos a nós mesmos por nossa covardia. Quando teu
cora ção estiver repleto de Deus, emprega a prece verbal,
que será então a expressão do espírito, como
sempre deveria ser. Quando teu cora ção estiver seco e vazio,
utiliza a prece muda e concentrada; é ela que dará a teu coração
o tempo e o meio de se reaquecer e se preencher. Aprenderás logo
a conhecer, por estes segredos simples, quais são os direitos da
alma do homem. Quando mãos vivas a comprimiram para exprimir sua
corrupção e ela retoma depois sua livre extensão por
sua elasticidade natural. Aprenderás logo a conhecer qual é
sua autoridade sobre o ar, o som, a luz e as trevas. Vela, vela enquanto
estiveres entre os filhos da violência. Eles te persuadiriam de que
têm algum poder, e eles nada podem. Como seriam os amigos da verdade,
se as comparações que eles nos apresentam são sempre
falsas? Nos seres aparentes, não resta nenhuma impressão da
ação dos seres verdadeiros; eis por que as trevas nãopodem
compreender a luz. Se desejas compreendê-la, não a compares
a nada daquilo que conheces. Purifica-te, roga, recebe, age: toda a obra
está nestes quatro tempos. Purificar-se não é orar,
já que é combater? E que homem ousaria caminhar sem se purificar,
já que não pode dar mn passo sem colocar o pé sobre
os degraus do altar? Não é suficiente deixar de duvidar do
poder do Senhor; é preciso ainda não duvidar do teu. Porque
ele te concedeu mn poder, pois te deu mn nome e pede apenas que o utiliz.es.
Não deixes, portanto, a obra inteira a cargo de teu Deus, pois ele
quis deixar-te algo para faz.er. Está sempre pronto a derramar em
ti todos os bens; pede-te apenas para vigiares os males que te cercam e
não te deixares surpreender. Seu amor expulsou estes males do templo
em teu beneficio; chegaria tua ingratidão ao ponto de deixá-los
retornar? Homem, homem, onde encontrar mn destino que sobrepuje o teu, uma
vez que és chamado para fraternizar com teu Deus e trabalhar em harmonia
com ele?