Métodos De Cálculos Cabalísticos

Arcanos Maiores do Tarô - GOMebes



A análise e a síntese cabalísticas consistem em vários métodos e manipulações dos Arcanos e seus valores numéricos. Falaremos apenas dos mais usuais. 1. NOTARIKON é um sistema baseado no princípio de acróstico. Várias modalidades são usadas, por exemplo:

a) Desenvolver cada letra, que entra na composição de uma palavra, em uma palavra independente e que começa com a letra em questão;

b) Formar uma nova palavra, composta das primeiras letras das palavras que entram na composição de uma frase;

c) Substituir as letras pelo seu nome, usado no alfabeto ou ainda outros métodos particulares.

 

Tomemos exemplos de alguns desses métodos.

a) Desenvolvimento de uma palavra em complexo de palavras. Exemplo: a palavra MELECH (Rei) pode ser ampliada em três palavras: Mov (cérebro), Leb (coração) e Kaban (fígado), que formam um tipo de "ternário análogo", semelhante ao estudado por nós - Cabeça, Tórax e Abdome. O lugar central da letra Lamed, na palavra Melech, confirma as teses por nós estudadas e relativas ao termo médio do Ternário, sendo que a própria palavra sublinha a importância dos órgãos mencionados nas três partes do corpo humano.

b) Formação de uma nova palavra com as letras iniciais das palavras de uma frase. No primeiro livro de Reis (II, 8) David diz que Simel o amaldiçoou com uma maldição terrível: NIMERTZETH. Os cabalistas procuram explicar essa palavra como sendo composta das letras iniciais de vários outros amaldiçoa-mentos: Noeph - Adúltero Mobai - Moabita Rotzeach - Assassino Tzores - Violento Thoeb - Cruel

c) Substituição da letra por seu nome, usado no alfabeto; por exemplo: A letra Aleph é substituída por letras A, L, E, P, H. Assim, à própria significação da letra Aleph é acrescentada a idéia da entrega ao sacrifício (Lamed), de esperança, de intuição e de adivinhação (Phe). Beth, desenvolvido em B, E, T, H, acrescenta ao Arcano do conhecimento, a idéia de um sistema fechado (Iod) e a idéia da Grande Obra (Thau). Iod, desenvolvido em I, O, D, à idéia de um sistema fechado que se prepara para uma manifestação, acrescenta a idéia da escolha dos caminhos (Vau) e a idéia da autoridade (Daleth). He, desenvolvido em H, E, à idéia da vida, acrescenta a idéia de seus três planos (Aleph). O procedimento de dividir uma palavra em seus componentes é também um dos métodos de NOTARIKON. Assim, por exemplo, a palavra que inicia a Gênesis - BERESHITH (no princípio) - é decomposta em "BARA" (criou) e "SHITH" (seis) e interpretada como criação em seis dias simbólicos.

O sistema de NOTARIKON, apesar de sua ingenuidade aparente, está estruturado no princípio cabalístico de que o sentido da palavra se baseia no significado dos Arcanos Maiores que a compõem.

2. GEMATRIA (corrupção da palavra geometria) é um método de comparar o sentido das palavras que possuam a mesma soma numérica das suas letras. Deste modo a palavra Samech-Beth-Aleph (velho), por exemplo, é aproximada da palavra Nun-Beth-Iod-Aleph, pois, o valor numérico da primeira é 60 + 2 + 1 = 63 e o da segunda, 50 + 2 + 10 + 1 = 63. Do mesmo modo podemos aproximar a palavra Aleph-Cheth-Daleth (união) com a palavra Aleph-He-Beth-He (amor), pois o valor da primeira é 1 + 8 + 4= 13 e o da segunda, 1 + 5 + 2 + 5= 13.

O método da Gematria aproxima não apenas as palavras do mesmo valor numérico, mas também as palavras cujos valores são correspondentes, segundo o módulo 9. Ainda alguns exemplos:

a) Tomemos, por um lado, o grande nome Iod-He-Vau-He (10 + 5 + 6 + 5 = 26 8); e, por outro lado, a estática do Tirângulo Ascendente, simbolizada pela configuração Aleph-Mem-Shin, onde Aleph representa o termo neutro (n); Mem, o pólo negativo (-) e Shin, o pólo positivo (+). Essa configuração "EMESH" tem o valor numérico 1 + 40 + 300 = 341 8. Daí a dedução cabalística da equivalência dos sistemas estáticos Aleph-MemShin, com os ciclos dinâmicos Iod-He-Vau-He. A estática se origina da dinâmica, e também viceversa. Como podemos ver, a tese é muito profunda.

b) A palavra Aleph-Daleth-Mem (ADAM) corresponde ao valor numérico 1 + 4 + 40 = 45, ou seja, nono elemento, segundo o módulo 9. Por outro lado, o esquema da Cruz Mística das Iniciações Superiores de caráter metafísico, contém os signos Iod-He-Vau-He e o Aleph que, somados, dão o valor 27 9. Daí a aproximação do pantáculo do nome Adam com o esquema da Cruz referida.

A Gematria é amplamente usada como um meio de ajuda para uma avaliação definitiva de uma palavra, previamente analisada pela decomposição em Arcanos Maiores. O valor numérico da palavra determina sua explicação definitiva.

Geralmente é utilizada sua menor soma, porém, às vezes, as outras somas o são também, como indicação auxiliar. Assim, os clichês Aleph-Mem-Shin (8) e Iod-He-VauHe (8) corresponderão ao Arcano da Legalidade (8); o clichê Aleph-Daleth-Mem (9) ao Arcano da Iniciação (9); o clichê Shin-Teth (Seth, o nome bíblico Sif), cujo valor é 300 + 400 = 700 - 7 - ao Arcano da Vitória (7); o clichê Aleph-Nun-Vau-Snin (Enos), isto é, 1 + 50 + 6 + 300 = 357 15 6, aos Arcanos XV e VI, etc. Sem Gematria não se pode dar um passo na Cabala. Este método é o mais aceito pela Raça Branca, para as suas especulações metafísicas. É aconselhável estudar suas adaptações, para mais tarde poder lidar com os textos originais da linguagem Iniciática. Para os exercícios iniciais do Notarikon e da Gematria, podem ser utilizados os dez nomes hebraicos das Sephiroth e os dez Nomes Sagrados (Nomina Divina) que lhes correspondem, e dos quais falaremos ainda neste Arcano.



HOME