Os céus consistem em sociedades inúmeras
O Céu E As Suas Maravilhas e o Inferno Segundo O Que Foi Ouvido E Visto
Por
Emanuel Swedenborg
41. Os anjos
de cada céu não estão juntos em um lugar, mas reunidos
em sociedades maiores ou menores, segundo as diferenças do bem do
amor e da fé em que eles estão. Os que estão em um
semelhante bem formam uma mesma sociedade. Os bens no céu são
de uma variedade infinita e cada anjo é tal qual é o seu bem.
42. As sociedades angélicas nos céus são também
afastadas umas das outras, conforme diferem os bens no gênero e na
espécie, porque as distâncias, no mundo espiritual, não
têm outra origem que não seja a diferença do estado
dos interiores; por conseguinte, nos céus, elas não têm
outra origem senão a diferença dos estados de amor. Os que
diferem muito estão a uma grande distância uns dos outros,
e os que diferem pouco estão a uma pequena distância. A semelhança
faz que eles estejam juntos.
43. Em uma mesma sociedade, todos são igualmente distintos entre
si. Os que são mais perfeitos, isto é, que excedem em bem,
por conseguinte em amor, em sabedoria e em inteligência, estão
no meio, e os que excedem menos estão ao redor, a uma distância
proporcional à diminuição de perfeição.
É o mesmo que se dá com a luz, que decresce do centro para
a periferia. Os que estão no meio também estão em maior
luz e os que estão na periferia estão em uma luz cada vez
menor.
44. Os anjos são como que levados por si próprios para aqueles
que se lhes assemelham, porque eles estão com os seus semelhantes
como com os seus e como em sua casa, ao passo que com os não semelhantes
estão como com estrangeiros e como fora de suas casas. Quando estão
em casa de seus semelhantes, eles estão em sua liberdade e, por conseguinte,
em todo o prazer da vida.
45. Daí é evidente que o bem é que consorcia todos
os anjos nos céus, e que os anjos se distinguem segundo a qualidade
do bem. Todavia, não são eles que formam assim essas associações:
é o Senhor, de Quem procede o bem. Ele Mesmo os conduz, conjunge,
distingue e mantém na liberdade como no bem, cada um na vida do seu
amor, da sua fé, da sua inteligência e da sua sabedoria e,
por isso mesmo, na sua felicidade.
46. Todos os que estão em um semelhante bem se conhecem absolutamente
como os homens no mundo conhecem seus parentes, aliados e amigos. Eles se
conhecem mesmo quando nunca se tenham visto antes. Isso porque, na outra
vida, não há parentesco, afinidades e amizades que não
sejam espirituais, as quais, portanto, pertencem ao amor e à fé.
É o que, às vezes, me foi dado ver, quando eu estava em espírito,
por conseguinte desligado do corpo, e assim em sociedade com os anjos. Então
vi alguns deles que me pareciam conhecidos de infância, enquanto outros
eram-me absolutamente desconhecidos. Os que me pareciam conhecidos desde
a infância eram os que se achavam em um estado semelhante ao de meu
espírito, e os que a mim pareciam desconhecidos se achavam em um
estado diferente.
47. Todos os que formam uma mesma sociedade angélica são de
uma face semelhante no comum, mas não semelhante no particular. Pode-se,
de algum modo, apreender alguma coisa sobre o que são essas semelhanças
no comum e essas variedades no particular pelas semelhanças e variedades
que existem no mundo. Sabe-se que cada nação traz na face
e nos olhos uma sorte de semelhança comum, que a torna conhecida
e distinta de uma outra nação, e mais ainda uma família
de uma outra família. No céu, porém, tal fato se efetua
mais distintamente, porque lá todas as afeições interiores
se mostram e brilham na face, visto que lá a face é a forma
externa e representativa das afeições; ter uma face diferente
da de suas afeições não é possível no
céu. Foi-me mostrado como a semelhança comum é particularmente
variada nos indivíduos que estão em uma mesma sociedade: havia
uma face como uma face angélica, que me aparecia, e ela variava segundo
as afeições do bem e da verdade, como são as que estão
nos que constituem uma mesma sociedade. Essas variações duravam
muito tempo e eu observava que, apesar disso, a mesma face comum ficava
como um plano, e todas as outras eram somente derivações e
propagações daquela. Desse modo, por essa face também
me foram mostradas as afeições de toda uma sociedade, afeições
pelas quais são variadas as faces dos que a compõem, porque,
como acima se disse, as faces angélicas são as formas dos
interiores dos anjos, assim como as formas das afeições que
pertencem ao amor e à fé.
48. Daí resulta também que um anjo que excede em sabedoria
vê instantaneamente pela face a qualidade de um outro anjo. Lá
ninguém pode pelo rosto ocultar os interiores nem dissimular, e é
absolutamente impossível mentir e enganar por astúcia e por
hipocrisia. Sucede, às vezes, que nas sociedades se insinuam hipócritas,
que aprenderam a ocultar os seus interiores, de modo que aparecem na forma
do bem, no qual estão os que compõem a sociedade, e assim
se apresentam como anjos de luz. Mas eles não podem ficar lá
por muito tempo, porque começam a ficar sufocados interiormente,
afligem-se, a face se torna lívida e ficam como privados de respiração.
Eles são assim mudados pela vida oposta que influi e opera. Por isso
eles, de repente, se precipitam no inferno, onde estão seus semelhantes,
e não mais se arriscam a subir pela segunda vez. Esses espíritos
são representados pelo homem que foi encontrado à mesa entre
os convidados sem estar vestido com o traje nupcial, e que foi lançado
nas trevas exteriores (Mateus 22:11 e seguintes).
49. Todas as sociedades do céu se comunicam entre si, não
por um contato aberto - porque poucos anjos saem de sua sociedade para irem
a uma outra, pois sair de sua sociedade é como sair de si próprio
ou de sua vida e passar para uma outra vida que não convém-
mas porque todas as sociedades se comunicam pela extensão da esfera
que procede da vida de cada um. A esfera da vida é a esfera das afeições
que pertencem ao amor e à fé. Essa esfera se estende nas sociedades
de todos os lados, em comprimento e largura, quanto mais as afeições
forem interiores e mais perfeitas. É em razão dessa extensão
que os anjos têm a inteligência e a sabedoria. Os que estão
no céu íntimo - e no meio desse céu- têm uma
extensão do céu inteiro. Daí há comunicação
de todos os anjos do céu com cada um, e de cada um com todos. Mas
se tratará dessa extensão com mais pormenores posteriormente,
quando se falar da forma celeste segundo a qual as sociedades angélicas
foram dispostas, e também da sabedoria e da inteligência dos
anjos, porque toda a extensão das afeições e dos pensamentos
se faz segundo essa forma.
50. Acima se disse que há nos céus sociedades grandes e pequenas:
as grandes são compostas de miríades de anjos, as pequenas
de alguns milhares e as menores de algumas centenas. Há, também,
anjos que vivem solitários, como por casa e casa, por família
e família. Esses anjos, apesar de viverem assim dispersos, foram
contudo dispostos em uma ordem semelhante àquela que reina nas sociedades,
isto é, os mais sábios dentre eles estão no meio e
os mais simples nos limites. Os que vivem assim estão mais perto
do Divino auspício do Senhor e são os melhores dos anjos.