Os céus consistem em sociedades inúmeras

O Céu E As Suas Maravilhas e o Inferno Segundo O Que Foi Ouvido E Visto

Por
Emanuel Swedenborg


41. Os anjos de cada céu não estão juntos em um lugar, mas reunidos em sociedades maiores ou menores, segundo as diferenças do bem do amor e da fé em que eles estão. Os que estão em um semelhante bem formam uma mesma sociedade. Os bens no céu são de uma variedade infinita e cada anjo é tal qual é o seu bem.
42. As sociedades angélicas nos céus são também afastadas umas das outras, conforme diferem os bens no gênero e na espécie, porque as distâncias, no mundo espiritual, não têm outra origem que não seja a diferença do estado dos interiores; por conseguinte, nos céus, elas não têm outra origem senão a diferença dos estados de amor. Os que diferem muito estão a uma grande distância uns dos outros, e os que diferem pouco estão a uma pequena distância. A semelhança faz que eles estejam juntos.
43. Em uma mesma sociedade, todos são igualmente distintos entre si. Os que são mais perfeitos, isto é, que excedem em bem, por conseguinte em amor, em sabedoria e em inteligência, estão no meio, e os que excedem menos estão ao redor, a uma distância proporcional à diminuição de perfeição. É o mesmo que se dá com a luz, que decresce do centro para a periferia. Os que estão no meio também estão em maior luz e os que estão na periferia estão em uma luz cada vez menor.
44. Os anjos são como que levados por si próprios para aqueles que se lhes assemelham, porque eles estão com os seus semelhantes como com os seus e como em sua casa, ao passo que com os não semelhantes estão como com estrangeiros e como fora de suas casas. Quando estão em casa de seus semelhantes, eles estão em sua liberdade e, por conseguinte, em todo o prazer da vida.
45. Daí é evidente que o bem é que consorcia todos os anjos nos céus, e que os anjos se distinguem segundo a qualidade do bem. Todavia, não são eles que formam assim essas associações: é o Senhor, de Quem procede o bem. Ele Mesmo os conduz, conjunge, distingue e mantém na liberdade como no bem, cada um na vida do seu amor, da sua fé, da sua inteligência e da sua sabedoria e, por isso mesmo, na sua felicidade.
46. Todos os que estão em um semelhante bem se conhecem absolutamente como os homens no mundo conhecem seus parentes, aliados e amigos. Eles se conhecem mesmo quando nunca se tenham visto antes. Isso porque, na outra vida, não há parentesco, afinidades e amizades que não sejam espirituais, as quais, portanto, pertencem ao amor e à fé. É o que, às vezes, me foi dado ver, quando eu estava em espírito, por conseguinte desligado do corpo, e assim em sociedade com os anjos. Então vi alguns deles que me pareciam conhecidos de infância, enquanto outros eram-me absolutamente desconhecidos. Os que me pareciam conhecidos desde a infância eram os que se achavam em um estado semelhante ao de meu espírito, e os que a mim pareciam desconhecidos se achavam em um estado diferente.
47. Todos os que formam uma mesma sociedade angélica são de uma face semelhante no comum, mas não semelhante no particular. Pode-se, de algum modo, apreender alguma coisa sobre o que são essas semelhanças no comum e essas variedades no particular pelas semelhanças e variedades que existem no mundo. Sabe-se que cada nação traz na face e nos olhos uma sorte de semelhança comum, que a torna conhecida e distinta de uma outra nação, e mais ainda uma família de uma outra família. No céu, porém, tal fato se efetua mais distintamente, porque lá todas as afeições interiores se mostram e brilham na face, visto que lá a face é a forma externa e representativa das afeições; ter uma face diferente da de suas afeições não é possível no céu. Foi-me mostrado como a semelhança comum é particularmente variada nos indivíduos que estão em uma mesma sociedade: havia uma face como uma face angélica, que me aparecia, e ela variava segundo as afeições do bem e da verdade, como são as que estão nos que constituem uma mesma sociedade. Essas variações duravam muito tempo e eu observava que, apesar disso, a mesma face comum ficava como um plano, e todas as outras eram somente derivações e propagações daquela. Desse modo, por essa face também me foram mostradas as afeições de toda uma sociedade, afeições pelas quais são variadas as faces dos que a compõem, porque, como acima se disse, as faces angélicas são as formas dos interiores dos anjos, assim como as formas das afeições que pertencem ao amor e à fé.
48. Daí resulta também que um anjo que excede em sabedoria vê instantaneamente pela face a qualidade de um outro anjo. Lá ninguém pode pelo rosto ocultar os interiores nem dissimular, e é absolutamente impossível mentir e enganar por astúcia e por hipocrisia. Sucede, às vezes, que nas sociedades se insinuam hipócritas, que aprenderam a ocultar os seus interiores, de modo que aparecem na forma do bem, no qual estão os que compõem a sociedade, e assim se apresentam como anjos de luz. Mas eles não podem ficar lá por muito tempo, porque começam a ficar sufocados interiormente, afligem-se, a face se torna lívida e ficam como privados de respiração. Eles são assim mudados pela vida oposta que influi e opera. Por isso eles, de repente, se precipitam no inferno, onde estão seus semelhantes, e não mais se arriscam a subir pela segunda vez. Esses espíritos são representados pelo homem que foi encontrado à mesa entre os convidados sem estar vestido com o traje nupcial, e que foi lançado nas trevas exteriores (Mateus 22:11 e seguintes).
49. Todas as sociedades do céu se comunicam entre si, não por um contato aberto - porque poucos anjos saem de sua sociedade para irem a uma outra, pois sair de sua sociedade é como sair de si próprio ou de sua vida e passar para uma outra vida que não convém- mas porque todas as sociedades se comunicam pela extensão da esfera que procede da vida de cada um. A esfera da vida é a esfera das afeições que pertencem ao amor e à fé. Essa esfera se estende nas sociedades de todos os lados, em comprimento e largura, quanto mais as afeições forem interiores e mais perfeitas. É em razão dessa extensão que os anjos têm a inteligência e a sabedoria. Os que estão no céu íntimo - e no meio desse céu- têm uma extensão do céu inteiro. Daí há comunicação de todos os anjos do céu com cada um, e de cada um com todos. Mas se tratará dessa extensão com mais pormenores posteriormente, quando se falar da forma celeste segundo a qual as sociedades angélicas foram dispostas, e também da sabedoria e da inteligência dos anjos, porque toda a extensão das afeições e dos pensamentos se faz segundo essa forma.
50. Acima se disse que há nos céus sociedades grandes e pequenas: as grandes são compostas de miríades de anjos, as pequenas de alguns milhares e as menores de algumas centenas. Há, também, anjos que vivem solitários, como por casa e casa, por família e família. Esses anjos, apesar de viverem assim dispersos, foram contudo dispostos em uma ordem semelhante àquela que reina nas sociedades, isto é, os mais sábios dentre eles estão no meio e os mais simples nos limites. Os que vivem assim estão mais perto do Divino auspício do Senhor e são os melhores dos anjos.